Mente Sã, Corpo Turbinado!

Fala a verdade! Você tem vontade de ser mais inteligente? Conseguir aprender com mais facilidade e rapidez? Melhorar o foco nos estudos ou no trabalho? E mais – ser capaz de envelhecer bem, com uma memória mais afiada e protegida contra demências? Se achou que para isso a solução era ler centenas e centenas de livros, aprender a falar várias línguas, fazer palavras cruzadas ou virar mestre em Sodoku, achou errado!!

Neurocientistas de todo o mundo estão apontando a prática de atividade física como o mais potente escudo para o cérebro. Segundo as últimas pesquisas, bastam, pelo menos, 20 minutos por dia, 5x por semana, de exercícios aeróbicos, para promover uma série de alterações benéficas na estrutura viva mais complexa conhecida.

Alguns estudos vão mais longe e sugerem até que 10 minutos por dia já seriam suficientes para ter ganhos significativos nas funções cerebrais. Pesquisadores da Universidade de Ontario, Canadá, perguntaram qual o tempo mínimo que devemos nos exercitar para que o cérebro de alguém possa apresentar mudanças positivas.

Para o professor Matthew Heath, supervisor da pesquisa, é importante que as pessoas saibam o mínimo que elas podem se exercitar por dia, pois, segundo ele mesmo afirma, tem muita gente que não consegue se comprometer com longas horas de exercícios. Então o importante seria manter a regularidade e o hábito de se exercitar.

E não para por aí não! O exercício é uma excelente forma de estabilizar o humor, prevenindo condições mentais consideradas epidêmicas hoje em dia, típicas da vida corrida, estressante e online, como a depressão e o transtorno de ansiedade.

Dentro da cabeça

Quando nos exercitamos, duas áreas do cérebro são especialmente afetadas, o hipocampo e o córtex pré-frontal. A primeira estrutura, o hipocampo, ajuda a formar nossas memórias e a protegê-las. E é justamente nesta parte do cérebro que ficam localizados neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e pela estabilização de humor.

No longo prazo, a produção destes componentes muda até mesmo o volume do nosso cérebro, dizem pesquisadores. Toda esta movimentação ajuda a massa cinzenta a ficar mais forte para se proteger contra os efeitos da demência, como a falta de memória e o temido Alzheimer.

Já no córtex pré-frontal, área que colabora com a atenção, foco, personalidade e tomada de decisões, o bônus é a tendência em conseguir manter a concentração por mais tempo e ainda, direcionar e mudar sua atenção de uma coisa para outra com mais facilidade. Este efeito, inclusive, é um dos mais conhecidos dentro do tema atividade física e alterações nas funções cerebrais.

Isso quer dizer que a atividade física tem um poder incrível de movimentar sua vida, com potencialidades hoje comprovadas pela ciência, descobertas que as últimas gerações nem podiam sonhar. E ainda há muito a ser conhecido, mas uma coisa é certa – treinar mexe com sua cabeça e com seu corpo tanto no dia a dia, quanto no futuro. E quanto mais você pratica, mais permanentes e profundos serão os presentes incríveis que você pode ter!

Mente Sã, Corpo Turbinado!

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