A Fritura Sabota sua Dieta – 5 Motivos

Dica de alimentação saudável: fuja das frituras!!

Já diz o bom senso, exagerar na fritura não é para quem quer perder peso. Mas você sabe o porquê exatamente? Vamos conhecer um pouco mais sobre nutrição e aprender sobre nos alimentar de forma a favorecer o treino e não prejudicá-lo!

1 – Engorda muito

Primeiro, frituras têm muitas calorias! Calorias demais! Vamos colocar em números para a gente entender: 1 grama de gordura tem 9 calorias. Em segundo lugar, carboidratos e proteínas tem 4 calorias por grama. Gente, isso é menos que a metade!

E mais, quando fritamos um alimento de modo padrão, ele absorve 30% do peso dele em gordura. Se você frita, por exemplo, um bife de 60 gramas, a carne ganha 18 gramas de óleo, ou 127 calorias a mais! 100 gramas de bife à milanesa frito carregam 375 calorias, enquanto isso o mesmo bife à milanesa, se preparado assado, tem 210 calorias.

2 – Menos nutrientes

No processo de fritar, um alimento é submetido ao óleo vegetal em uma temperatura altíssima. Uma das reações químicas: por causa do calor, alimento perde água e, com ela, nutrientes. São compostos importantes, que ajudam seu organismo a funcionar com saúde. Comendo menos nutrientes, seu organismo pode se sentir desnutrido e dar a sensação de fome! Além disso, você se sente mais cansada para treinar!

3- Alto índice glicêmico

Ao comer um alimento rico em gordura, com alto índice glicêmico, como as frituras, você pode ter um pico de insulina. Resultado: seu corpo absorve rapidamente as células de glicose e você pode ficar com a sensação de fome novamente! E aí, você parte para atacar outra coxinha! E depois, mais outra, entrando num verdadeiro ciclo vicioso.

4 – Saúde

Ora, todo mundo sabe que saúde vem em primeiro lugar. E, se você está em um programa de treino para ficar em forma, você vai precisar do máximo que a sua saúde pode oferecer. E o que isso tem a ver com frituras? Bem, frituras em excesso causam aumento da pressão arterial, problemas gastrointestinais. A fritura também costuma conter gordura trans, que aumento o risco de doenças cardiovasculares e até de câncer.

5 – Atrapalha o resultado do treino

Pare para observar, quando você come muita fritura, seu músculo, que estava visível e durinho de repente não está mais com a aparência tão legal. Comer muita fritura, aumenta o percentual de gordura no corpo, e daqui a pouco você tem uma capinha de gordura que deixa seus músculos menos visíveis!

Se não tiver jeito, veja essas dicas simples sobre como consumir frituras de maneira mais saudável

Um dica para consumir frituras: Tudo que comemos deve partir do princípio da moderação! Guloseimas como frituras devem ser consumidas esporadicamente ou até mesmo evitadas. Se você realmente quer comer uma fritura, é bom saber de algumas dicas para seu organismo não sair tão prejudicado.

Primeiro, não reutilize o óleo para novas frituras. Este processo forma um composto chamado acroleína, substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer.

Segundo: coma fritura junto com outros alimentos, porque isso ajuda seu corpo a processar a glicose mais lentamente, evitando picos de insulina e diminuindo o acúmulo de gordura. Ah, por último, procure uma maneira sustentável de jogar o óleo utilizado fora. Se despejado sem o devido cuidado, ele contamina o meio ambiente.

Gostou deste artigo? Já deu uma boa cortada nas frituras? Escreva para nós e conte para a gente como está indo sua reeducação alimentar (RA). Comente aqui embaixo no site! Queremos ver você participando aqui no Exercício em Casa, A sua Academia Online. Deixe também dúvidas e sugestões!

 

 

A Fritura Sabota sua Dieta – 5 Motivos

9 Comentários

  • MARIA NEYLIANNE
    Resposta

    Matéria maravilhosa; depois que deixei frituras minha pele, cabelo melhorou muito e colesterol voltou ao normal.

  • Eduarda
    Resposta

    Amei as Dicas! Faço muito bife de frango. Utilizando meia colher de óleo de coco para refogar e logo após coloco bastante água e deixo ate secar. Acredito que seja melhor do que a fritura , ou estou fazendo errado também?

  • inglid
    Resposta

    Na verdade cortei frituras, diminui porções e cortei carboidratos a noite, próximo passo diminuir o consumo de açúcar.

  • WANESSA
    Resposta

    Ótimas dicas! Realmente a fritura atrapalha muito mesmo. Será que quando resolvermos fritar, utilizar óleo de canola ou girassol seria menos prejudicial?

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>