Em que nível devo treinar com o Exercício em Casa?

Como escolher o melhor treino para você!

Quer saber em qual nível você deve treinar com a gente? Iniciante, intermediário, avançado?

Fique de olho nas dicas da professora do Exercício em Casa, Dani Dias, e acerte em cheio na escolha das aulas.

1 – Por onde começar?

Se você estava parado e está começando a treinar agora, deve escolher os níveis para iniciantes. Nos vídeos, eles aparecem como 1 ou 2.

Quando você se sentir adaptado, já recomendamos que você passe para o nível intermediário e assim por diante.

Veja a dica da professora Dani sobre o assunto:

“O aluno deve avançar de nível logo que sentir seu organismo adaptado, mas não antes de 6 a 8 semanas contínuas (no mínimo treinando 2 vezes por semana). Esta é a recomendação ideal para que seja possível criar adaptações crônicas em resposta aos exercícios praticados”.

2 – Quais são os sinais de que as adaptações ocorreram?

“O aluno pode observar como se sente durante e logo após a sessão de treino.

Se ele percebe que a mesma aula o fazia suar mais, que o coração acelerava mais ou que sentia mais os músculos e hoje já não sente tanto, é sinal de que, passado o tempo mínimo de 6 a 8 semanas, ele pode avançar de nível ou aumentar o volume de treino.

Isso significa que ele pode fazer duas ou três vezes seguidas a mesma aula ou mais uma ou duas do mesmo nível. O ideal é que ele sempre sinta uma percepção de esforço entre 7 e 9, dentro de uma escala de 1 a 10. Sendo 1 o repouso e 10 extremamente cansativo e ofegante”, avisa a professora.

3 – E quanto às aulas de modalidades diferentes, devo treinar no mesmo nível?

“Não necessariamente. Alguém que está no nível 2 de yoga pode ser nível 1 em Hiit. Isso acontece porque as adaptações geradas por modalidades diferentes, também são diferentes.

Por exemplo: Se você pratica Yoga durante 8 semanas contínuas com o Exercício em Casa, 3 vezes por semana, você aumentará seu condicionamento físico voltado para a flexibilidade.

No entanto, isso não significa que sua capacidade cardiorrespiratória também vai melhorar.

Cada modalidade tem sua especificidade e o ideal é que se avance somente naquela que você vem treinando constantemente.

O aluno do Exercício em Casa pode treinar a mesma aula durante as 6 a 8 semanas, respeitando o descanso muscular mínimo preconizado de 48 horas. Neste intervalo ele pode fazer uma aula diferente que afete outros grupos musculares”, esclarece ela.

Muito importante:

“Se o estímulo for na parte cardiovascular, o aluno pode treinar todos os dias, desde que sinta que sua percepção de esforço ao final da sessão de treino ficou no nível 7, ligeiramente cansativo.

Caso sinta o esforço entre 8 e 9, o que é muito cansativo, deve descansar 48 horas, ou treinar uma aula que estimule a parte de flexibilidade ou muscular.”, alerta Dani.

Entenda como seu organismo reage ao processo de adaptação ao exercício físico

Chamamos as adaptações do corpo ao exercício físico de adaptações crônicas. Elas são modificações que ocorrem no organismo em resposta ao estímulo recebido ao longo de, em média, 8 semanas contínuas de treino regular.

Por exemplo: numa aula de ginástica aeróbica, o principal estímulo é na parte cardiovascular. A partir daí, ocorre o aumento do bombeamento sanguíneo com o objetivo de ofertar oxigênio aos músculos que precisam manter a contração.

Esse processo provoca a hipertrofia do miocárdio (que é o aumento da massa muscular do coração), deixando-o muito mais eficiente ao realizar o bombeamento.

Sendo, então, necessário bombear menos por minuto. Pois, em apenas uma contração o coração ejeta muito mais sangue em relação a sua capacidade antes de ser treinado.

Por isso, a pessoa sente que o coração acelera menos no decorrer do treinamento. É um sinal da melhora no condicionamento físico!

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Este artigo ajudou você a escolher melhor as aulas do Exercício em Casa? Comente aqui no site para dizer o que achou destas dicas da professora Dani! Sua opinião é muito importante para nós.

Em que nível devo treinar com o Exercício em Casa?

12 Comentários

  • Juliana
    Resposta

    Muito bom o tópico , realmente as vezes ficamos confusos na hora de trocar o tipo de treino .
    Obg pessoal do exercício em casa com reeducação alimentar e fazendo as aulas já eliminei 6 kilos em dois meses e estou super satisfeita com com os resultados que venho adquirindo, cada vez mais perto da minha meta👏😉

  • Cristiane Amaro
    Resposta

    Eu comecei já tem 14 dias e optei por começar pelos vídeos da aeróbica e não me sinto mais cansada. O que seria melhor fazer cada aula duas vezes ou acrescentar mais uma outra modalidade, tipo: aerohit ou hiit p iniciante?

  • Juliana
    Resposta

    Amei as dicas, e principalmente por ter encontrado vcs no YouTube tô muito feliz. Voltarei para dar alguns resultados rsrs.

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