Definir em Casa – Antes e Depois: Roselene Soares

Definir em Casa - Antes e Depois: Roselene Soares

Saber o que se quer ou o que se deseja nem sempre significa botar esses planos em ação. Roselene Soares, nossa aluna de 48 anos, do interior do Maranhão, na cidade Senador Alexandre Costa, sabia que estava insatisfeita com seu corpo e com sua saúde, mas não conseguia quebrar o ciclo de começar a fazer exercícios e poucos meses depois, parar.

Ela tentou várias vezes manter uma vida ativa e definir em casa, mas a desistência estava sempre em sua sombra quando o assunto era iniciar uma rotina consistente de exercícios.

Ela fazia caminhadas por um ou dois meses, exercícios em casa de variadas fontes, e também parava. Então, quando ela via, já eram 3 ou 4 meses sem exercícios.

Esse cenário, que era praticamente um ciclo na vida de Roselene, hoje está mudado. Desde que começou a treinar com o Exercício em casa, em setembro de 2015, ela conta que ama o projeto e fica, no máximo, uma semana sem praticar exercícios, seja por causa de algum problema de saúde ou viagem.

“Eu sempre gostei de fazer caminhada. Tentei várias vezes seguir um ritual de academia, mas nunca deu muito certo. Antes de 2 meses eu desistia. Até porque, aqui na minha cidade, as academias abrem e depois fecham por falta de clientes.

“Então, eu sempre gostei de fazer caminhada e exercícios em casa. Mas não conseguia seguir adiante, quando dava um mês, dois meses, eu acabava desistindo e ficava só na caminhada.

“Então, meu colega começou a fazer aeróbica em casa. Eu fui algumas vezes para lá, mas não estava dando muito certo. Aí eu procurei na internet vídeos de aeróbica e encontrei aquelas primeiras aulas da Lira de 2014.

“Eu comecei com o Exercício em casa mais ou menos em setembro de 2015. Quando eu comecei a fazer os exercícios, eu fui gostando e fui convidando para as pessoas.”

Quebrando padrões

Quebrando padrões

Para Roselene, que é professora de português, o baque aconteceu quando ela viu que tinha chegado aos 66 kg, com 1,58 m de altura. Um recorde negativo na balança! Com a filha fazendo formação em Pilates, ganhou ainda mais incentivo para praticar exercícios em casa.

“Eu fiquei desesperada quando eu vi que estava com 66 kg. Eu estava com muita falta de ar. Nem quando eu fiquei grávida, cheguei a esse peso. Quando eu engravidei, fiquei apenas com 63 kg.

“Então eu resolvi começar fazendo aulas de aeróbica. Aí depois, eu descobri que, no canal, havia também as aulas de localizada para definir em casa. Aí eu dividia assim, fazia localizada todo dia. Um dia eu fazia para pernas e glúteos. No outro, localizada para membros superiores e abdominais.

“Aí eu fui percebendo meu corpo mudar, ficando com a perna mais durinha, o abdômen. Mas uma coisa que sempre me irritava é que eu não perdia peso, mas aí eu fui lendo mais sobre o assunto e vi que você pode não perder peso, mas está adquirindo massa magra. Então eu acho que isso é o que está acontecendo comigo.

“Hoje eu estou com 62,5 kg ou 63 kg. Geralmente, só estou com 63 kg quando eu vou em algum lugar e esqueço a dieta”.

Vizinhança unida – Definir em Casa

Desde que começou a definir em casa com a gente, Roselene incentiva suas amigas e vizinhas a entrar na onda de uma vida mais saudável. E o convencimento vem dando certo. Algumas vizinhas até frequentam a casa de Roselene para treinar junto. Uma delas, a Angela, está malhando regularmente com Roselene e já conseguiu bons resultados de emagrecimento.

Vizinhança unida - Definir em Casa

“Algumas vizinhas também começaram a fazer exercício em casa. Tem uma que vem direto, a Angela, as outras, às vezes, vêm também, mas não com a mesma frequência. Angela é tão concentrada quanto eu, ela vem quase todo dia. Geralmente eu faço exercícios de segunda a domingo. No domingo, faço só aeróbica. As localizadas eu faço de segunda a sexta”.

10 Anos mais jovem

“Eu posso dizer que estou bem melhor do que há dez anos, quando eu pesava menos, porque agora estou com um pouco de massa muscular. O meu objetivo é chegar aos 59 kg, 60 kg, mas parece que não estou conseguindo perder peso.

“Mesmo assim, sem perder peso, todo mundo percebe que estou mais magra. Quando eu digo meu peso, as pessoas ficam admiradas e falam que eu não pareço estar pesando tanto.”

Sobre gostar de experimentar

“Desde que eu descobri o exercício em casa, eu vivo tentando todas as modalidades. Ultimamente, eu estou fazendo Yoga. Eu estou adorando fazer os alongamentos de Yoga. Estou vendo que minha flexibilidade está melhorando bastante, o abdômen, então, nem se fala.

“Na verdade, eu estava lendo sobre prancha e descobri que a prancha é uma posição de Yoga. Aí depois disso, eu decidi testar o Yoga e estou gostando demais das aulas. Faço as aulas de Yoga de manhã cedinho, antes de ir para a escola.

“Às vezes eu faço uma aula de Yoga e depois faço uma de HIIT, de 10 a 15 minutos, para dar uma suadinha, que agora está fazendo frio, para tomar banho, e ir para a escola. À tarde, quando eu chego, eu faço uma de localizada aí, às vezes, faço aulas de HIIT ou Aerohiit.

“A prancha eu estou fazendo quase todos os dias. Depois do desafio da prancha é difícil eu ficar um dia sem fazer prancha, mesmo aos domingos.

“Quando alguém me pergunta porque eu gosto tanto do canal eu digo que é por que ele tem tudo. Por exemplo, eu gosto demais do Aerohiit e tem tanto Aerohiit no canal, que não preciso fazer só uma aula repetida de Aerohiit”.

“Eu acho que o melhor do Exercício em Casa é a variedade de aulas. Você encontra todo tipo de aula que você quiser. Um dia se você quiser fazer Pilates, você faz Pilates. No dia que você quiser fazer Yoga, você faz yoga. Eu também gosto dos ritmos, já fiz quase todos os ritmos que tem lá. Fiz dança indiana, rock salsa…

“Na verdade, eu não sabia dançar nada. Depois do Exercício em Casa, todo mundo percebe a diferença no meu corpo porque eu fiquei mais flexível. A minha irmã quase morre de rir quando eu estou fazendo os ritmos. Ela também diz que estou com o corpo flexível demais, muito diferente do que o corpo que ela conhecia antes.

Ganho de peso

Ao analisar seu aumento de peso (de chegar aos 66 kg com 1,58 m de altura), Roselene vê dois fatores que contribuíram muito para a batalha com a balança ser um pouco mais lenta.

O primeiro, que era falta de exercícios regulares devido, em grande parte, à falta de tempo, ela já resolveu. O segundo, que é o uso de corticoides para tratar sua rinite crônica, continua atrapalhando um pouco os resultados de emagrecimento. Definir em casa também estava dentro do seu objetivo.

“O que me fez engordar foi a rotina de trabalho. Trabalhar 3 turnos todos os dias e não ter tempo para fazer exercícios. Foi exatamente aí que eu gostei do exercício em casa por causa das aulas, tem aulas de 20 min, de 25 min.

“Quando você vai para uma academia, você tem que passar no mínimo uma hora lá e eu não tinha esse tempo. Além disso, tem uma academia aqui que foi inaugurada há pouco tempo. E o horário que eu poderia ir para a academia, que seria em torno de 17h às 19h, é o horário em que a academia está mais lotada.

“Aqui no Maranhão é muito quente. A academia não tem ar-condicionado. Então, malhar em casa para mim é muito mais prático. Eu malho 30 minutos, 40 minutos. E isso está me fazendo sentir bem. Eu não tinha tempo para malhar antes, por causa da correria. Eu chego da escola às 17h ou 17h30 e tenho que estar de novo às 19h na escola.

“Nesse intervalo que eu chego em casa, arranco a roupa do trabalho rapidinho e visto a roupa para malhar. Malho de 30 a 40 minutos, tomo banho, janto, às vezes levo a janta para a escola. É uma correria danada.

“Quase todo dia eu malho de manhã e no final da tarde. Aí agora que eu estou gostando demais da Yoga, pratico todo dia de manhã cedinho e isso faz que eu me sinta muito bem. Estou fazendo Yoga de manhã e localizada e aeróbica à tarde, tudo rápido.

“Outro fator que dificultou meu emagrecimento foi rinite crônica. Vivo tomando remédio para alergia: corticoides. Na verdade, acho que esses remédios que me fizeram engordar mais.

“Antes, eu pesava no máximo 58 kg, e talvez seja por eles também que eu não consigo ficar mais magra. Também sinto muita falta de ar.

“As pessoas que me conhecem dizem que se eu não estivesse praticando exercícios, com certeza eu estaria bem mais gorda. Além da rinite, eu tenho intolerância alimentar. Constantemente eu fico cheia de gases e, quando eu não faço exercícios, eu me sinto pior ainda. Então, eu tenho que fazer exercícios todo dia para me sentir bem”.

Amor declarado

“Eu amo o exercício em casa. Eu sigo outros canais também, mas nenhum deles tem a qualidade do Exercício em Casa. O DJ põe a música boa demais, o som, a imagem, as aulas são muito boas, os professores explicam muito bem.

“Até essa última aula que eles postaram, de step, eu fiz e gostei demais. Sempre que tem uma novidade, eu faço nem que seja a primeira vez, mas eu faço pelo menos uma. Gosto demais de experimentar todas as modalidades que eles lançam.

Amor declarado

“Resultado: eu estou com o corpo bem mais esguio. As pessoas dizem que estou magra. Aí eu digo que não estou tão magra assim, que estou com quase 63 kg. Só que as minhas roupas estão mais folgadas. Meu corpo está mais durinho. Depois do desafio da prancha, a minha coluna melhorou.

“Aí como estou caprichando nos exercícios de braço e na Yoga, estou com os ombros mais abertos. Perdi aquela curva que eu tinha nas costas, que me deixava meio corcunda. E com certeza, meus pneuzinhos diminuíram.

“Na verdade, gominhos na barriga são o meu sonho, é isso que eu quero conseguir, mas eu melhorei bastante, principalmente na parte da estética, o bem-estar também.

“Eu sentia muitas dores nas pernas e essas dores diminuíram bastante. Eu também estou cuidando da alimentação.

“Quando eu tenho tempo, eu leio as sugestões de dieta, quais são os alimentos bons para a gente. Até porque eu tenho intolerância à lactose e glúten. Eu tomo muito suco natural, principalmente suco de maracujá e abacaxi. E, além disso, no site, eles trazem entrevistas com nutricionistas e dicas saudáveis de alimentação. Eu gosto muito”.

autor Prof. Dani

Prof. Dani
Especialista em Emagrecimento
CREF 21935

Seja minha aluna também >
Voltar

Assuntos do Blog

Ultimos Posts

Comentarios (0)