Série Modalidades – A Importância do Alongamento

Muitas pessoas não entendem direito o porquê de se alongar. Daí, muitas vezes os exercícios de alongamento são negligenciados.

Estamos aqui para falar que você deve, sim, dar importância ao alongamento.

Saiba que, se você quer um programa de treino completo, ele é tão importante quanto exercícios que desenvolvem força e capacidade aeróbica.

O alongamento melhora, principalmente, a capacidade que conhecemos como flexibilidade.

Além disso, te ajuda a aumentar seu bem-estar e traz diversos benefícios que vão fazer toda a diferença na sua rotina.

E por que ela é tão importante? Vamos descobrir!

1 – Uma boa flexibilidade traz benefícios para os músculos e articulações.

Quando seu corpo é mais flexível, ele fica menos sujeito a sofrer lesões.

No entanto, é apenas após algumas semanas da prática regular do alongamento que o seu corpo ficará mais protegido. Por isso, persistência!

Ele também melhora o desempenho em todas as atividades físicas. Ter uma boa flexibilidade proporciona elasticidade aos músculos, o que permite maior mobilidade para as articulações. Muito bom para turbinar o treino.

2 – Qualidade de Vida

Quer se sentir melhor? Alongue-se! O alongamento faz o corpo crescer, em vez de te deixar torto, pequenininho, esta modalidade ajuda você a ocupar espaço corporal.

Ocorre, então, uma transformação de dentro para fora!

Você passa a se sentir melhor, com mais controle dos seus gestos e ganha pontos em elegância.

Com o alongamento praticado regularmente, todos os movimentos que você fizer parecerão mais fáceis e equilibrados.

À medida que você vai avançando, você verá que atos simples, como carregar sacolas e subir escadas, parecerão mais fáceis. E isso vai facilitar muito seu cotidiano.

Em estudos sobre o alongamento, também foram apontadas melhoras na força e na resistência muscular!

3 – Por que não Yoga e Pilates?

Estas práticas, de fato, desenvolvem a flexibilidade, mas não ideais para você desenvolver completamente esta competência. A melhor escolha é mesmo fazer alongamento. Isso porque essas modalidades têm outros focos.

O Yoga quer encontrar equilíbrio e o Pilates trabalha essencialmente concentração e força.

Estas práticas podem trabalhar a flexibilidade em alguns músculos específicos, mas não trabalham todos os grandes agrupamentos musculares. Somente o alongamento faz isso!

Assim, tenha em mente, Yoga e Pilates não substituem o alongamento!

 4 – Quanto tempo uma pessoa deve alongar por dia?

Pesquisas demonstram que o mínimo para obter benefícios realmente eficazes são 10 minutos por dia realizando a prática intensamente. Ou seja, esticar bastante e sentir realmente o músculo puxar.

No entanto, não é preciso se alongar todos os dias religiosamente, mas, pelo menos, 3 vezes por semana.

Outra coisa que você deve saber no que diz respeito à frequência é que é recomendado alongar-se antes e depois de treinar.

 5 – Benefícios do alongamento

– Melhora da flexibilidade e da força

– Reduz dores musculares

– Melhora da mobilidade

– Previne problemas nas costas

– Mais autoestima

– Alinhamento corporal e postura

Gostou deste artigo? Conseguiu entender a importância do alongamento? Escreva para a gente comentando aqui embaixo no site para deixar sua opinião! Escreva também para tirar dúvidas ou fazer sugestões! Contamos com a sua participação!

Série Modalidades – A Importância do Alongamento

11 Comentários

  • vivianeadm129
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    Graças a prática de alongamento não fico mais com um peso nos ombros e dores no pescoço e por isso não preciso mais de sessões de massagem. Estou sempre relaxada. Excelente matéria.

  • Rogéria Maria Batista Mendes
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    Poderiam então sugerir o alongamento antes e depois do treino diário, da mesma forma que sugerem os aquecimentos…

  • Júlia Ferreira
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    Alongo antes e depois do treino. Hj no meu dia de descanso, fiz somente a aula de alongamento. Correto ne bjosss

  • Valesca
    Resposta

    Ótimo artigo, agora toda vez que eu alongar vou saber o benéfico que o alongamento está me trazendo.

  • Ana Carolina
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    e tido isso vai favorecer atividades simples do cotidiano… imagino que muitos alunos sejam jovens e eu ainda estou na casa dos 30 … mas o tempo passa e hoje vejo como as pessoas perdem capacidades básicas com o passar dos anos e mesmo ainda sendo relativamente jovens vão ficando cada vez mais debilitados, sem autonomia, sem equilibrio, sem força para subir ou abaixar sem se apoiar, sem alongamento para tomar banho sem sentir dor!!! E é aí que mora o perigo! Muitos que dizem “estou velho” na verdade estão e foram sedentários!!! O que agrava muito o efeito da idade! A postura encurvada, os tombos por faltar espacialidade, força, equilibrio e alongamento! Espero me esforçar ao máximo e fazer a minha parte para viver bem e não só viver bastante. No mais, o que tiver que ser será… mas por fatores que independem de mim… pq minha parte vou fazer!

  • marcela
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    Eu li em um artigo que o alongamento deve ser feito no mínimo uma horas antes ou uma hora depois de exercícios de musculação. Gostaria de saber o que vcs costumam recomendar nesse caso? O que é o ideal para um bom alongamento para quem faz musculação? Sei que isso é uma questão polêmica, estou buscando mais informações para fazer o mais certo!

    • Exercício Em Casa
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      Ma, tanto o aquecimento e o alongamento podem ser feitos em dinâmicas diferentes, o aquecimento é responsável por aumentar a circulação sanguínea, melhorar o desempenho durante o treino, lubrificar as articulações, prevenir lesões e deixar o corpo mais flexível. Já o alongamento, é um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo, ajuda a reduzir a dor muscular e a acelerar a recuperação, e por isso é mais indicado para ser realizado após as atividades físicas. 😉
      Beijos!

  • Lucinalva Santos Carvalho Theodoro
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    Amei o artigo!! Ontem estava pesquisando realmente isso…Mais só uma dúvida aí falou pra alongar antes e depois de treinar…eu faço aquecimento antes e alongamento depois então tá errado?? Me responde por favor …????????????

    • Exercício Em Casa
      Resposta

      Oi Lu, não está errado, tanto o aquecimento e o alongamento podem ser feitos em dinâmicas diferentes, o aquecimento é responsável por aumentar a circulação sanguínea, melhorar o desempenho durante o treino, lubrificar as articulações, prevenir lesões e deixar o corpo mais flexível. Já o alongamento, um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo, ajuda a reduzir a dor muscular e a acelerar a recuperação, e por isso é mais indicado para ser realizado após as atividades físicas. 😉
      Beijos!

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