O Que é Reeducação Alimentar e Por Que ela é Melhor que Dieta?

Uma coisa é certa: muita gente, ao longo da vida, vai precisar fazer dieta. Os motivos são vários: doenças diversas, como diabetes ou hipertensão, obesidade, preparação para uma cirurgia de estômago e muitos outros.

Mas, se você está com a saúde em dia e não tem restrições alimentares, o melhor mesmo é apostar na reeducação alimentar para perder gordura e ganhar qualidade de vida.

Um dos grandes problemas de fazer dieta – ainda por cima sem recomendação médica – é que a gente acaba privando nosso corpo de nutrientes essenciais.

Isso porque dietas, para quem quer abaixar o ponteiro da balança, significam, via de regra, uma grande restrição alimentar.

E não é só isso, essa privação também nos impacta psicologicamente. Quando comemos muito pouco com a intenção de emagrecer, algumas vezes até passando fome, corremos o risco de desenvolver uma relação com a comida que não é saudável.

CABEÇA GORDA ?

Pensa bem, se você passa fome frequentemente para perder peso, você começa a pensar muito mais em comida. Pois, a sensação de fome está ali presente para te lembrar de como é gostoso aquele hambúrguer ou fazer você desejar comer um chocolate inteiro! Isso é o que chamamos de cabeça gorda!

Talvez, se você não estivesse sendo tão rígida consigo mesma, estaria pensando nas coisas que precisa fazer no trabalho, na festa do final de semana ou na sua família!

EFEITO SANFONA

Ao chegar ao seu peso ideal depois de uma dieta muito severa, o risco de voltar a engordar é muito maior. Ninguém consegue ficar tanto tempo abdicando de tudo que gosta.

Cuidado: a privação constante pode ser um gatilho para o desenvolvimento de transtornos alimentares. Além disso, o metabolismo fica acostumado com a privação e funciona mais devagar, fazendo você queimar menos gordurinhas. O apetite também aumenta.

E, para quem quer perder gordurinhas, existem muitas vantagens na reeducação alimentar.

VANTAGENS DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Reeducar a alimentação significa fazer escolhas mais saudáveis. Você passa a seguir um cardápio balanceado. O emagrecimento acontece mais gradualmente e sem tantas privações.

Assim, você vai se acostumando com esse novo modo de se alimentar. Vai sentir todos os benefícios que uma alimentação saudável tem sobre seu corpo, incluindo melhora da disposição, do paladar, do sono, do funcionamento do intestino, da aparência da pele e do cabelo e muito mais.

Portanto, quando você chegar ao seu objetivo, suas chances de voltar ao peso antigo diminuem muito, pois você já se acostumou com esse novo modo de comer.

Quer ver outro excelente motivo para apostar na reeducação alimentar? Se você tem filhos, eles têm a tendência a comer da mesma forma que você, principalmente os pequenos, que costumam seguir o exemplo dos pais.

Quanto aos adolescentes, se você deixar a dispensa cheia de besteiras, como biscoito recheado e refrigerantes, é lógico que é isso que eles vão se acostumar a comer assim.

ORGANISMO FORTALECIDO

Além do mais, a reeducação alimentar previne contra doenças. Em vez de ter que fazer uma dieta por causa de obesidade ou hipertensão, comendo bem você protege seu corpo contra excessos que causam essas mesmas doenças e ainda fortalece seu sistema imunológico.

Mas, lembre-se: exercitar-se também é muito importante para a saúde e um complemento à uma alimentação equilibrada. Fazer atividade física faz você emagrecer mais rápido e evita que, na hora de queimar calorias, seu corpo use massa magra em vez de gordura como combustível.

Aqui vão algumas dicas simples para ajudar na reeducação alimentar:

a) Evite bebidas com açúcar, inclusive sucos de caixinha, que podem ser tão calóricos quanto refrigerantes.

b) Evite comer alimentos muito gordurosos em grande quantidade. Quando estiver com vontade de comer chocolate, coma um bombom, ao invés da caixa inteira. E não deixe uma guloseima virar um gatilho. Coma pouco e vá correndo fazer outra coisa!!

c) Coma de três em três horas. Assim, você não fica morrendo de fome e ataca a geladeira.

d) Não compre besteiras para comer de lanche. Se a tentação está mais perto, fica muito mais fácil ceder, concorda? Substitua alimentos práticos e que matam a fome, como biscoito recheado por frutas.

e) Acabe com o preconceito alimentar. Pare de dizer que salada é ruim, brócolis é ruim, batata doce é ruim… Isso não é verdade. O fato é que vegetais são matéria prima de alta gastronomia! Sabia disso?

A grande questão é que, às vezes, não crescemos com uma alimentação saudável e aí, nosso paladar estranha as novidades saudáveis. Dica: se você tem problema com a consistência mole dos vegetais cozidos, tente prepará-los ao dente.

Gostou deste artigo, comente para contar se você já aderiu ou pensa em conhecer melhor o que é reeducação alimentar! Escreva também para deixar dúvidas e sugestões! Comente no site! Contamos com você!

O Que é Reeducação Alimentar e Por Que ela é Melhor que Dieta?

40 Comentários

    • Pedro
      Resposta

      É normal sim Pri, o importante é você manter o foco nos exercícios direitinho e na alimentação. Se depois de 60 dia você não tiver realmente emagrecido ai é legal investigar mais pois pode ser algum probleminha hormonal.

  • valdirene
    Resposta

    adore a dica apesar de nao ser novidade rsrs
    o dificil e fechar a boca mas vou firme agora exencio dança sempre faço e gosto de fazer

    • Pedro
      Resposta

      Não apoiamos jejum intermitente como uma prática rotineira…Somente por pouco tempo para desintoxicar o corpo.

  • Paula Abud
    Resposta

    Adorei o texto! É a mais pura verdade! Ainda estou longe do meu objetivo, mas há um ano estou firme na reeducação alimentar e não ganhei mais peso, perco lentamente, mas está ótimo! Agora firme com o EC há quase três meses e vamos que vamos!

  • AGIANE
    Resposta

    Eu tenho muito a chamada “boca “nervosa” como por nervo e muitaaa ansiedade….tenho tomado remédio pra me controlar na ansiedade mas só Jesus…mas vamos que vamos não posso parar se não piora né…amando o site

  • Eveli Dias
    Resposta

    Muito bom o artigo já venho cortando certos hábitos refrigerante faz algum tempo que não tomo comecei comer ovos agora tô na luta pra acostumar come legumes e verduras.

  • Jane Mara Prestes
    Resposta

    Adorei o artigo, aqui em casa não costumamos comer doces e refrigerantes diariamente. Mas o que estava faltando era os exercícios mesmo, até porque nunca fui fã de academia. Acho muito sofrido, a gente quase se arrebenta nós treinos e sem um professor qualificado junto,o que me faz desistir logo. Esse ano entrei na academia de novo, comecei fazendo funcional duas vezes na semana e uma hora de treino. Gente confesso que quando acabava o treino eu estava sem fôlego, com muito enjoo e meu joelho começou doer. Aí desisti e foi quando conheci o canal de vocês e hoje estou no cardiomix há uma semana e faço o desafio da prancha. Ainda não emagreci mas me sinto leve e estou amando fazer. Pois faço no meu horário sem sair de casa e numa rotina que vai aumentando aos poucos. Amo o exercícioemcada! Bjs

  • herika_jaque
    Resposta

    Muito legal o artigo, estou fazendo reeducação alimentar com acompanhamento de uma nutri e agora estou fazendo as aulas do exercícios em casa, estou amando e já estou tendo muitos resultados.

  • Aline Andrade
    Resposta

    Luto contra o meu peso desde sempre, nunca consegui emagrecer, mas agora espero alcançar meus objetivos

  • Ana Paula Pento
    Resposta

    Passei uma vida fazendo dietas restritivas. Perdia muitos quilos, mas depois engordava o dobro. Tive compulsão alimentar. Enfim, hoje sei que RA é a melhor forma de manter o peso e a saúde. Tenho um bebê de 3 meses e quero mostrar bons hábitos a ele.

    • joelma macario
      Resposta

      eu gostaria de conhecer melhor a RA, tenho feito dietas e sofro com o efeito sofona. eu estou gostando muito de fazer os exercicios ainda estou na segunda semana, mas estou com muita fe que dessa vez eu vou conseguir emagrecer. nao sou muito de comer doce, mas amo comer cuscuz ( coisa de nordeste mesmo ), e nao sei se e muito calorico ou nao.

  • silivian de lima batista
    Resposta

    Antes em minha feira de fato era muita besteira , mais depois que eu descido mudar os hábitos alimentar estar servindo pra família inteirar . uma qualidade de vida não tem preço!A minha vida mudou depois que mudei a minha forme de me alimentar estou bem melhor , antes estava ate com dificuldade pra emagrecer devido a dieta maluca e alimentação mal feita .

  • andreia
    Resposta

    Estou começando uma RA e estou me sentindo bem, mas confesso que a ansiedade atrapalha um pouco ainda sinto muita vontade de comer doce estou substituindo por gelatina será uma boa substituição?

  • Natalia Sena Santos
    Resposta

    Elimeinei 10kg em seis meses fazendo RA e exercícios em casa. Hoje eu já me acostumei a comer bem e não sinto falta de muita coisa que comia antes.

  • ana karina
    Resposta

    Eu faço R.A. há 67 dias, tem sido muito bom, sempre fiz dietas e não aguentava nem 15 dias… sempre passava fome e por fim pegava nojo dos alimentos e parava td…. nesses 67 dias me sinto outra pessoa, me alimento super bem, em pequenas quantidades e ótima em qualidades, comecei a R.A. e caminhada com 91.7 kg e hj estou com 76 kg… hj fazendo uma semana do programa “exercício em casa” e estou amando….. minha meta é chegar no 65 kg…. e juntos vamos conseguir

  • Bianca gonçalves
    Resposta

    Já faço reeducação alimentar 1 ano. E jâ se foram 25kg e ganhei 3kg de massa magra com exercicio em casa isso em 3 semanas no programa cardiomix.

  • Pamela Raquel Wagnitz
    Resposta

    Aderi a RA há 39 dias. Fazendo exercícios todos os dias do canal.
    Já se foram 5,6kg. Meu objetivo era eliminar 20kg, tá sendo mais rápido do que eu esperava.

    • Exercício Em Casa
      Resposta

      Parabéns, Pamela!! Que conquista incrível!!! Beijo da equipe do Exercício em Casa para você!

  • Maria clara
    Resposta

    Gostaria de aprender mais sobre a reeducação alimentar, acho que peco em alguns momentos, principalmente no momento que preciso comer algum doce.

  • Sueli
    Resposta

    Boa noite eu faço mais o menos Não consigo seguir sertinho sinto falta de de doces nos exercícios Não consigo fazer me canso rapidinho mas estou fazendo

  • claudia santos de oloveira
    Resposta

    já faço RA a muito tempo e faço tmb caminhada e me sinto muito bem de saúde????????????????????????????????????

  • Simony
    Resposta

    Esse canal é muito bom já perdi peso faço todo os dias exercícios, e tento seguir as dicas de alimentação do canal

  • Raquel
    Resposta

    Tenho muito vontade de começar a fazer a reeducação alimentar mais não sei o que me bloqueia sei tudo certo mais só faço o errado adoro comer todo tipo de frutas,legumes e verduras o meu problema maior são os carboidratos adoro comer um pãozinho,bolo ,bolachinha.

  • Martiliane
    Resposta

    Faço RA desde Dezembro 2016, comecei estava com 116,00kg, hoje estou com 96,00 kg, ainda tenho um longo caminho pela frente, mais devagar chego lá.
    No começo fazia somente RA, tem uns 5 meses que conheci o exercicio em casa e estou amando, faço aerohit quase todas noites. Bjs

  • Andreia
    Resposta

    Olá.
    Eu já faço a RA uma rotina em minha vida.
    Eu pesava 63k em 2014. E de lá para cá eu aderi ao programa de reeducação alimentar e hj peso 53 k e sou muito feliz.
    Foi uma redução gradativa. Há 1 ano comecei com caminhada e hj faço corrida.
    Ainda estou nos 5 quilômetros. Mas penso que vou chegar aos 10 em breve.
    Adorei a matéria é vcs foram minha inspiração para ter mais qualidade de vida e ter mais saúde. Sempre acompanho o trabalho de vocês.
    Um grande beijo.

  • Lelian
    Resposta

    Estou conhecendo agora esse método de redução alimentar, vou me adquirir ele na minha vida espero ter resultados, já que me dá vontade de comer é ansiedade.

  • Mirian
    Resposta

    Estou fazendo RA a um tempo e exercícios físicos tbm, e me sinto muito mais disposta, antes o q pra mim era ruim, agora amo. Todos em minha casa fazemos RA. Agora to fazendo exercícios p ganhar músculos. Obrigado pelas dicas e aulas.

  • Rosemary Aparecida
    Resposta

    Olá, fiz reeducação alimentar a alguns anos atrás, e foi muito bom, até hoje sigo muitas coisas que aprendi com a nutricionista, só não estou melhor hoje porque larguei de mão os exercícios físicos, mas agora com exercício em casa, estou me adaptando melhor, estou muito confiante que vou conseguir chegar ao meu peso ideal. obrigada

  • Priscila Souza
    Resposta

    estou decidida me divorciei do sedentarismo……casamento da vida inteira……estou me exercitando com vocês em casa……e ja até comprei arroz integral…….e fazendo vegetais de formas muito gostosas……comemos até cru!!
    meu esposo até elogiou minha disposição!

  • Sandra Regina
    Resposta

    Estou mudando os meus habitos e da familia com a reeducação alimentar. Adorando as novidades e buscando receitas saudaveis. Nâo tem preço o bem estar!!!

  • Cristiane Amaro
    Resposta

    Eu já aderi a RA tem 10 dias e comecei a me exercitar em casa. Estou me sentindo mais exposta e não sinto mais a sensação de estufamento que sentia qd acabava de comer.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>