Emagrecimento em Casa: Plantão de Dúvidas

Emagrecimento em Casa: Plantão de Dúvidas

Recebemos as perguntas que vocês mandaram na nossa fan page e selecionamos algumas para responder! Fique ligada!

1 – De onde tirar ânimo? Quando cheguei aos 28 anos, engordei mais de 10 kg. Antes perdia peso rápido e não engordava tanto. Hoje faço tratamento com antidepressivo e ansiolíticos e não consigo criar ânimo. Gostei dos vídeos de vocês pois não me animo para ir à academia. Vou começar a fazer em casa e depois se eu realmente me animar eu conto se consegui perder peso.

Mas minha dúvida é: de onde tirar motivação para não só começar, mas também para continuar? (Julia Campos)

Muitas pessoas passam por isso: começam a fazer algo que faz bem para elas e, meio sem motivo, desistem da meta. Será essa a famosa sabotagem?

Uma das grandes dicas para conseguir qualquer coisa na vida é ter disciplina. No entanto, se você estiver com depressão, sua autoestima estiver baixa ou se seu foco não estiver claro, estes fatores podem interferir na motivação.

Ao mesmo tempo, exercícios liberam diversas substâncias no cérebro que vão te ajudar a combater problemas de humor e de autoestima e te dar ainda mais energia para treinar.

Então, se você puder treinar durante um pequeno espaço de tempo, como algumas semanas ou um mês, você pode se habituar a uma vida mais ativa, incorporando o exercício na rotina e até sentindo falta dele às vezes!

Por isso, pense positivo, pense que você pode! Em segundo lugar, tenha disciplina e continue o tratamento recomendado pelos médicos! Garanta sua saúde para treinar sempre que quiser!

2 – Se forem feitas, três vezes na semana, três aulas por dia, consigo resultados de emagrecimento? Como saber se meu gasto calórico está de acordo com o do treino? (Débora Morais)

Débora, se você faz três aulas, três dias por semana, você está queimando muitas calorias a mais e fazendo seu metabolismo trabalhar mais rapidamente, o que também auxilia na perda de calorias.

Isso vai te render resultados estéticos, sim, tanto no curto quanto no longo prazo. Também trará muitos ganhos muito em termos de saúde.

Para emagrecer, é preciso consumir menos calorias do que se gasta. E os exercícios ajudam a gastar essas calorias extras, mas é fundamental ter uma alimentação saudável para otimizar resultados.

Seu gasto calórico fica mais próximo do estimado conforme as características específicas do seu organismo. Este valor também depende da velocidade com que seu metabolismo trabalha, o que varia de acordo com idade, sexo, peso, altura e prática de exercícios.

Para você se aproximar do gasto calórico da aula, outro ponto essencial é que você acompanhe os exercícios no ritmo do professor e observe a maneira correta de executar movimentos.

3 – Por que tem semana que você faz tudo certo, aumenta a caminhada, e não emagrece? (Gislayne de Paulla)

Isso pode acontecer por um monte de razões! Apontamos as mais comuns!

  • Você está se pesando sempre no mesmo horário e com as mesmas roupas? Geralmente ficamos mais pesados de manhã do que de noite. Já uma calça jeans pode dar meio quilo de diferença na balança.

  • Você está com retenção de líquidos devido ao período menstrual (antes e durante) e fica mais pesada.

  • Você ganhou massa muscular. Músculos são mais pesados que gordura. Então, anime-se, você pode ter ganhado definição e perdido gordurinhas.

4- No espelho, meu emagrecimento é visível, mas a balança não muda. (Andre Luiz Pinto)

Andre, temos uma boa notícia para você. Provavelmente você está ganhando massa magra, que pesa mais que tecido adiposo.

Você deve estar perdendo este tecido gorduroso e ganhando músculos. Isso pode acontecer, principalmente, se você vem pegando firme na parte de tonificação e força.

Se seu peso está adequado a sua altura, não há necessidade de emagrecer. Caso contrário, faça mais aulas focadas na perda de calorias. A balança não é a única medida que importa!

5- Qual é a eficiência das dietas de pouca caloria, de pouco açúcar e de pouca gordura? (Ráfaga Monteiro)

Na verdade, a eficiência dessas dietas como método para emagrecer é bem baixa. O organismo sofre privações e isso pode desencadear uma relação conflituosa com a comida. Quem perde peso muito rápido tende a ganhar o mesmo peso e muitas vezes quilos extras com a mesma rapidez.

A falta de comida vai ficar gravada na memória do seu corpo e da sua mente e as tentações ficarão muito mais difíceis de desistir. A privação em excesso também pode desencadear distúrbios alimentares.

A única exceção para fazer dieta em vez de reeducação alimentar é se seu médico ou nutricionista aconselharem.

6 – Por que a gente perde primeiro o bumbum e não gordura do abdômen?! (Milena Bernardes)

Milena, cada pessoa tem um corpo diferente ou um biotipo. Algumas pessoas têm o seguinte biotipo: quadril largo e a cintura fininha. Elas tendem a acumular gorduras nas pernas e nos glúteos.

Já aquelas que têm as pernas mais finas e quadril mais finos podem ter tendência a acumular mais gordura na barriga e na parte superior do corpo. Para perder gordura, você deve focar nos treinos para emagrecimento.

Você perderá gordura do corpo todo e não apenas de uma região. E isso vai acontecer de acordo com o funcionamento do seu organismo.

7 – Devo treinar todos os dias? (Giovanna Oliveira)

Giovanna, é recomendável descansar do treino uma vez por semana, pelo menos. O corpo se recupera melhor, você também evita problemas como fadiga. Tomar cuidado na hora de praticar exercício é garantir um treino constante e eficaz!

Mas, ei, isso não quer dizer que é para você ficar deitada o dia inteiro na cama com o controle remoto!!! Você pode fazer as suas atividades rotineiras, pode até andar de bicicleta, passear no parque ou fazer uma aula de Yoga!

8 – Quero saber quais os exercícios que secam mais o corpo? e como queimar as gordurinhas do braço e peito? (Nim Altorn)

Exercícios físicos queimam gordura do corpo todo, não de uma região específica. O termo gordura localizada é um dos mitos do emagrecimento.

Exercícios que secam podem acabar com estas gorduras que te incomodam! Aposte em treinos que visam o emagrecimento. Aerohiit, Ritmos e algumas aulas de HIIT, Treinamento Funcional queimam bastante calorias.

9 – Minha duvida é : quais as sequências de exercícios devemos fazer na semana? Por quanto tempo fazer um determinado circuito? Não sei por onde começar e nem como manter uma rotina que realmente me faça emagrecer e tonificar a barriga! (Maria Cecília)

Para ter uma agenda de treino programada pelo Exercício em Casa que seja especificamente para o seu objetivo e que esteja de acordo com o seu condicionamento físico. Para um treino programado por profissionais de educação física, matricule-se no Plano Premium, que será lançado em breve. Você terá uma rotina completa de exercícios e não precisará se preocupar em organizar o treino.

 

 

 

autor Prof. Dani

Prof. Dani
Especialista em Emagrecimento
CREF 21935

Seja minha aluna também >
Voltar

Assuntos do Blog

Ultimos Posts

Comentarios (0)