Como Treinar em Casa – Por Que Você Precisa do Dia de Recuperação?

Como Treinar em Casa - Por Que Você Precisa do Dia de Recuperação?

Quer saber como treinar em casa e aumentar seus resultados? Dê importância ao dia de recuperação.

Os dias de recuperação são uma parte fundamental de qualquer rotina de treino. No entanto, para quem mal pode esperar para ver resultados, diminuir um pouco o ritmo pode parecer um atraso nos objetivos de definir, emagrecer ou aumentar o condicionamento físico.

Parece, mas não é. Uma recuperação bem-feita ajuda a alcançar resultados mais rapidamente. Isso acontece porque o corpo não é uma maquininha que só evolui. Pelo contrário, o organismo precisa de tempo para recuperar a energia gasta e, então, evoluir novamente.

Para ficar claro, pense em uma noite mal dormida. Sua capacidade de aprender e produzir fica prejudicada se a qualidade do sono é ruim, o humor fica sujeito a sofrer mudanças bruscas e as chances de você ficar estressado (a) são muito maiores. O raciocínio é o mesmo para um treino sem descanso.

Se você não permite que seu corpo se recupere, pode estar criando uma armadilha para si mesmo. Você fica mais suscetível a dores musculares intensas. Seu sistema imune enfraquece, sua performance nos treinos cai e, ainda por cima, a probabilidade de ter uma lesão é muito maior.

O hormônio chamado cortisol, conhecido por causar estresse, é ativado em excesso quando você sobrecarrega seu organismo. Esta substância inibe o crescimento das fibras musculares, dificultando e muito o acúmulo de massa magra. Seu excesso também atrapalha o sono, sendo que dormir bem é uma parte fundamental da recuperação.

A dura verdade é que sem recuperação torna-se muito mais difícil evoluir no treino. Pode acontecer até mesmo de você parar de evoluir completamente e estacionar em um ponto.

Se você quer seguir em frente e saber como treinar em casa da melhor maneira possível, uma das dicas mais preciosas quando falamos de atividade física é: respeite o dia de recuperação!

Muitas vezes, o dia de recuperação não é necessariamente sobre parar por completo os exercícios. Mas sim sobre diminuir a intensidade ou focar em outros aspectos da atividade física, como a correção de movimentos, o relaxamento e o alongamento.

Dito isso, o dia de recuperação também pode consistir em um afastamento completo dos treinos. Um dia para você passar com seus amigos e familiares, limpar a mente e deixar seu organismo se recuperar.

É um dia em que você pode, sim, dar um passeio de bicicleta leve, fazer uma aula de Yoga ou ir para o parque brincar com os pequenos.

Treinar em casa não precisa ser nenhum mistério. Aposte no Plano Premium para facilitar sua vida e obter um treino formulado por profissionais especializados

Se você não sabe bem como encaixar o dia de recuperação no seu programa de treinamento, confira o Plano Premium. Ao assinar o Premium, você tem acesso a um calendário mensal de treinamento. Esta rotina de treino, elaborada de modo personalizado, leva em conta tanto seus objetivos e particularidades, como aspectos científicos relativos à atividade física.

O treino Premium do Exercício em Casa é prescrito por especialistas com pós-graduação na área de educação física. Ele diz exatamente que aulas você deve fazer a cada dia que passa (com opções). E, tão importante quanto, o treino prescrito indica dias menos intensos de malhação e dias de descanso total da atividade física. Tudo isso para você deslanchar e conseguir seu objetivo com mais segurança e, também, com mais rapidez!

Na hora de estabelecer como treinar em casa, leve em conta esses fatores. Não se esqueça de dar importância aos seus dias de recuperação.

Erro comum

Com certeza, o fato de que os músculos precisam de descanso é mais conhecido do que o fato de que seu organismo também precisa se recuperar das atividades cardiovasculares, principalmente daquelas de maior impacto, que pedem mais de você e do seu fôlego.

Este é um erro comum de quem faz atividade física: achar que a recuperação só é necessária para os treinos focados em definição.

Então, vamos esclarecer de uma vez por todas, o corpo também precisa de descanso das aulas focadas na perda de gordura. Portanto, ao definir como treinar em casa, lembre-se de que todos os treinos precisam de descanso. Até mesmo aqueles focados em aumentar a flexibilidade!

Quantidade x qualidade

É bom lembrar que quantidade não significa qualidade. Segundo o diretor de conteúdo do Exercício em Casa, Pedro Faria, o mais importante é como treinar em casa da maneira mais efetiva possível.

“Não adianta fazer a aula economizando na intensidade e na amplitude do movimento com a intenção de ter energia para fazer uma outra aula depois. Assim, você vai estar minimizando tanto o gasto calórico, quanto o impacto que aquela aula vai gerar no músculo.

“É importante focar na qualidade do treino para aproveitar realmente o que ele tem para oferecer. Não adianta focar em fazer mais aulas, treinando de qualquer jeito. Inclusive, é pior optar por essa estratégia.

“Se você, por exemplo, não agacha na amplitude certa, você nunca vai trabalhar certas partes do músculo, mesmo se você fizer duas horas de agachamento errado.

“Outro ponto importante ao estabelecer como treinar em casa é não treinar na sua intensidade máxima todos os dias, senão você não vai ter recuperação, nem adaptação muscular”, esclarece Pedro Faria.

Viu? Como diz o velho ditado tudo que é demais faz mal, até mesmo exercício!

Artigos relacionados

 

autor Prof. Dani

Prof. Dani
Especialista em Emagrecimento
CREF 21935

Seja minha aluna também >
Voltar

Assuntos do Blog

Ultimos Posts

Comentarios (0)