Série Modalidades – Benefícios do Pilates

Série Modalidades - Benefícios do Pilates

Mente sã, corpo são! Conheça os benefícios do Pilates!

Quer um método top de treinar? Aposte no Pilates. Esta modalidade gostosa de praticar te dá equilíbrio por dentro e por fora, através de posturas e movimentos que desenvolvem concentração e força. E mais, se você sonha com um corpo mais longilíneo, o Pilates é a atividade física para você! Veja os benefícios dessa técnica:

1 – Barriga sequinha e coluna reta

Os exercícios do Pilates fortalecem e integram o centro de equilíbrio do corpo, ou core, localizado nos músculos do abdômen, quadril, pelve e lombar. Isso significa músculos mais definidos em toda a região central do corpo, onde nosso centro de gravidade está posicionado.

Na verdade, ter o core fortalecido é um benefício para todos, pois é ele que garante mais estabilidade e equilíbrio para o nosso corpo. Como o Pilates trabalha muito os músculos abdominais, inclusive os mais profundos, a barriga fica lisinha e a coluna bem melhor sustentada, favorecendo a postura.

2 – Mais saúde e menos estresse

Ao trabalhar a respiração adequada, o correto alinhamento do corpo e a concentração, utilizada para dar forma a movimentos feitos de forma fluida e suave, você acaba aumentando a sintonia com o seu corpo.

Fica muito mais consciente dos seus movimentos e de como controlá-los. Ganha em coordenação motora, destreza e consciência corporal. Sem contar que aprender técnicas de respiração pode ser muito útil para reduzir o estresse.

3 – Trabalho para o corpo todo

Treinos mais tradicionais tendem a trabalhar os músculos de forma desigual, forçando muito os músculos mais fortes e pouco os mais fracos. Isso gera um desequilíbrio no balanço do corpo, uma das principais causas de dor nas costas e de variadas lesões.

Quando você investe no Pilates, encontra uma atividade que condiciona e equilibra seus músculos de maneira uniforme, de acordo com o potencial do seu corpo.

 Com isso, há menos risco de lesões. Outro benefício é um ganho de aptidão para a prática de esportes. Aliás, o Pilates está no programa de treino de vários atletas profissionais.

 4- Baixo Impacto

Apesar de o Pilates ser uma atividade dinâmica e desafiadora, qualquer um que esteja liberado pelo médico para fazer exercícios pode encarar essa modalidade, já que os movimentos do Pilates são altamente adaptáveis e de baixo impacto. Os exercícios podem ser praticados no solo e são muito usados como terapia, principalmente por quem sofre com dor nas costas.

 Se você gosta de exercícios desafiadores, que coordenam corpo e mente, dê uma chance ao Pilates. Esta modalidade vai te deixar com o corpo delineado e melhorar seu condicionamento físico como um todo. Com a prática, você também adquire mais autoconfiança e equilíbrio emocional. Mente sã, corpo são!

 

autor Prof. Dani

Prof. Dani
Especialista em Emagrecimento
CREF 21935

Seja minha aluna também >
Voltar

Assuntos do Blog

Ultimos Posts

Comentarios (0)