Exercício em casa responde: saiba como acabar com a celulite

Aparência de furinhos e uma pele com textura de casca de laranja… Assim é conhecido o problema que incomoda inúmeras mulheres: a celulite. São vários os fatores que desencadeiam essa questão bastante inconveniente no seu corpo. E hoje você vai saber um pouco mais o que é, as causas e como acabar com a celulite de uma vez por todas.

O que você vai aprender:

  • O que é celulite
  • Quais os tipos existentes
  • Tratamentos para acabar com a celulite

Vamos em frente!

O QUE É A CELULITE? O QUE PROVOCA CELULITE?

Celulite é o nome como popularmente a conhecemos. Seu nome científico é Lipodistrofia Ginóide, e trata-se de uma infecção bacteriana do subcutâneo. Essa alteração que acontece no nosso corpo é decorrente do acúmulo de gordura, água e toxinas, o que faz com que as células fiquem cheias e endurecidas. Justamente por essa razão, nossa pele fica, digamos, “desnivelada” com aspecto de ondulações e os conhecidos furinhos inconvenientes.

A celulite pode causar desconforto entre muitas mulheres, principalmente no que diz respeito aos fatores estéticos. Além disso, em alguns casos, a região onde existe celulite pode ficar mais fria, resultando em dor e sensibilidade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia oito em cada 10 mulheres têm celulite em algum grau, e ela é mais comum em nós do que nos homens. Por que isso acontece? Devido a nossa estrutura de fibras do tecido, que propicia o aparecimento dessa alteração subcutânea.

As causas da celulite não são totalmente conhecidas, mas algumas coisas já se sabe sobre esse incômodo. A lista sobre o que provoca celulite inclui:

  • Fatores genéticos;
  • Problemas circulatórios;
  • Alterações hormonais;
  • Uso de pílula;
  • Estilo de vida sedentário;
  • Má alimentação, como ingestão de muito sal, gordura e açúcares;
  • Beber pouca água;
  • Tabagismo;
  • Usar muito salto alto;
  • Usar roupas muito apertadas.

Existem graus, tipos de celulite, que definem se serão mais fáceis ou não de serem exterminadas. Para saber qual tipo que você tem é necessário olhar a região com ajuda de um espelho e pressionar a parte do bumbum e coxas, região onde elas mais aparecem. Procure um dermatologista para avaliar de forma correta. Se sua celulite for de grau 1, será um pouco mais fácil o tratamento. As mais profundas, de grau 4, por exemplo, tendem a ser um pouco mais difíceis.

O QUE FAZER PARA EVITAR A CELULITE?

É importante reforçar que não existe milagre contra celulite, mas é possível evitá-la com diversas frentes, incluindo exercícios, alimentação e tratamentos estéticos.

Como já falamos, a celulite aparece muito em decorrência do estilo de vida que levamos, portanto, também não adianta investir em tratamentos caros se algumas mudanças essenciais não acontecerem, especialmente manter uma dieta equilibrada e inserir uma rotina de exercícios na sua vida.

Se você acompanha os conteúdos aqui do Exercícios em Casa, já sabe que cuidar da alimentação é essencial para alcançar quase todo resultado que você deseja, tanto do ponto de vista da saúde, quanto estético. Com a celulite não é diferente.

Se possível, procure uma nutricionista para te auxiliar a criar uma dieta adequada e personalizada para você. Aposte em alimentos desintoxicantes e diuréticos que irão auxiliar a eliminação dos líquidos e toxinas do organismo. A água é um potente aliado para acabar com a celulite. Consumi-la em grande quantidade ajuda nessa eliminação, sendo indicado beber dois litros por dia.

A lista de alimentos indicados para ajudar a acabar com a celulite inclui:

  • Invista em vegetais frescos, tais como espinafre;
  • Frutas, como maçã, laranja e kiwi. Por conter açúcar, evite consumir mais de 150 gramas de frutas por dia.
  • Aposte em proteínas saudáveis como frango, peixe, ovos.
  • Prefira o leite desnatado e queijos em versão mais light.
  • Tomate;
  • Alho;
  • Pepino.

Lembrando que para te ajudar a se alimentar melhor você encontra receitas no nosso blog. E são super gostosas!

MASSAGENS AJUDAM NA CELULITE

Outra ação muito indicada para ajudar a acabar com a celulite é investir em massagens. Alguns tipos são considerados mais eficazes no tratamento, como drenagem linfática e modeladora.

A drenagem linfática é indicada para todos os graus de celulite e melhora a circulação local, além de ajudar na eliminação de líquidos que estão acumulados no tecido. Ela também ajuda na prevenção e traz a diminuição daquela sensação de inchaço, sabe?

Já a modeladora, atua tanto no sistema linfático, quanto nas placas de gordura. Ela também elimina os líquidos acumulados no corpo e ajuda na quebra da gordura, causadores da celulite.

Outra dica bacana é fazer massagem com esponja durante o banho e massagear com cremes específicos que vamos falar logo abaixo.

CREME PARA CELULITE

Não há um consenso sobre os cremes anticelulite e como já falamos não existe solução milagrosa, mas os cremes atrelados a alimentação saudável e a prática de exercícios ajudam no combate dos furinhos desagradáveis. Alguns estudos mostram que cremes que contém cafeína e retinol podem ajudar na redução da celulite.

TRATAMENTOS ESTÉTICOS

Ajudam muito no combate a celulite, claro, quando combinado a outras dicas que já falamos acima. Alguns procedimentos ajudam de forma comprovada a eliminar gordura em determinadas regiões. A lipocavitação, ultrassom de alta potência e radiofrequência são alguns deles.

Feitos em clínicas sérias podem trazer ótimos resultados para acabar com a celulite em várias áreas do corpo.

EXERCÍCIOS FÍSICOS

Deixamos esta dica por último, mas não por ser menos importante, pelo contrário. Em qualquer tratamento efetivo para acabar com a celulite a prática de atividade física tem que estar presente.

Ser sedentária favorece a retenção de líquido, grande vilão no aparecimento de celulites. Além disso, incluir um treino efetivo na sua rotina ajuda também no emagrecimento. Toda prática é válida, mas existem alguns tipos de exercícios que são mais indicados par acabar com a celulite.

Exercícios aeróbicos tem alta queima calórica e estimulam a circulação. Desta maneira as células de gordura não vão se sobrepondo e aquele aspecto de casca de laranja vai melhorando gradativamente.

Aqui na Exercícios em Casa você encontra muitas aulas com esse foco de alta queima calórica. E eu vou deixar um desafio para você começar a fazer hoje mesmo. Uma aula de aerohiit que trabalha o corpo todo e queima até 300 calorias em 23 minutos. Bora?

Outras duas práticas bastante efetivas para combater a celulite são Yoga e Pilates. As aulas permitem que a musculatura alongue de forma profunda, os septos fibrosos que repuxam a pele para baixo se soltam, reduzindo aquele aspecto feio da pele.

Vale lembrar que a yoga também traz inúmeros outros benefícios para o corpo e mente. Se quiser saber um pouco mais sobre essa prática, não deixe de acessar nossos treinos de yoga. Separamos essa aula de yoga com apenas 19 minutos para te ajudar a eliminar a gordura no quadril e, consequentemente, a celulite.

Você encontra diversas aulas também de Pilates para te ajudar na missão combate a celulite. Que tal começar com uma aula que irá trabalhar pernas, bumbum e abdômen de uma só vez? Ela tem apenas 15 minutinhos, super legal para encaixar naqueles dias corridos e não deixar de se movimentar. Você irá perder até 150 calorias com essa aula e só precisa de um espaço na sua casa e um colchonete.

Gostou de entender um pouco mais o que acontece no seu corpo e o que causa essa coisa chata e incômoda chamada celulite? Agora você já sabe que não existe solução mágica para combatê-la, mas com força de vontade e determinação você chega lá.

E aí, pronta para colocar em prática algumas medidas e dicas que compartilhamos hoje e conseguir ver incríveis resultados? Lembre-se: praticar atividade física e investir em uma alimentação saudável trará benefícios não só para acabar com a celulite e na prevenção, mas também proporcionar um modo de vida mais saudável.

Tudo bem, sei que nem sempre é fácil começar uma mudança de estilo de vida. Portanto, sugiro que vá aos poucos introduzindo pequenos hábitos saudáveis na sua alimentação. Faça trocas inteligentes na hora de comer, evite alimentos calóricos que não irão acrescentar nada ao seu corpo.

Em relação a atividade física a dica é a mesma. Vá aumentando seu ritmo gradativamente, trace metas e coloque desafios para você superar. Vale também convidar aquela amiga a começar essa empreitada com você. Uma boa cia te ajuda a manter o ritmo nos dias que o desânimo ou a preguiça baterem.

Siga acompanhando nossos conteúdos. Por aqui sempre teremos um bate papo que certamente irá te ajudar a conquistar seus resultados. Nós queremos te ajudar a conquistar o corpo que você deseja e fazer isso com saúde.
E não custa lembrar: a Exercício em Casa é a maior autoridade do Brasil em treinos em casa focados para mulheres. Todas as nossas observações são sempre baseadas nas milhares de alunas que treinam conosco. Todos os nossos treinadores são profissionais de educação física formados e pós-graduados em suas especialidades. Vem treinar com a gente também!

Depois que colocar em prática suas metas, compartilhe aqui seus resultados. Queremos conhecer sua história, que poderá incentivar outras mulheres!

Um beijo e até a próxima!
Prof. Dani Dias

Exercício em casa responde: saiba como acabar com a celulite

1 comentário

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>