8 Dicas de Como Não Engordar no Natal

Final de ano: tempo especial para reunir a família e celebrar novos começos para 2017. Só tem um probleminha, com tanta comida gostosa, fica difícil resistir às tentações da ceia. E o resultado são quilinhos extras. Mas não precisa ser assim! Este ano você pode fazer diferente!

E, para ajudar você a ter um Natal mais fitness e saudável, juntamos 8 dicas de como não engordar no Natal e no ano novo. Tudo para você não perder o controle nas festas de final de ano, se divertir e ainda comer coisas gostosas! Sem chutar o pau da barraca!

Dica 1 – Não chegue nas festas de barriga vazia

barriga-vazia

Comer muito pouco durante o dia da festa para economizar calorias é uma péssima ideia. Se você fizer isso, quando chegar na festa, vai ter vontade de atacar logo o alimento mais gorduroso.

Claro, seu corpo está carente de calorias e seu instinto é ir atrás dos pratos e petiscos mais gordurosos! Para não cair nessa cilada, uma boa tática é fazer todas as refeições normalmente, inclusive os lanches!

A nutricionista Tatiana Eto alerta para os prejuízos causados pela falta de critério quando você consome muito poucas calorias, praticamente passando fome:

“Evite ficar com fome para esperar a ceia. Quando estamos com muita fome, não temos senso crítico para escolher os alimentos e nem a quantidade”, diz ela.

Dica 2 – Álcool engorda e muito!

alcool-engorda

Se você beber demais, não é só a ressaca que você vai levar para casa, mas também calorias extras.

Muita gente não sabe, mas a bebida alcoólica tem mais calorias por grama do que proteínas e carboidratos!

“Cada grama de álcool contém 7 kcal. O álcool é tóxico para o fígado e age diretamente no sistema nervoso central, alterando o sinal de alerta e o equilíbrio.

“Não troque a água por refrigerante ou cerveja na hora da sede. Não exagerar na bebida alcoólica é a opção sensata.

Seu fígado tem coisa mais importante para fazer a ter que ficar metabolizando o álcool. Se beber, não dirija”, alerta a nutricionista Tatiana Eto.

Dica 3 – De olho na quantidade

de-olho-na-quantidade

Se você não aguenta ver um buffet variado que já corre para encher o prato e experimentar todas as delícias disponíveis, é melhor maneirar na quantidade! Evite também ficar beliscando, pois assim você consome muitas calorias sem perceber.

“Não existe a opção mais ou menos saudável, o segredo está na quantidade a ser consumida. A fome deve sempre ser o ponto inicial do consumo e a saciedade o ponto final.

“Não exagerar no dia dá ceia como em qualquer outro dia do ano é o mais sensato. Podemos comer de tudo, mas sem exageros.

“E na rotina diária evitar alimentos ricos em açúcar, gordura e sal, lembre-se, evitar não é proibir e sim não colocar estes alimentos nas refeições diárias.

“Os excessos nos deixam “estufados” e aí está o erro. Alimentos muito doces e com muita gordura são, sem dúvida, os mais calóricos, mas não há problema algum em consumi-los com moderação.

“E lembre-se, é tanta comida que vai sobrar tudo para o dia de Natal, e aí você pode comer o que não comeu na ceia”, aconselha Tatiana”.

Dica 4 – Jejum não é uma boa ideia

sem-jejum

Pensando em fazer jejum após as festas para compensar os excessos? Pois saiba que jejum não faz bem para o seu organismo

“Jejum nunca é bom. A fome é um sinal fisiológico e o cérebro sabe exatamente a hora que o corpo precisa de nutrientes, o jejum desrespeita este sinal”, avisa a nutricionista.

Dica 5 – Aposte nas frutas e nas oleaginosas  

frutas-oleaginosas

“Frutas como ameixa, nectarina, cereja e as oleaginosas, como nozes, castanha de caju e castanha do Pará são excelentes para compor a ceia”.

“As frutas vermelho-arroxeadas, branca e branco-amareladas, como ameixas, cerejas, pêssego e nectarinas são ricas em flavonoides, um agente antioxidante que auxilia na redução do risco de câncer.

“Essas frutas também contêm outra substância chamada carotenoides, que atua como agente antioxidante e auxilia na manutenção da visão.

“As oleaginosas possuem 60% de gorduras, por isso dão mais saciedade, além disso, são ricas em proteínas, em minerais como selênio, cobre, magnésio e vitamina E. Elas também possuem propriedades antioxidantes”, orienta a nutricionista Tatiana Eto.

Dica 6 – Mantenha o treino em dia.

nao-deixe-o-treino

Uma maneira inteligente de compensar as calorias a mais por conta das delícias de Natal e ano novo é manter seu programa de treino regularmente.

É importante destacar este ponto porque o clima festivo e de confraternização pode acabar afastando as atividades rotineiras, como fazer exercícios.

Dica 7 – Modere no doce

doces-e-mais-doces

Sobremesas que contêm creme de leite, leite condensado ou chantilly devem ser consumidas com moderação. Opte por frutas frescas ou assadas. Se quiser provar sobremesas mais calóricas, compense na quantidade e consuma uma porção pequena.

Dica 8 – Sem neuroses

sem-neuroses

Não fique só pensando em regime e comida o tempo todo, mude o foco! Também não vale deixar de ir às festas só para evitar as tentações. Afinal, estas datas são cheias de energia positiva, renovam o espírito e são perfeitas para estar com as pessoas que você mais ama.

Substituições light

As ceias de final de ano podem ser saboreadas com muito sabor e mais saúde. Para muitas famílias, as festas de final de ano têm as suas tradições gastronômicas.

Se você não quer abrir mão das suas receitas favoritas, mas não quer terminar o ano com os dois pés na jaca, avalie estas substituições. Elas vão dar mais leveza aos seus pratos e o melhor: não comprometem o projeto verão!

  • Troque o creme de leite por iogurte, biomassa de banana verde, creme de abacate, ricota ou cottage. Neste caso, você tem de avaliar o melhor substituto de acordo com os demais ingredientes e modo de preparo.

  • Substitua o leite condensado tradicional por uma versão light.

  • O chocolate em pó pode ser substituído por cacau em pó.

  • Prefira fazer doces com chocolate em barra com 70% de cacau no lugar da versão ao leite.

  • Opte por panetones com frutas em vez das versões com chocolate e recheadas.

  • Ao escolher as frutas para compor seus pratos, dê preferência para: melancia, morango, framboesa, pêssego, melão, amora, ameixa e pera no lugar das frutas secas, que são muito calóricas e devem ser consumidas moderadamente.

Gostou da ideia de passar um fim de ano fitness? Escreva para a gente comentando aqui embaixo no site. Não se esqueça de deixar também dúvidas e sugestões.

8 Dicas de Como Não Engordar no Natal

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>