Treino para Iniciantes: Guia Completo

Guia de treino para iniciantes

Está começando a fazer exercício conosco? Nesta matéria, trazemos algumas informações sobre fitness que todo iniciante deve saber e, também, algumas dicas de como utilizar o método e o site do Exercício em Casa a seu favor.

1 – Como se adaptar à atividade física

Para começar a treinar após estar sedentário, você tem duas opções saudáveis, que ajudam seu corpo a se adaptar sem sustos à atividade física.

A primeira é fazer poucos minutos por semana (10 a 25 min) de atividades adequadas para o seu nível de condicionamento físico.

Você deve começar do nível iniciante 1.  Outra opção é fazer 2 ou 3 vezes por semana durante 30 minutos

treino-para-iniciantes-1

2 – Comece pela modalidade que você preferir

Sempre quis fazer Yoga ou Pilates, mas a academia era muito cara? Esta é sua chance! Temos treino para iniciantes em todas as modalidades.

 Você pode aprender passos de ballet, investir em aulas tradicionais, como a de localiza e a de abdominais. Utilize a aba treinos para ver todas as modalidades do Exercício em Casa.

Também temos os modernos treinamentos HIIT e Funcional, exercícios com funções múltiplas, desde trabalhar postura até ganhar músculos.

Ao escolher o que você gosta, você se movimenta de uma maneira que tem a ver com você. E fazendo algo que você gosta, a chance de ir mais longe é muito maior.

treino-para-iniciantes-2

 3- Alimentação:

Treino e alimentação se completam. Fazer exercício é sempre bom, mas para alcançar resultados melhores é preciso ficar de olho no que você coloca no prato.

Tente não descontar sentimentos de frustração, ansiedade e tristeza na comida. Outro ponto importante é a qualidade do que você come.

Procure consumir alimentos saudáveis e muitas frutas e vegetais. Assim como o exercício, a alimentação influi no organismo de forma geral e preserva a boa forma e a saúde.

Ter uma alimentação rica em gordura significa um maior percentual de gordura no corpo e menos massa magra. Então, se você quer ter músculos delineados, é fundamental maneirar no consumo de gordura.

treino-para-iniciantes-3

4 – Como ajustar o ambiente para treinar em casa?

Utilize um espaço amplo, arraste os móveis e dê play! Outra dica é avisar as pessoas da sua casa que naquele momento você está treinando e, por isso, está ocupado (a).

Separe um colchonete, muitas aulas precisam dele para fazer todos os exercícios.

É muito fácil improvisar um colchonete, você pode usar o tapete de casa, o carpete, uma esteira de Yoga, uma colcha dobrada…  Outros materiais que vamos precisar com frequência é um cabo de vassoura, uma bolinha (tipo de tênis) e um banquinho.

Para incrementar seus equipamentos fitness, separe pesos típicos de ginástica localizada, como caneleiras e tornozeleiras.

treino-para-iniciantes-4

5 – Utilize o filtro do site para escolher as aulas que você quer fazer

Quando você clica na aba treinos, ao lado das aulas, você encontra filtros que vão te ajudar a escolher o que você quer fazer de acordo com o seu objetivo.

Esta seção de filtros também pode ser acessada na página de cada modalidade.

As aulas podem ser escolhidas de acordo com o número de calorias perdidas, dificuldade ou nível de condicionamento, segmento muscular trabalhado e tempo de duração.

treino-para-iniciantes-5

6 – Expectativa de resultado

Não existe mágica, os resultados vão aparecendo aos poucos. A alimentação, o treino regular e a persistência são suas maiores armas para alcançar resultados.

Se você der atenção a esses dois fatores, vai ter resultados, até antes do que você imagina. Porém, no começo do treino, é importante ter paciência, pois a ansiedade criada pela expectativa de um resultado a jato pode te atrapalhar e muito.

Você pode ficar propenso (a) a descontar na comida ou mesmo a sentir frustração e largar a atividade física.

treino-para-iniciantes-6

7 – Visite a seção Perguntas Frequentes do site

Tem alguma dúvida? Uma maneira prática de procurar respostas para as perguntas mais frequentes dos nossos alunos é visitar a seção de Perguntas Frequentes.

Você pode tirar dúvidas como: que tipo de desconforto é comum ao se exercitar; em quanto tempo os resultados aparecem; quantas aulas você pode fazer por dia; se os pequenos podem fazer as aulas; como funciona a perda calórica para cada aluno e mais!

treino-para-iniciantes-7

8- Programa de treino completo

Existem 3 capacidades essenciais que você deve desenvolver se quiser um treino completo, com todos os benefícios que a prática de atividade física tem a oferecer: flexibilidade, condicionamento cardiovascular ou aeróbico e força.

Por isso, inclua sempre aulas de alongamento para trabalhar a flexibilidade. Aulas que ajudam a fortalecer os músculos e, também, treinos que trabalham bastante a capacidade aeróbica, como Ritmos e Aerohiit!

treino-para-iniciantes-8

9 – Quais são as vantagens de se tornar membro do site?

Ao matricular-se no site, você tem acesso a todas as aulas oferecidas pelo Exercício em Casa, recursos do site super legais do site, como a Playlist de treinos.

Os programas oferecidos pelo Exercício em Casa são o Cardio Mix (queima de gordura/emagrecimento) e Muscle UP (tonificação). O que é bacana sobre esses programas é que eles oferecem um treino diário focado no seu objetivo. Através de um calendário mensal de treinos indicados por nossos professores, a cada dia, indicamos as aulas a serem feitas. Para acessar seu treino personalizado ou evoluir trocando de treino, veja o artigo:

Além disso, você também contribui para que possamos continuar a fazer nosso trabalho e ajuda a promover o impacto social que o exercício físico tem na vida de milhões de pessoas. Ajude a criar um mundo melhor!

treino-para-iniciantes-9

Gostou deste artigo sobre treino para iniciantes? Ficou alguma dúvida? Escreva para a gente comentando aqui embaixo! Contamos com a sua participação!

Treino para Iniciantes: Guia Completo

25 Comentários

  • Daiane Helena J.C.
    Resposta

    Comecei hoje pelo YouTube! Vai dar certo! 😀 estou confiante!
    Uma pergunta: o que vocês profissionais do Exercício em Casa acham do jejum intermitente? Comecei ontem

  • Marli Moreira Ruza
    Resposta

    Eu estou começando agora,mas estou motivada a continuar,…aulas dinâmicas,…pois na academia por ser muitos alunos ,as vezes nos sentimos meio que abandonadas ,sem saber se estamos fazendo o correto…mas com as aulas de vocês e super fácil seguir a sequencias dos exercícios…e já da da pra sentir ate na respiração o progresso do nosso esforço…Parabéns professores….

  • Deise Bayer
    Resposta

    Bom dia! Eu amei esse site, fico bem cansada no fim das aulas mas dá vontade de fazer mais outra aula, muito interessante essa sensação. Estou fazendo aulas de aerohiit há uma semana e meia e nessa primeira semana emagreci 1,2 kg, fiquei bem feliz. Mas tenho uma dúvida… posso fazer aerohiit todos os dias? Quando devo incluir exercícios localizados, e posso fazer junto com aerohiit, ou é melhor fazer em dias alternados?
    Parabéns pela iniciativa!

  • Walter Santos
    Resposta

    Estive vendo meia dúzia de sites de exercícios físicos at home, inclusive este. Não encontrei nada que seja adequado para minhas condições pessoais — idoso e obeso. Parece que só se preocupam com jovens de bom condicionamento físico, a começar pelas fotografias. Não há uma única foto de pessoa de terceira idade ou mais cheinha, como se costuma dizer por eufemismo. Gostaria de treinar em casa, mas está difícil encontrar orientação, Acho que vou ter que fazer completamente por conta própria. Sobre alimentação, ao contrário, encontrei vasto material útil nos sites.

    • Profa Lira Bueno
      Resposta

      Olá Walter, temos muitos alunos das mais diversas faixas etárias e pesos, inclusive idosas que obtiveram ótimos resultados com o nosso planos CardioMix, conheça você também!

  • Ana Carla
    Resposta

    Bom dia ! Comecei o programa cardiomix mas achei bem Light a fase azul . Estou fazendo o alongamento, o treino do dia e mais uma
    Aula de Hiit ou aero hiit .
    Isso é ruim ?

    • Pedro
      Resposta

      Oi Ana, tudo bom? A fase azul é uma fase para adaptar seu corpo e te preparar para treinar mais forte nas fases seguintes. Mas, se você já treina e sente que já pode começar com mais gás, nos de um alô que podemos pular você para uma fase mais avançada, ok?

  • ju
    Resposta

    vcs acompanham aluno por aluno nos treinos? ou eh um acompanhamento padrao generalizado? soh falta isso pra eu saber

  • Eduarda
    Resposta

    Boa noite! Olá, também me tornei aluna hoje e estou ansiosa aguardando meu treino ser disponibilizado. Ja conhecia o trabalho de vocês pelo youtube , e após a resposta em um comentário meu resolvi fazer minha inscrição. Vamos la!

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>