Lentilha Aromática: 155 Calorias

A lentilha é um alimento relacionado à fartura e fortuna. Dizem que o seu formato achatado e arredondado, semelhante ao de uma moeda, está na raiz desta associação.

Por isso, tradicionalmente, a lentilha está presente na ceia do último dia do ano, mas ela é um alimento super nutritivo que deve entrar sempre no seu cardápio. Nesta receita, temos uma versão leve e aromática deste prato cheio de simbolismos.

Rende: 8 porções

Calorias por porção: 155

Ingredientes:

1 Cebola-roxa pequena sem casca

3 Cravos

250 g de Lentilha verde seca

1 Cenoura grande cortada em cubos pequenos

1 Folha de louro

1 ½ Col. (chá) de sal

½ Col. (chá) de pimenta-do-reino preta moída

2 Col. (sopa) de salsa fresca picada

8 Col. (chá) de azeite de oliva extravirgem

Modo de fazer:

1- Faça 3 furos pequenos na cebola (usando a ponta de uma faca) e encaixe os cravos nos orifícios. Em uma panela, coloque a lentilha e adicione a cebola com os cravos, a cenoura, a folha de louro e 1 colher de chá de sal.

2- Acrescente água suficiente para cobrir todos os ingredientes e ultrapassar 5 centímetros deles. Leve ao fogo para ferver, tampe a panela e reduza o fogo.

3- Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos até que as lentilhas estejam al dente (macias, porém ainda firmes no miolo) .

4- Tome cuidado para a água não secar. Se for preciso, adicione mais água quente à panela. Retire as lentilhas do fogo e descarte a cebola e a folha de louro. Escorra, se for necessário. Com cuidado, misture a ½ colher de chá restante de sal e a pimenta, a salsa e o azeite. Sirva a receita lentilha quente.

Animou para botar a mão na massa? Escreva para a gente comentando aqui embaixo no site e conte se a sua receita lentilha ficou gostosa. Contamos com a sua participação! Não se esqueça de deixar também suas dúvidas e, também, suas sugestões para novos temas.

Lentilha Aromática: 155 Calorias

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>