Treino para Iniciantes: Guia Completo

Guia de treino para iniciantes do Exercício em Casa

Está começando a fazer exercício conosco? Nesta matéria, trazemos algumas informações sobre fitness que todo iniciante deve saber e, também, algumas dicas de como utilizar o método e o site do Exercício em Casa a seu favor.

1 – Como se adaptar à atividade física

Para começar a treinar após estar sedentário, você tem duas opções saudáveis, que ajudam seu corpo a se adaptar sem sustos à atividade física.

A primeira é fazer poucos minutos por semana (10 a 25 min) de atividades adequadas para o seu nível de condicionamento físico.

Você deve começar do nível iniciante 1.  Outra opção é fazer 2 ou 3 vezes por semana durante 30 minutos

treino-para-iniciantes-1

2 – Comece pela modalidade que você preferir

Sempre quis fazer Yoga ou Pilates, mas a academia era muito cara? Esta é sua chance! Temos treino para iniciantes em todas as modalidades.

 Você pode aprender passos de ballet, investir em aulas tradicionais, como a de localiza e a de abdominais. Utilize a aba treinos para ver todas as modalidades do Exercício em Casa.

Também temos os modernos treinamentos HIIT e Funcional, exercícios com funções múltiplas, desde trabalhar postura até ganhar músculos.

Ao escolher o que você gosta, você se movimenta de uma maneira que tem a ver com você. E fazendo algo que você gosta, a chance de ir mais longe é muito maior.

treino-para-iniciantes-2

 3- Alimentação:

Treino e alimentação se completam. Fazer exercício é sempre bom, mas para alcançar resultados melhores é preciso ficar de olho no que você coloca no prato.

Tente não descontar sentimentos de frustração, ansiedade e tristeza na comida. Outro ponto importante é a qualidade do que você come.

Procure consumir alimentos saudáveis e muitas frutas e vegetais. Assim como o exercício, a alimentação influi no organismo de forma geral e preserva a boa forma e a saúde.

Ter uma alimentação rica em gordura significa um maior percentual de gordura no corpo e menos massa magra. Então, se você quer ter músculos delineados, é fundamental maneirar no consumo de gordura.

treino-para-iniciantes-3

4 – Como ajustar o ambiente para treinar em casa?

Utilize um espaço amplo, arraste os móveis e dê play! Outra dica é avisar as pessoas da sua casa que naquele momento você está treinando e, por isso, está ocupado (a).

Separe um colchonete, muitas aulas precisam dele para fazer todos os exercícios.

É muito fácil improvisar um colchonete, você pode usar o tapete de casa, o carpete, uma esteira de Yoga, uma colcha dobrada…  Outros materiais que vamos precisar com frequência é um cabo de vassoura, uma bolinha (tipo de tênis) e um banquinho.

Para incrementar seus equipamentos fitness, separe pesos típicos de ginástica localizada, como caneleiras e tornozeleiras.

treino-para-iniciantes-4

5 – Utilize o filtro do site para escolher as aulas que você quer fazer

Quando você clica na aba treinos, ao lado das aulas, você encontra filtros que vão te ajudar a escolher o que você quer fazer de acordo com o seu objetivo.

Esta seção de filtros também pode ser acessada na página de cada modalidade.

As aulas podem ser escolhidas de acordo com o número de calorias perdidas, dificuldade ou nível de condicionamento, segmento muscular trabalhado e tempo de duração.

treino-para-iniciantes-5

6 – Expectativa de resultado

Não existe mágica, os resultados vão aparecendo aos poucos. A alimentação, o treino regular e a persistência são suas maiores armas para alcançar resultados.

Se você der atenção a esses dois fatores, vai ter resultados, até antes do que você imagina. Porém, no começo do treino, é importante ter paciência, pois a ansiedade criada pela expectativa de um resultado a jato pode te atrapalhar e muito.

Você pode ficar propenso (a) a descontar na comida ou mesmo a sentir frustração e largar a atividade física.

treino-para-iniciantes-6

7 – Visite a seção Perguntas Frequentes do site

Tem alguma dúvida? Uma maneira prática de procurar respostas para as perguntas mais frequentes dos nossos alunos é visitar a seção de Perguntas Frequentes.

Você pode tirar dúvidas como: que tipo de desconforto é comum ao se exercitar; em quanto tempo os resultados aparecem; quantas aulas você pode fazer por dia; se os pequenos podem fazer as aulas; como funciona a perda calórica para cada aluno e mais!

treino-para-iniciantes-7

8- Programa de treino completo

Existem 3 capacidades essenciais que você deve desenvolver se quiser um treino completo, com todos os benefícios que a prática de atividade física tem a oferecer: flexibilidade, condicionamento cardiovascular ou aeróbico e força.

Por isso, inclua sempre aulas de alongamento para trabalhar a flexibilidade. Aulas que ajudam a fortalecer os músculos e, também, treinos que trabalham bastante a capacidade aeróbica, como Ritmos e Aerohiit!

treino-para-iniciantes-8

9 – Quais são as vantagens de se tornar membro do site?

Ao matricular-se no site, pagando apenas R$ 29,90, você tem acesso a todas as aulas oferecidas pelo Exercício em Casa, recursos do site super legais do site, como a Playlist de treinos.

Os programas oferecidos pelo Exercício em Casa são o Cardio Mix (queima de gordura/emagrecimento) e Muscle UP (tonificação). O que é bacana sobre esses programas é que eles oferecem um treino diário focado no seu objetivo. Através de um calendário mensal de treinos indicados por nossos professores, a cada dia, indicamos as aulas a serem feitas. Para acessar seu treino personalizado ou evoluir trocando de treino, veja o artigo:

Além disso, você também contribui para que possamos continuar a fazer nosso trabalho e ajuda a promover o impacto social que o exercício físico tem na vida de milhões de pessoas. Ajude a criar um mundo melhor!

treino-para-iniciantes-9

Gostou deste artigo sobre treino para iniciantes? Ficou alguma dúvida? Escreva para a gente comentando aqui embaixo! Contamos com a sua participação!

Treino para Iniciantes: Guia Completo

8 Comentários

  • Monica
    Resposta

    Vou começar amanha e me desafio a fazer 30 dias se der certo farei a assinatura, pelo que vi as aulas sao motivadoras e adaptadas para cada necessidade…Vida nova….

  • Dani
    Resposta

    Bom dia!!
    Hj tá fazendo uma semana q comecei a fazer os exercícios de aerohiit, to adorando!! Me sinto mt motivada a fazer tds as manhãs. Tenho 1,76 e depois de duas gestações, estou c sobrepeso, pois estou c 93,65 kg, e meu objetivo é chegar aos 70/75.
    Encontrei vcs por um acaso, pesquisando sobre treinos e lhes digo, vcs são os melhores em tds os aspectos.
    Parabéns pela iniciativa e por me motivar td manhã.

  • Erica Santoa
    Resposta

    Ameiiiiii.
    Estava sem tempo para academia, precisamos apenas da dedicação para dar o play e fazer as aulas.
    As aulas que realizei pro YouTube são bem interativas não há que reclamar.
    Como estou de ferias Irei fazer o teste pelas aulas abertas se o resultado vier e eu conseguir realizar após voltar de férias irei assinar o conteúdo completo.
    Parabéns !!!

  • Foto de perfil de Fabiana
    Fabiana
    Resposta

    Olá!! Já faz um mês que faço aulas de HIIT, step, yoga e gostei tanto que hoje fiz minha assinatura para ter meus treinos personalizados pois trabalho fora, em casa, sou mãe e não teria tempo de me exercitar se não fossem vocês disponibilizarem aulas tão empolgantes!! Parabéns e obrigada por pensarem na gente!! Beijos..

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>