11 dicas para emagrecer em casa de forma saudável

Se toda segunda-feira aquela meta de emagrecer lhe vem à cabeça, saiba que você não está só.
Sabemos que nem sempre é fácil por a roupa de ginástica e se deslocar até a academia para treinar. Se este é o seu caso, não desanime: separamos 11 dicas de como emagrecer no conforto da sua casa!

Nesse artigo nós vamos:

  • Te mostrar como é possível emagrecer em casa de vez.
  • Te dar dicas para melhorar a sua alimentação.
  • Te mostrar os exercícios mais eficazes para emagrecer em casa.

Antes de avançar, saiba que a Exercícios em Casa é a maior autoridade em treinos em casa do Brasil. Todas as nossas observações são sempre baseadas nas necessidades dos milhares de alunos que treinam conosco e formuladas pelos nossos treinadores que são formados e pós-graduados em suas especialidades.
Vamos nessa?

1.Emagreça sem abrir mão da saúde

É preciso deixar claro que aliar uma boa alimentação a exercícios físicos é essencial para um processo de emagrecimento de forma saudável.
Muitas pessoas acreditam que passar fome é a solução para emagrecer rapidamente. Adivinhe então o que mais acontece? Dietas que te privam de comer o que você gosta são difíceis de serem mantidas. E é aí que as pessoas tendem a desistir de sua meta de conseguir emagrecer.
Alcançar o resultado que se deseja com dietas altamente restritivas tende a ser passageiro. Antes de tomar qualquer decisão dessa natureza, consulte sempre um especialista, como endocrinologista, nutricionista ou nutrólogo que crie uma dieta personalizada para você sem abrir mão da sua saúde e bem estar.
Além disso, pequenas mudanças na sua rotina podem favorecer o emagrecimento em casa de maneira saudável. Manter-se ativa(o) o máximo possível, aproveitando oportunidades oferecidas em seu dia a dia vai te ajudar a queimar gordura. Por exemplo: sempre que possível, opte por subir escadas na sua casa, e não de elevador; faça trajetos a pé e não de carro; faça aquela faxina, deixe seu lar ainda mais agradável e perca umas boas calorias!

emagrecer em casa

2.Café da manhã é essencial

Todas as refeições são importantes durante nosso dia, mas o café da manhã é essencial. É ele o responsável por começar o seu dia e controlar sua fome.
Durante o sono nosso corpo continua trabalhando e digerindo os alimentos que consumimos. Ao acordar precisamos “reabastecê-lo” ingerindo alimentos saudáveis que gerem força e energia aos músculos e cérebro. Quando pulamos a primeira refeição do dia o corpo busca drenar nossas reservas de energia. Isso não é bom e pode provocar aquele cansaço que vai te impedir de fazer um exercício físico, por exemplo.
E você deve estar se perguntando, mas afinal o que eu preciso para ter um café da manhã saudável?
Se desejar, coma o pãozinho com moderação. Ele não faz mal, mas se o objetivo é emagrecer, várias fatias não vão te ajudar, ainda mais se forem de pão branco. Se você não consegue ficar sem o delicioso pãozinho francês, saiba que apenas uma unidade tem 135 calorias, e claro ainda colocamos a manteiga, requeijão e outras coisinhas, portanto, cuidado. Opte pela versão integral e em pouca quantidade.
Evite alimentos altamente processados. Para isso leia os rótulos do que você está consumindo. Lá você encontra tamanho, calorias, informação nutricional.
Consuma frutas no seu café da manhã, mas lembre-se da quantidade. Cereais, vitaminas e sucos também são bem-vindos, tudo com moderação!

3.Não corte as refeições: corte calorias

Já conversamos sobre um café da manhã saudável e que ele nunca deve ser deixado de lado, mas não é só ele. A grande maioria dos especialistas recomendam: não pule nenhuma refeição e nem fique de barriga vazia por mais de cinco horas.
Outra medida para comer de maneira correta, e que deve te ajudar a emagrecer em casa, é comer primeiro os alimentos que dão mais saciedade. Por exemplo, carnes devem ser ingeridas primeiro. Isso te ajuda a comer menos.
Corte calorias para emagrecer de forma mais rápida, não beba refrigerantes, evite macarrão, bolos, tortas, biscoitos. Aposte em vegetais, castanhas, fibras e proteínas.

emagrecer em casa

4.Invista no suco de limão para emagrecer

Suco de limão é um importante aliado para quem deseja emagrecer.
Você sabia que o suco de limão ajuda a melhorar a digestão e também no processo de desintoxicação? Consumir suco de limão auxilia na eliminação de toxinas do corpo que retardam o metabolismo.
Como consumir o suco de limão de maneira correta? Anote aí:
Misture três colheres de chá de suco de limão, uma colher de chá de mel e meia colher de chá de pimenta preta em pó em um copo de água.
Beba de manhã com estômago vazio.
Faça isso diariamente por pelo menos três meses.
Se preferir você também pode misturar uma xícara de água morna com uma colher de chá de suco de limão.

5.Chá verde auxilia na perda de peso

Outro assistente para a perda de peso em casa é o chá verde.
Segundo um estudo divulgado pela Universidade Penn State um composto presente no chá verde ajuda a diminuir o ganho de peso. Assim, a bebida pode ser considerada um remédio natural na hora de perder peso!
Além disso, o chá verde também limita a absorção de gordura e tem muitos nutrientes como vitamina C, carotenoides, zinco, selênio e outros minerais.
Qual a maneira correta de tomá-lo? Especialistas indicam de três a quatro xícaras de chá verde diariamente para melhor percepção de seus benefícios.

emagrecer em casa

6.Controle a ingestão de sal

Sódio contribui para retenção de água e retenção você já sabe, não é? Traz a sensação de inchaço.
Estudos indicam que a quantidade diária de sal a ser consumida é de não mais do que 2.400 miligramas de sódio, ou seja, cerca de uma colher de chá.
Como nos dias de hoje comemos muitos alimentos industrializados, enlatados, sucos de caixinha, refrigerantes, salgadinhos, ingerimos muito mais do que o recomendado. Fique atento ao consumo deste vilão que só vai atrapalhar na hora de emagrecer, e de olho também no saleiro!

7. Ingerir líquidos ajuda no emagrecimento

Em quase todos os textos que você lê por aqui reforçamos que a ingestão de líquidos ajuda na hora de emagrecer. Beber líquidos entre as refeições ajuda a diminuir a fome e, consequentemente, a emagrecer.
Além disso, ajuda a controlar a retenção de líquidos, pois quanto mais água você bebe, mais vezes você vai ao banheiro eliminando toxinas que prejudicam seu emagrecimento.
Além da água, quais outros líquidos te ajudam a emagrecer? Água de coco, sucos naturais sem açúcar, chás sem açúcar também são aliados nesse processo. Líquidos proibidos para o projeto verão? Refrigerantes, sucos de caixinha, achocolatados e bebidas alcoólica!
Importante ressaltar que a maneira mais saudável de ingerir líquidos é até meia hora antes e depois das refeições. Em relação à água, a quantidade recomendada varia entre 1,5 e 2 litros por dia.

emagrecer em casa

8.Tenha uma ótima noite de sono para emagrecer

Essa é uma dica que talvez você não esperava, mas sim dormir bem emagrece.
Ter uma boa noite de sono ajuda na perda de peso, pois é ela a responsável pela regulação de hormônios do nosso corpo que ajudam a controlar a fome.
Por outro lado, quando você dorme menos de 6 horas por dia você aumenta a produção de hormônios do estresse, o que aumenta a vontade de comer e dificulta a queima de gordura.
A maioria das pessoas precisa dormir entre 6 e 8 horas por dia para que todo o processo de reposição de energias seja feito.
Curiosidade: você sabia que uma pessoa saudável gasta, em média, cerca de 80 calorias por hora de sono? Isso não quer dizer que somente dormindo você consiga emagrecer, mas sim, que dormir bem é essencial!
Nós começamos nosso bate papo falando que para emagrecer em casa é importante aliar a alimentação saudável a prática de exercícios físicos. Pois bem, sobre a primeira parte você já conferiu bastante dicas para te auxiliar. Agora vamos compartilhar alguns exercícios poderosos para perda de peso.

9. Os músculos te ajudam a emagrecer

Muitas pessoas só pensam nos exercícios aeróbicos na hora de emagrecer. Correr, pular, andar de bicicleta e outros.

Claro, que os exercícios cardio tem o papel principal no processo de emagrecimento em casa mas, se você aliar eles com treinos de força para seus músculos, você vai acelerar a sua perda de gordura.

Os exercícios de força que temos aqui no site são os treinamentos funcionais, localizada, pilates e yoga. Esses treinos vão te ajudar a ganhar massa muscular e mante-la.

Se você ainda não sabe os músculos tem uma grande importância também para o emagrecimento, ajudando a manter o seu gasto de calorias em repouso alto e também mantendo o seu nível de açúcar no sangue baixo!

emagrecer com hiit

10.Treinos HIIT

Esse tipo de treino é revolucionário para quem deseja emagrecer.
São exercícios com intervalos e pequenos descansos de 30 a 60 segundos. Aulas de HIIT são dinâmicas e exigem bastante fôlego!
Aqui no Exercícios em Casa você tem várias opções de aulas HIIT para te ajudar no emagrecimento. Coloque essa dica em prática hoje mesmo! Acesse a aula de aerohiit e queime até 350 calorias em 21 minutos!

11. Ritmos

Se um treino HIIT é dinâmico outro que não te deixa parado é o treino de ritmos.
Treinar dançando queima muitas calorias, além de ser muito divertido. Se o seu foco é emagrecimento você não pode deixar de fora essas aulas na sua rotina. Hoje separei uma aula de ritmos latinos para você se jogar!
Depois de todas essas dicas superlegais você ficou animado para começar seu projeto de emagrecer em casa hoje mesmo? Se sim, gostaria de te fazer um convite: vem treinar comigo!
Acesse o site exercícioemcasa.com.br e nós montamos pra você sua rotina de treino.
Espero que você tenha gostado das dicas de hoje e que elas te ajudem a alcançar seu objetivo de emagrecer.

Te vejo no treino.

Prof. Dani Dias

11 dicas para emagrecer em casa de forma saudável

2 Comentários

  • Gaby Santos
    Resposta

    Parabés pelo conteúdo, hoje em dia a grande maioria só quer te vender alguma coisa kkkk
    Se puder da uma olhadinha la no meu blog também, tem muita coisa interessante
    Beijoo

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>