Alimentação intuitiva

Como comer de modo intuitivo

Uma nova moda (do bem) está pegando no mundo todo. Em vez de seguir uma dieta restritiva e difícil de manter, especialistas aconselham seguir a intuição na hora de alimentar-se. Este jeito de comer tem tudo a ver com reeducação alimentar.  

Esta pode ser uma solução definitiva para a oscilação de peso, o famoso efeito sanfona, que vem quando não conseguimos manter o peso depois de fazer uma dieta muito rígida. 

Para entrar nessa onda, basta escutar o que seu corpo e sentimentos estão dizendo. Como isso pode parecer um tanto vago. Nós vamos explicar direitinho quais são os principais passos para identificar o que você pode fazer para ouvir sua intuição na hora de se alimentar! 

Em primeiro lugar, recomenda-se comer quando se tem fome. Isso significa estar no momento presente e perceber como a sensação de fome se manifesta. Preste atenção!

Não estamos falando em estar morrendo de fome para decidir comer algo! Não é isso! Bateu aquela fome no meio da tarde? Faça um lanche saudável, senão de noite você vai estar morrendo de fome e, por isso, vai acabar comendo muito mais.

O papo aqui tem a ver com identificar se o que você realmente está sentido é fome. Já que a sensação de fome pode aparecer disfarçada de sede, de tédio, de tristeza ou de uma compulsão com o alimento, desenvolvida pela privação exagerada de uma dieta restritiva.

Sem barriga cheia!

Outro conselho muito importante é não comer para ficar cheio, mas para ficar saciado. Com muita comida para processar, seu corpo fica mais lento, afinal muita energia está sendo usada para a digestão. Logo, você se sente mole e sem energia. Se as suas refeições fazem você se sentir dessa maneira, fique atenta! Você está comendo errado!

Ouça os sinais do seu corpo em relação a cada alimento! Se você não se sente bem comendo muita carne vermelha, por exemplo, procure comer porções menores. Cada organismo é diferente e você deve parar por um momento para pensar como você se sente comendo este ou aquele alimento.

13342876_975286005920223_2715774345795306173_n

Paladar

Um dos segredos para ter uma dieta saudável é um paladar aguçado. Acabe com o preconceito contra frutas e verduras e se dê uma nova chance para apreciá-los. Quem desenvolve um bom paladar sabe como frutas e verduras são deliciosos.

Receitas diferentes e deliciosas estão esperando por você assim que você derrubar esta barreira, muitas vezes construída em razão dos hábitos alimentares da família. Perca o medo de não gostar e cozinhe para melhorar sua saúde e agradar seu paladar.

Não tem sentido em sofrer para comer com saúde. Se você se permitir, vai perceber como a comida saudável é saborosa! E, também, como comer aquilo que dá na natureza, como feijão, frutas, legumes, raízes, pode ser um verdadeiro deleite e ter um sabor maravilhoso!

Sem compulsão!

Uma última mensagem é não ficar encanando só porque saiu um pouco da dieta. Quanto mais culpa você sente em relação à comida, pior é sua relação com ela. Permita-se exceções e coma o bolo no aniversário da sua amiga. Não é a exceção que te faz engordar, é a regra. Aprenda como comer com prazer e seja saudável sem neura!

E aí? Pronta para usar a intuição na hora de comer? Se tiver qualquer dúvida, pode contar com a gente! Comente aqui embaixo e marque presença na comunidade Exercício em Casa.

autor Prof Dani

Prof Dani
Especialista em Emagrecimento
CREF 21935

Seja minha aluna também >
Voltar

Assuntos do Blog

Ultimos Posts

Comentarios (0)