Exercício em casa responde: exercícios na menopausa

Todas nós mulheres já ouvimos pelo menos falar sobre a menopausa. O processo é natural e inevitável a todas, mas em algumas mulheres o efeito pode ser mais ou menos sentido. O que vamos conversar hoje é como a atividade física pode auxiliar neste processo. Vamos entender como e porque os exercícios na menopausa são benéficos.

O que você vai aprender:

  • Entender o que é a menopausa e seus efeitos
  • Benefícios da atividade física na menopausa
  • O efeito dos exercícios na menopausa em cada parte do corpo

O que é menopausa e seus efeitos?

A menopausa é definida como a última menstruação da mulher, que costuma acontecer por volta de 50 anos. Todas as mulheres passam por esse processo natural e um dos sinais para saber se você está passando por ela é estar há 12 meses sem menstruar.

Além disso, outros sinais são bastante claros para definir se você está ou não na menopausa. São eles: baixa significativa na produção de hormônios, variação de humor e aquele calorão fora de hora, independente do clima, também conhecido como fogachos. Esse calor é causado pelo déficit de estrogênio, hormônio que os ovários param de produzir na fase da menopausa. O calorão pode durar entre três a cinco anos, e algumas mulheres sofrem por mais tempo.

Outros sintomas comuns da menopausa incluem irritabilidade, depressão, tontura, dores de cabeça, redução da libido, ressecamento vaginal, insônia e redução do metabolismo. As mulheres também ficam mais propensas a diabetes, osteoporose e doenças do coração.

Cada mulher passa por este momento da vida de uma forma. Os efeitos que citamos acima podem acontecer ou não com você, em maior ou menor intensidade, e isso depende de muitos fatores como, por exemplo, a genética.

Muitas mulheres escolhem fazer terapia hormonal para minimizar, controlar esses efeitos que essa fase da vida traz, outras não querem, ou não podem se beneficiar deste tratamento. Para essas mulheres e todas as outras, os exercícios na menopausa são muito benéficos e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Benefícios dos exercícios na menopausa

Fazer com que a prática da atividade física seja parte da rotina traz benefícios em qualquer idade para a mulher. Quanto antes você começar melhor, inclusive. O recomendado é que você pratique pelo menos 30 minutos de exercícios por dia.

Estudos mostram que praticar exercícios na menopausa ajuda na flexibilidade, melhora as condições cardiovasculares e ajuda a controlar os fogachos. Exercícios que exigem mais força também ajudam a estimular os ossos a captar cálcio.

Sem contar que treinar regularmente no período da menopausa minimiza o envelhecimento arterial, diminui os riscos de hipertensão, melhora o colesterol e, claro, diminui a gordura.

Opte por fazer diferentes tipos de exercícios para se beneficiar. Aeróbicos em intensidade moderada pelo menos cinco vezes na semana e aqueles que trabalham a força dos músculos duas vezes na semana pode ser um bom caminho para quem deseja obter os benefícios da atividade física no período da menopausa.

Outra dica bacana é investir em exercícios que estimulam sua flexibilidade e equilíbrio, como pilates e yoga. Vale lembrar que aqui no Exercício em Casa você encontra todos essas modalidades de exercícios que vão te ajudar a passar pela menopausa com mais qualidade de vida!

Efeito dos exercícios na menopausa em cada parte do corpo

1. Músculos
Ao longo da vida vamos perdendo massa magra e na menopausa não é diferente. Investir em exercícios que ajudem a fortalecer a musculatura ajuda e muito a manter o equilíbrio e evitar quedas.

2. Cérebro
Parte importantíssima do nosso corpo também é beneficiado pela prática de exercícios regulares. A atividade física ajuda a regular os sistemas cerebrais prevenindo a depressão, por exemplo. Outro ponto é que os exercícios também melhoram a comunicação entre as células nervosas.

3.Coração
Como já falamos, o déficit dos hormônios femininos na menopausa é o responsável pelos efeitos negativos nessa fase da vida da mulher. Um dos pontos afetados com essa deficiência hormonal é o aumento do risco de infartos. Por isso, fazer exercícios aeróbicos ajudam na prevenção.

4.Abdômen
Sabe aquela gordurinha incômoda na barriga? Então, a baixa do estrogênio também é culpada, mas se manter ativa é o melhor remédio para queimar gordurinhas localizadas.

5. Pâncreas
Lembra que comentamos que misturar as modalidades te ajudam a passar melhor pela menopausa? Isso vale para tudo e praticar atividades aeróbicas e de musculação controlam a glicose no sangue o que, consequentemente previne a diabete, uma das doenças que tem seu risco aumentado na fase da menopausa.

6. Ossos
Outro grande problema da menopausa é o aumento do risco da osteoporose. Praticar exercícios regularmente estimula a formação de células ósseas. Portanto, se você faz atividade física também mantém o corpo mais resistente prevenindo uma possível osteoporose.

7. Vasos sanguíneos
A diminuição do estrogênio faz com que a pressão arterial suba, outro efeito negativo da menopausa. E você já sabe…Investir em exercícios ajudará na circulação e flexibilidade dos vasos.

Gostaram de entender um pouco mais sobre o que acontece no seu corpo na fase da menopausa? Prontas para começar hoje mesmo passar por essa fase de maneira mais leve? Comece a fazer exercícios e você verá quantos benefícios vai sentir para sua vida.

Se você que está lendo este artigo e ainda não está na menopausa, saiba que toda parte boa que a prática de atividade física traz vale para você também. Como já dissemos quanto antes você começar a se movimentar melhor. Prevenir sempre é o melhor remédio!

Além disso, coloque objetivos que você deseja alcançar com os exercícios. Você poderá se beneficiar de tudo que falamos acima ao passar pela menopausa. Incorpore na sua rotina exercícios novos e modalidades diferentes que te ajudarão a manter-se motivada.

A Exercícios em Casa é a maior autoridade em treinos em casa do Brasil para mulheres. Todas as nossas observações são sempre baseadas nas milhares de alunas que treinam conosco. Nossos treinadores são profissionais de educação física formados e pós-graduados em suas especialidades. Estamos aqui para te ajudar, sempre!

Depois de começar a se exercitar compartilhe com a gente como tem sido para você passar pela menopausa e como tem sentido os benefícios da atividade física na sua vida, combinado?

Um beijão e até a próxima!

Prof. Dani Dias

Exercício em casa responde: exercícios na menopausa

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>