Professor Djan explica as modalidades Step Line e Fit Max

Professor Djan explica as modalidades Step Line e Fit Max

As novas sensações do Exercício em Casa, trazidas pelo professor Djan, o Fit Max e o Step Line, têm chamado atenção dos nossos alunos que gostam de passos métricos e dançantes, como no Step, ou de nossos alunos que preferem treinar com golpes de artes marciais, como quem curte soltar um gancho, um jab e ainda quer perder calorias com esses movimentos divertidos e desestressantes.

Por isso, hoje vamos falar de Step Line com o professor Djan e vamos falar de Fit Max também, duas modalidades super diferentes, mas que são novas aqui no canal e são apresentadas pelo mesmo professor, o divertido Djan! Confira esse papo e fique por dentro do papel de cada modalidade, além de novidades fresquinhas!

STEP LINE

Vamos falar de do Step Line, a modalidade que chegou ao Exercício em Casa primeiro. Djan nos conta que ele mesmo inventou o Step Line. Principalmente para aqueles alunos que não têm Step em casa.

Afinal, Step não é o aparelho de ginástica mais barato do mundo. Então, Djan desenvolveu uma modalidade bem parecida chamada de Step Line, na qual o aparelho tradicional é simulado com uma fita que faz a marcação retangular no chão do tamanho de um step comum. Assim, o aluno não precisa levantar tanto o joelho como nas aulas de Step da academia.

“O Step Line foi desenvolvido para dar mais condições ao aluno. É uma aula que simula uma aula real de Step da academia. Nesta aula, é trabalhada a coordenação motora e também a capacidade cardiorrespiratória”, explica Djan.  

“Mesmo ela não tendo o aparelho de Step em si, esta é uma aula mais intensa, até pela questão da velocidade. Eu diminuí a condição da propulsão (ou impulso para levantar o joelho), mas eu aumentei na questão velocidade”, descreve o professor.

“Então é uma aula que ajuda na parte motora, ajuda no desenvolvimento cardiorrespiratório e dá mais resistência física para a pessoa. Também trabalha a perna por causa dos avanços, dos saltos. Acaba se tornando um exercício aeróbio, enumera”.

Menos problema para o joelho

Para quem tem problemas no joelho, a prática de Step Line pode ser uma boa solução. O professor Djan explica que, além de dar acesso a quem não tem um aparelho em casa, um dos maiores benefícios da aula de Step Line é justamente o fato de ela ser uma aula aeróbica e ter o nível de impacto (articular) muito baixo.

“Isso é um fator que dá a aula de Step Line uma vantagem muito grande em relação a aula de Step tradicional. Principalmente, para aquelas pessoas que têm problemas articulares no joelho, essas pessoas podem fazer aulas de Step Line, justamente por ela ter baixo impacto” indica.

Isso ocorre porque ela não exerce aquela elevação no bloco” afirma Djan.

“Para as pessoas que têm problemas nas articulações, ela ajuda no desenvolvimento motor também. A principal vantagem do Step Line é que ele tem a queima alta de calorias e o impacto dele é bem reduzido”.

“Um dos maiores benefícios da aula de Step Line é justamente o fato de ela ser uma aula aeróbica e ter o nível de impacto (articular) muito baixo, ressalta o professor.”

Dimensão do Step Line

Para fazer seu Step Line, meça uma área de 70 cm de largura e 30 cm de comprimento. Pode ser feito com fita isolante, fita crepe desde que o chão tenha aderência

Step Line para queimar calorias

“Eu vou estimular os alunos a repetirem mais a sequência e os nomes que são próprios do Step, a decorarem a sequência, porque, posteriormente, nós vamos unir os blocos de sequência, então já vai ficar uma aula de Step com um nível um pouco mais avançado, mais complexo”.

“Como o Step é uma aula de construção, uma dica é o aluno procurar repetir as aulas, porque algo importante é o aluno se acostumar com os nomes dos movimentos do Step. No caso do Step, nós usamos um movimento básico, que é aquele avanço para frente”.

Então, fique esperto (a), você precisa repetir a aula várias vezes e aprender o nome dos movimentos se quiser acompanhar o ritmo do Djan.

“O aluno mais avançado vai ter que se acostumar com essa nomenclatura de avanço, que seria o básico. Com o Cha, Cha, que seriam os mambos. Propulsão, que é uma elevação do joelho. Repetidor que são 3 joelhos, entre outros”.

“Quando o aluno se acostuma com a nomenclatura da aula facilita muito na hora de acompanhar os movimentos, ressalta o professor”

“Nós desenvolvemos um sistema que deu condição para qualquer pessoa. Isso eu acho muito legal. A base do Step Line vem disso mesmo, dos Estados Unidos, nos anos 1980. Quando uma professora desenvolveu esse treinamento, a Gin Miller, porque ela machucou o joelho e ela não podia fazer aula de aeróbica e um dos treinamentos para fortalecer a musculatura e volta à antiga forma era subir e descer escadas. Ela teve a ideia de criar uma metodologia em cima de um bloco para ela poder ter uma aula mais dinâmica e aí nasceu a aula de Step” conta.

O que esperar em cada nível das aulas de Step Line

“Os treinos de Step Line são divididos em níveis. O nível 1 é o nível desenvolvido com um bloco de sequência básica, com intensidade um pouco mais baixa e as sequências são mais fáceis”.

“No nível 2, já aumenta o grau de dificuldade na sequência, a velocidade da sequência é um pouco mais rápida, então, o número de batimento cardíaco por minuto (bpm) já sobe um pouquinho mais, e o desenvolvimento coreográfico também é um pouco mais complexo, diz ele”.

“No nível 3 (ainda será lançado), além de ser uma coreografia um pouco mais complexa, um pouco mais intensa, nós temos também a capacidade de unir o bloco das sequências 1, 2 e 3. E aí, nós poderemos fazer uma fusão dos três blocos de aula, que é provavelmente o que vai acontecer no Step Line 4. Quando sair o Step Line da aula 4, provavelmente eu vou fazer uma fusão da aula 1, da aula 2 e da aula 3” planeja.

“Então, eu vou estimular os alunos a repetirem mais a sequência, a decorarem a sequência porque posteriormente nós vamos unir os blocos de sequência, então já ficar uma aula de step com um nível um pouco mais avançado, mais complexo”, adianta Djan.

FIT MAX

“Hoje o FiT Max tem como principal missão ajudar o aluno no desenvolvimento cardiorrespiratório, ajudar o aluno em toda na melhora da condição física dele, e ajudar em todo o desenvolvimento motor também, através de uma aula bem mais dinâmica, bem mais intensa, e diferente também dos outros treinamentos”.

“O Fit Max, o fato de ele usar as técnicas de arte marcial é um fator que serve como motivação e de repente atrai mais adeptos a desenvolver esse tipo de atividade”.

O Fit Max é um treinamento de alta intensidade, com alta queima calórica, concebido através de diversas técnicas de artes marciais e treinamento de alta intensidade, que no caso seria o HIIT.

“O Fit Max é uma fusão de vários treinamentos. Então, a cada aula de Fit Max, nós podemos desenvolver um treinamento para trabalhar uma parte do corpo, pode ser voltado para abdômen, voltado para a perna, para a cintura. As técnicas de Muay Thai usam muito a musculatura abdominal, core, braços. É um treino que desenvolve o corpo todo e queima muita caloria” apresenta Djan, que é faixa preta em Taekwondo.

Emagrecer e fortalecer a musculatura

“O Fit Max é uma das aulas mais completas no desenvolvimento do aluno até em um processo de queima calórica, ajuda muito na questão do emagrecimento. Além disso, ajuda muito no fortalecimento e enrijecimento da musculatura, principalmente por trabalhar o treino de intensidade”.

“Uma das principais diferenças no treinamento de Fit Max é o elemento música porque existe um sincronismo entre as técnicas de artes marciais, o sincronismo e a música, Então acaba se tornando uma aula coreografada e bem mais intensa”.

“Na parte de construção coreográfica do Fit Max, as músicas são elaboradas com a ideia de motivação, porque toda a movimentação é rica em efeitos de áudio, como exemplo a pessoa executando um movimento de chute, a pessoa tem um som de quebrar a madeira, quebrar o vidro, um movimento de grito, um som que remete mesmo ao movimento de luta. E nos treinamentos de intensidade, essas batidas são bem mais intensas, porque até em um momento de cansaço do aluno, ele ainda ter aquele elemento motivador para não deixar ele desistir”.

autor Prof. Dani

Prof. Dani
Especialista em Emagrecimento
CREF 21935

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