Pare de lutar contra a comida

Use a comida a seu favor, não como uma inimiga

Em primeiro lugar, dê-se permissão para comer sem culpa. Segundo pesquisas, podemos dividir o jeito de se alimentar de duas maneiras. Há pessoas que comem quando estão com fome e pensam menos sobre comida e pessoas que estão o tempo todo controlando o que elas estão comendo e pensando em como emagrecer.

E adivinhe? Aqueles que travam uma luta constante com a balança estão mais propensos a engordar do que quem se importa bem menos com isso e, simplesmente, comem quando estão com fome.

Herança ancestral

Este dado curioso é ainda mais verdadeiro para quem perde peso muito rápido. Seu cérebro funciona como um termostato, ajustando fome, atividade e metabolismo.

Se você faz uma dieta restritiva demais, passando fome, seu cérebro vai entender que ele precisa de energia para sobreviver. Como resultado: mais fome e metabolismo mais lento, o que traz ganho de peso.

Uma herança que era muito útil no nosso passado ancestral e que ajudava o homem antigo à sobreviver hoje é um pesadelo para milhões de pessoas, que ficam frustradas quando não atingem seu objetivo de manter o peso.

Entenda! Seu cérebro não está programado para perder peso rapidamente. É bem melhor apostar na reeducação alimentar e no exercício físico para combater problemas de saúde cada vez mais comuns, como a obesidade, o sobrepeso e o sedentarismo.

Dê um basta na fixação alimentar!

Para quem quer perder peso, a melhor dica é ter paciência com a balança e ir derretendo os quilinhos a mais aos poucos. Mas não é só isso, você também precisa dar um stop à fixação alimentar. Ela faz você olhar para os alimentos de modo distorcido.

visualizar isso é fazer um pequeno exercício de imaginação. Vamos pensar em duas pessoas diferentes. Uma faz dietas constantemente e a outra come de maneira mais intuitiva. Ambas resolvem desfrutar de uma bola de sorvete.

A pessoa está em uma dieta tem muito mais chances de interpretar um simples sorvete como um grande deslize. E aí vem a frustração e a culpa. Sentimentos, que, para comedores compulsivos, podem levar a um descontrole alimentar.

Já a pessoa que não vê a comida como inimiga e não fica pensando constantemente sobre alimentos, vai simplesmente comer o sorvete. Sem neura, sem culpa e sem associar a comida a sentimentos ruins.

13343109_975257735923050_3364229967802049693_n

Uma nova percepção

A comida é nossa amiga, além da função de nos nutrir, ela assume funções culturais, sociais, emocionais e sensoriais em nossas vidas. 

Resumindo: se você diz a si mesmo que você não pode ou não deve comer um determinado alimento, isso pode levar à sentimentos intensos de privação. Dessa forma, você pode acabar comendo compulsivamente. Não adianta dar foco apenas para as calorias, devemos escutar o nosso corpo.

Preparada para abandonar as dietas restritivas de uma vez? Comente aqui embaixo para deixar críticas, dúvidas, sugestões e para compartilhar suas experiências!

 

autor Prof Dani

Prof Dani
Especialista em Emagrecimento
CREF 21935

Seja minha aluna também >
Voltar

Assuntos do Blog

Ultimos Posts

Comentarios (0)