Saiba como acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido

Sempre conversamos aqui sobre medidas para te ajudar no emagrecimento de forma saudável. A prática de exercícios físicos regularmente e uma dieta balanceada ajudam muito neste processo. E quando o assunto é emagrecimento, muito se fala sobre como acelerar o metabolismo.

Hoje vamos discutir um pouco mais sobre isso e entender, afinal, como seu organismo funciona e como incorporar hábitos para te ajudar a chegar lá.

O que você vai aprender:

  • O que é metabolismo
  • Como uma dieta equilibrada ajuda a acelerar o metabolismo
  • Exercícios físicos para acelerar o seu metabolismo

Então, prepare-se para iniciar uma jornada rumo a um metabolismo mais rápido e que beneficie sua saúde!

O que é metabolismo

Cada processo do nosso corpo funciona como uma máquina responsável por essa ou aquela determinada área. O metabolismo é o responsável por digerir os alimentos, absorver nutrientes e enviá-los para dar energia para as células do nosso corpo. Por essa definição sabemos, portanto, que ele é essencial e afeta diretamente o nosso peso.

Alguns fatores interferem no nosso metabolismo, tais como sexo, idade, composição corporal, atividade física e dieta. Os homens, por exemplo, possuem um volume de tecido muscular maior que o das mulheres e, consequentemente, a taxa metabólica masculina costuma ser mais alta do que a feminina.

Outro fator que influencia o metabolismo é a idade. Conforme vamos envelhecendo, perdemos massa muscular e ela é substituída, em parte, por gordura. Isso quer dizer que nosso corpo passa a gastar menos energia e o consumo de calorias deve ser menor com os anos.

Além disso, a nossa composição corporal é outro fator preponderante para definir nosso metabolismo. Pessoas com mais gordura corporal têm o metabolismo mais lento do que as que possuem maior percentual de massa magra.

E como sempre falamos por aqui a atividade física e uma dieta balanceada são essenciais. Esses dois fatores também influenciam, e muito, o metabolismo.
Ainda que você seja uma pessoa sedentária, não faça prática de exercícios regularmente, seu corpo precisa gastar calorias com atividades diárias como: tomar banho, sentar, levantar, caminhar. Quando você inclui treinos na sua rotina isso contribui para acelerar seu metabolismo.

Igualmente importante é a sua dieta, mas não se engane: somente reduzir radicalmente o consumo de calorias não vai te ajudar a perder peso. Na verdade, a redução drástica pode até ter o efeito contrário ao esperado, pois o metabolismo diminui à medida que a quantidade de nutrientes que chegam até o sistema digestivo fica menor. Estudos afirmam que dietas radicais podem desacelerar o metabolismo em até 30%, então cuidado!

Dieta equilibrada para acelerar o metabolismo

Ter uma alimentação saudável é essencial para acelerar o metabolismo naturalmente. A combinação de dieta balanceada e exercícios físicos ajudam no emagrecimento. Incluir alguns hábitos e alimentos na sua rotina farão a diferença.


Beber água com mais frequência

Vamos começar por algo bem simples: ingestão de água. Além de todos os benefícios de se manter hidratado, estudos mostram que ingerir água meia hora antes das refeições te ajuda a comer menos, pois auxilia na sensação de saciedade. Segundo um estudo, pessoas que bebem de oito a 12 copos de água diariamente conseguem queimar mais gordura do que aquelas que tomam apenas quatro copos.

Outro estudo também mostrou que pessoas que beberam 0,5 l de água aumentaram o seu metabolismo de repouso de 10 a 30% por aproximadamente uma hora. O efeito da queima de calorias pode ser ainda mais potencializado se água estiver fria. Porque? Seu corpo usa mais energia para aquecê-lo até a temperatura corporal.


Café da manhã pode ajudar a acelerar seu metabolismo

A matemática é simples: depois de uma noite toda de jejum seu corpo precisa de combustível para queimar. Não tomar café da manhã pode impactar na capacidade do seu corpo de fazer a queima de gordura necessária enquanto tenta conservar a energia.

Capriche nesta refeição dentro de até uma hora após acordar. Além de ser uma delícia, o café da manhã ajudará acelerar o seu metabolismo!

Aliás, não pule nenhuma refeição!

Às vezes pensamos que não comendo vamos conseguir o corpo dos sonhos, mas a verdade é que tomar essa atitude faz com que seu corpo entenda que não está recebendo comida o suficiente e que deve armazenar mais calorias quando comer. Entenderam? O tiro sai pela culatra.

Faça mais refeições

Você deve estar confuso (a) achando que estou falando que comer mais acelera seu metabolismo. Na verdade, não comer mais em quantidade, mas fracionar suas refeições, comendo mais vezes no dia, além das três principais refeições, ajuda e muito.

Tente fazer pequenos lanches com baixas calorias entre as refeições principais, fazendo seis refeições diárias e não três e observe os resultados!

Um lanchinho antes de dormir não faz mal…

Essa deve ser outra afirmação que você deve achar estranho no primeiro momento, mas na verdade comer algo leve antes de ir para cama acelera o metabolismo.
A explicação é: baixos níveis de açúcar no sangue fazem com que você tenha menos músculos, o seu metabolismo fica, digamos, arrastado. Para mantê-lo ativo invista em algo com 100 a 200 calorias, para que elas sejam queimadas durante o sono.

Consuma mais proteínas

Alimentos que são ricos em proteínas ajudam o organismo a gastar mais calorias para processar esse nutriente durante o processo de digestão. Além disso, o consumo de proteínas ajuda no ganho de massa muscular, tecido que gasta mais calorias do que a gordura. Então quanto mais músculos você tem, mais acelerado seu metabolismo é.

Alguns alimentos que são extremamente ricos em proteínas são: frango, ovos, peixes entre outros. Para dietas vegetarianas aposte em soja, quinoa, trigo sarraceno.

Alimentos parceiros na hora de acelerar o metabolismo

A lista de alimentos que ajudam no processo de acelerar o seu metabolismo é grande, mas vamos falar um pouco de alguns deles. Aliás, aproveite depois para conferir nossas Receitas Saudáveis, opções super gostosas para te ajudar.

Vamos aos alimentos:

Grãos integrais

Ricos em fibras, os grãos integrais ocupam mais espaço na sua barriga. Estima-se que eles aumentam a queima de gordura em 10%. Aposte em arroz integral, quinoa e aveia.

Pimenta Caiena

Polvilhar um pouco dessa pimenta pode ajudar no emagrecimento. Isso porque ela impulsiona o metabolismo acelerando a temperatura do corpo.

Canela

Fácil de encontrar, esse ingrediente poderoso ajuda também a acelerar o metabolismo. Basta polvilhar uma pequena quantidade no que você está comendo.

Oleaginosas

Amêndoas, castanha de caju e nozes…Além de acelerar o metabolismo, esses alimentos são fontes de magnésio, que ajuda na saúde do coração.

Gengibre

Assim como a pimenta, o gengibre ajuda a “aquecer” os pratos e acelerar o metabolismo. Adicione em sucos, sopas, molhos.

Batata doce

Queridinhas de muitos na dieta, ela pode ser até um lanchinho. Rica em nutrientes como vitamina A, antioxidantes e anti-inflamatórios, e contém um hormônio, a adiponectina, que regula o açúcar no sangue.

Exercícios físicos potentes para alcançar o metabolismo acelerado

Praticar atividade física diariamente é imprescindível se você está com o objetivo de acelerar seu metabolismo. Pode-se dizer que é uma das maneiras mais eficazes, isso porque o exercício físico gasta calorias durante o treino e faz com que seu metabolismo corporal continue em níveis altos por cerca de 4 horas após a prática.

Alguns treinos são muito indicados para alcançar o metabolismo acelerado; é o caso dos treinos conhecidos como HIIT ou treinamento intervalado de alta intensidade.

Neste tipo de treino você tem explosões rápidas e intensas de atividades intercaladas com momentos de descanso, queimando mais gordura e aumentando a taxa metabólica.

Aqui no Exercícios em Casa você encontra muitas aulas HIIT para te ajudar. Desafie-se a fazer treino HIIT em casa progressivo para secar. Vou deixar mais um estímulo para você, que talvez esteja sem tempo, mas 10 minutinhos dessa aula poderosa vão fazer com que seu corpo continue a queimar calorias nas próximas 48 horas após o treino!

Os chamados exercícios cardiovasculares como um todo contribuem muito com aceleramento do metabolismo. Essas atividades usam da função cardíaca, respiratória e circulatória. Vou deixar aqui também uma dica super bacana de um treino cardio para secar barriga. São 23 minutos de aula que farão a diferença na queima de gordura.


Dormir bem faz a diferença

Além das dicas de alimentação e exercícios que já falamos anteriormente ter uma boa noite de sono regula a produção hormonal, melhora a disposição e estimula o ganho de massa muscular.

Quando dormimos ocorre a maior produção de GH, o hormônio de crescimento, que estimula a hipertrofia. E é por isso que se você quer alcançar o metabolismo acelerado precisa sim dormir bem.


Reduza o estresse, relaxe!

Apesar de cada dia mais com a rotina corrida o estresse e ansiedade fazerem parte da nossa vida é importante tentar controlar os níveis de ambos no nosso dia a dia.

Quando estamos com níveis elevados de estresse e /ou ansiedade produzimos mais cortisol, hormônio que aumenta a produção de gordura no organismo. Se você está em busca de um metabolismo bastante ativo é tudo que você não deseja…

Então, além da rotina de exercícios físicos que ajudam a combater tudo isso, invista também em atividades prazerosas que te façam relaxar.
Essas foram algumas dicas que separamos para você inserir na sua rotina novos hábitos que te levem a chegar no metabolismo acelerado de maneira gradativa e natural.

É importante lembrar também, que todas essas dicas devem ser adotadas em conjunto para conquista do resultado esperado.
Nós da Exercícios em Casa estamos aqui para te ajudar, sempre! Somos os maiores especialistas do Brasil em exercícios em casa. Criamos uma rotina de treinos planejada por profissionais especializados.

Faça parte de nossa comunidade de milhares de alunos e continue acompanhando – e praticando – nosso conteúdo!

Um abraço,

Prof. Dani Dias.

Saiba como acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido

8 Comentários

  • Jeferson
    Resposta

    prof Dani Dias, Parabéns,Suas sou da area da saúde e vejo que suas dicas fazem muito sentido,muito obrigado!!!

  • Lilliam Marília
    Resposta

    Muito interessante! Estou amando esse site é todas essas dicas! Obrigada equipe da Exercícios em casa!

  • Paula Souza
    Resposta

    Amei… tenho 62 kilos, estou lutando para perder cinco kilos, mas não estou conseguindo, tenho 41 anos e 1,58 de altura…o desanimo é constate, e não conigo fazer exercicios, me matriculei na academia, eu faltama mais do que ia, pq n sentia o prazer que as pessas falam que acontece quando fazemos exercicio. At Paula souza

    • Pedro
      Resposta

      Oi Paula, é muito comum as pessoas acharem que ao falharem no chamado “projeto academia” não gostam de exercícios. Na verdade você pode ter descoberto apenas que não gosta dos exercícios da academia… Experimente fazer alguns treinos nossos em casa mesmo diferentes destes de academia, por exemplo os treinos de Aerohiit. Se se quiser uma orientação mais de perto matricule-se aqui na nossa plataforma, tenho certeza que nossas treinadoras vão te ajudar!

  • Rose vilela
    Resposta

    Ótimas dicas. Estou tendo muito resultado fazendo as aulas de hiit. E tambem estou fazendo o desafio da prancha.

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