Treinar em Casa ou na Academia ? O que dá mais resultado ?

Muita gente que começa a treinar fica na dúvida se deve se exercitar em uma academia ou em casa. Fica sempre no ar essa dúvida se treinar em casa funciona mesmo e se dá tanto resultado quanto treinar na academia, não é mesmo? Foi por isso que resolvi compartilhar contigo minha experiência de personal trainer, tanto de clientes que acompanho na academia quanto de milhares de alunos que já passaram pelo nosso site e treinam em casa. Vamos nos aprofundar um pouco nessa comparação tão polêmica juntos?

Treinar em casa ou na academia: afinal de contas o que é melhor?

A pergunta simples, resposta nem tanto. Mas… Como eu não fujo de um desafio, vou me atrever sim a te dar muitos argumentos para responder a esta pergunta.

E se você acha que eu vou puxar a brasa para a minha sardinha e tentar te convencer que treinar e casa é melhor, já me adianto: eu adoro academia também (me julguem!). Existem fases da minha vida em que treino mais em casa e fases que treino mais em academia e, até por isso mesmo, eu acho que sou uma pessoa bem qualificada para tentar te responder essa pergunta! Isso e o fato de eu ser professora de educação física, claro.

Eu gosto de treinar em casa, eu treino na academia, eu treino na praia, no ginásio, no meu prédio… Eu amo treinar e tenho habilidades e conhecimentos para adaptar meu treino ao local e situação que estiver. E já faço isso há muitos anos com ótimos resultados.

A minha experiência pessoal e a minha relação com atividade física é mesmo muito diferente e especial, já que esta é a minha paixão e a minha profissão. Então, deixemos de lado o que funciona para mim. O meu objetivo agora é te ajudar a descobrir o que pode funcionar melhor para você. Academia ou Casa?!

Eu acompanho a trajetória de milhares de pessoas no que se refere à adesão ao treino. Ouço suas histórias, suas dificuldades e seus relatos de superação. Aprendo muito, sempre. Compartilhar este aprendizado, além de uma satisfação, é o mínimo que posso fazer em retribuição a tanta confiança. Por isso, arregace as mangas e vem analisar alguns dados comigo para juntos respondermos a essa pergunta polêmica.

Pra quem tem a vida corrida

Vamos supor que você deseja eliminar 10 quilos. Um plano de treino bem feito, seja na academia ou treinando em casa, pode te levar a este objetivo. Isto é totalmente factível. Só que existe um porém.

Esse plano precisa ser executado! Se você não conseguir cumprir com aquilo que foi planejado, esqueça, você não vai perder os sonhados 10 quilos. Muito óbvio, eu sei. Mas o que mais vejo é gente com mil planos. Na hora de começar, aquela empolgação. A dificuldade começa depois que essa motivação inicial passa e ai qualquer pequeno obstáculo virá motivo para parar os exercícios

Por isso que eu gostaria de te falar sobre o fator que considero o mais determinante nos treinos. O fator que geralmente separa quem tem resultados e quem acaba não conseguindo evoluir nos exercícios. Pode parecer obvio mas esse fator é a praticidade e eu vou te explicar por que…

Para que você tenha resultados de verdade com os exercícios é preciso que você seja constante, tenha regularidade nos treinos. Vou te dar um exemplo: não adianta treinar numa semana 4 dias e na outra semana só 1 dia. Esse tipo de relação com os exercícios simplesmente não costuma dar certo. Muitas vezes você pode pensar que treinou duro ontem e por isso pode se dar o resto da semana de folga por que está frio ou por que saiu tarde do trabalho mas, infelizmente, não funciona assim. O que te dará resultados com os exercícios é uma rotina sólida e constante de treinos e é ai que a praticidade faz TODA a diferença.

A ideia é que, quanto mais prática a sua rotina de exercícios for, mais fácil será você segui-la com regularidade e mais resultados você terá. Isto é MUITO verdade, especialmente para quem tem uma vida corrida. Se os seus treinos forem mais práticos: se você conseguir se exercitar em menos tempo, se não tiver que trocar de roupa, pentear o cabelo, pegar o carro e etc, melhor! Menos motivos e desculpas terá para não se exercitar regularmente. Se você não tiver de escolher entre tomar um lanche com a sua família e se exercitar, ou estudar para uma prova e se exercitar ou mesmo dormir e se exercitar…Tudo fica mais prático e a sua rotina com os exercícios fica muito mais tranquila de ser mantida e seguida como deve ser!

Dar continuidade, com consistência é difícil para a maioria das pessoas. É por isso que o caminho escolhido faz toda a diferença. Precisa ter sentido para você e conexão com a sua realidade, para a sua rotina, para a dinâmica da sua vida.

Não adianta seguir a dica da vizinha e fazer hidroginástica se o horário é ruim, seu cabelo fica verde com o cloro, é mais caro que imaginou e vai ter que deixar a toalha molhada na mochila até a noite. Empecilhos que te mantém distante de uma vida ativa e saudável tem as montes, não é mesmo? Escolher uma atividade que vai te dar uma gama ainda maior de desculpas é embarcar em uma canoa furada. Por melhor que seja a modalidade escolhida, a academia, o treinador… Se não der jeito de encaixar no teu dia, vai ser difícil dar continuidade, concorda? 

Ponto para treinar em casa

Neste quesito, praticidade, eu marco um ponto para os exercícios em casa. Treinar em casa é, sem dúvida, mais rápido e mais prático. Se você tem uma vida corrida e não consegue seguir uma rotina de exercícios em academia, ou tenta e isso parece muito difícil; sem dúvida treinar em casa bem orientada(o) vai te dar mais resultados! Pode acreditar em mim.

Para quem quer Emagrecer

Um plano de treino para emagrecer contempla atividades aeróbicas principalmente. Estes treinos devem estar programados de forma muito bem alinhada com o esse objetivo para te fazer queimar bastante gordura, mas também preservar a sua massa magra. O legal deste tipo de treino é que você não necessita de equipamentos para faze-los. Você pode até usar uma esteira ou uma bicicleta ergométrica para se exercitar mas isso não vai adicionar mais ou menos qualidade ao seu treino aeróbico. Seja correndo numa esteira ou se exercitando fazendo uma corrida no lugar em casa, os resultados são os mesmos!

Na academia, via de regra, as atividades aeróbicas mais comuns são a caminhada ou corrida na esteira e pedalar na bicicleta ergométrica. Normalmente, são dedicados por volta de 30 minutos a esta etapa do treino, que depois é complementada com treino de força nos aparelhos – outros 30 a 60 minutos.

Há também muitas academias que oferecem opções como Jump, Circuitos, Step, Dança, Lutas entre outras aulas. São excelentes opções para variar a rotina, caso se encaixe com os seus horários, pois geralmente, estas aulas acontecem dentro de uma grade pré-estabelecida.

Já treinando em casa aqui conosco, no Exercício em Casa, existe um programa de treino com foco em emagrecimento e perda de medidas, o CardioMix. Dentro deste programa você vai poder fazer e experimentar diversos tipos de treinos aeróbicos pensados para você fazer dentro da sua casa e sem nenhum equipamento; nós temos modalidades de treino mais dançantes como a ginástica aeróbica, as aulas de aerohiit, ritmos, step line… E também temos os treinos aeróbicos do tipo intervalados, como o HIIT e o circuito funcional.

Se você optar por treinar conosco em casa a sua agenda de treinos será definida por mim e pela minha equipe e cada detalhe é pensado para oferecer o melhor resultado. E, claro, leva em conta o nível de condicionamento físico e sua constante evolução. Além das aulas pré estabelecidas, há um acervo enorme, com mais de 400 aulas que o assinante tem à sua disposição. Variedade é o que não falta! Tem outros itens além das aulas que dão mais ferramentas e incentivo para quem quer emagrecer como o guia nutricional e os desafios.

Aqui quero abrir um espaço especial para falar das modalidades de treino que considero que entregam os melhores resultados para quem quer emagrecer rápido, o HIIT e o AeroHIIT. Estas modalidades tem em comum uma estrutura em que são intercalados exercícios de alta intensidade com momentos em que o aluno se recupera do esforço. Este formato de treino HIIT (em inglês significa High Intensity Interval Training ou treino intervalado de alta intensidade) se mostra muito eficiente para queimar gordura, pois gera um aumento metabólico que faz com que o corpo continue queimando calorias até 48 horas após a aula ser realizada. Isto é muito vantajoso para garantir eficácia em pouco tempo de treino. Se quiser conhecer nossos treinos de HIIT vou te deixar o acesso aqui.

Deu Empate

Acho que deu pra perceber que você poderá fazer exercícios aeróbicos eficazes para emagrecer tanto na academia quanto em casa, concordam? Por isso declarei um empate entre os dois quando o objetivo é o emagrecimento.

Para quem quer ganhar massa muscular

Desenhar o contorno do corpo e deixá-lo mais firme: bumbum durinho, braços e pernas torneados e barriga lisinha é o desejo de muitas mulheres e homens.

As academias de ginástica oferecem aulas como GAP, Abdominais, Pilates e Cross Fit, por exemplo, além de uma série de aparelhos desenvolvidos para estimular a contração dos músculos. Isso se dá ao oferecer resistência às fibras musculares (carga). São muitas opções!

O que comumente vemos nas academias – e eu conheço muitas – é um planejamento que intercala os grupos musculares: em um dia trabalha-se membros inferiores, no seguinte core, depois membros superiores e costas e assim por diante. Se você treinar em academia com o acompanhamento de um Educador Físico, que irá manejar os estímulos, as cargas e repetições, certamente você poderá ganhar massa muscular. Isso, lógico, pensando que você precisa seguir a rotina de treinos corretamente.

Agora falando sobre ganhar músculos em casa, se você quer ganhar massa muscular mas acha monótono treinar em academias (ou simplesmente não tem tempo), há salvação! Não duvide que é possível ganhar tônus muscular treinando em casa – mas se só a minha palavra não for suficiente, pode conferir alguns casos de antes e depois!

Quer saber como isso dá certo? Eu te conto.

O Muscle Up é o programa desenvolvido por mim e minha equipe para quer tonificar os músculos treinando em casa. Ele está baseado no mesmo princípio dos aparelhos, de oferecer resistência às fibras musculares, mas para isso usa na maioria das vezes o peso do próprio corpo. Você pode achar esquisito, mas garanto que é verdade: você carrega uma academia inteira aí com você. Só precisa aprender a usar!

Os treinos que nós aqui (no Exercício em Casa) utilizamos para quem quer ganhar músculos são os chamados treinos calistênicos, feitos com o peso do corpo ou com materiais super simples e que, inclusive, são a base principal para o treinamento físico das forças armadas norte-americanas e diversas outras pelo mundo. Esse tipo de exercício também é muito utilizado por atletas de artes marciais e outros atletas pois ele causa um ganho enorme na chamada força relativa, deixando o corpo forte e definido.

Para alguns grupos musculares específicos, ou até mesmo para dar aqueça variada, temos aulas que usam materiais que todo mundo tem em casa como cadeira, toalha, mochilas e garrafinhas de água.

Neste programa de treino, o Muscle Up, você vai se exeritar mais ou menos 40 minutos por dia. E os resultados no seu corpo você já vai notar com apenas 90 dias de treino.

Agora, se o seu objetivo é ser a próxima capa da revista de fisiculturismo, eu já te adianto, é melhor se matricular na academia e marcar um bom Nutricionista. Neste caso, exercícios com muita carga são imprescindíveis e não recomendo que você treine em casa, pois será bem difícil que você obtenha sucesso. Sem dilemas!

 Ponto para a Academia

Se você quer ganhar músculos, os aparelhos e pesos da academia vão te dar uma possibilidade de evolução mais rápida e maior. Mas você também consegue sim ganhar músculos treinando em casa e ficar com um físico de atleta. Basta se dedicar a isso e contar com a ajuda de treinadores que sabem o que estão fazendo.

Para quem quer economizar…

Bem, ai esta uma coisa que não costumamos falar muito mas, dinheiro é bem importante nessas horas não é mesmo? Nem todo mundo tem dinheiro sobrando e, embora, o dinheiro gasto com atividade física possa ser considerado um investimento em sua saúde, de nada adianta se não couber no orçamento mensal de casa.

Por isso eu gostaria de fazer um comparativo entre os custos que você terá para treinar em casa e os custos para treinar na academia. É lógico que os preços de mensalidade de academia variam bastante mas nós vamos pegar aqui uma média de academias populares, combinado? Vamos lá!

Custos da Academia

Para treinar na academia você vai ter de levar em conta alguns gastos. A mensalidade da academia, custo com transporte e custos com roupas de ginástica. Justo, não?

Vamos pensar que uma média de mensalidade de academia popular custe R$ 80 por mês. Se você não tiver a sorte de morar bem próximo da sua academia também vou considerar um gasto com transporte de 10 reais por dia que você for se exercitar, ou seja, se você treinar 4 vezes por semana vai gastar 40 reais o que, no mês, gerará um gasto de R$160,00. Sobre os gastos com roupas de ginástica, vamos considerar uma peça de roupa por mês para você ir treinar? Se considerarmos que a peça custe R$40,00, teremos então mais esse gasto por mês.

No total ficamos então em R$80,00 de mensalidade, R$160,00 com transporte e R$40,00 com roupas. Somando dá um gasto médio de R$ 280,00 reais por mês. Não dá pra dizer que é barato treinar em academia e, mesmo que você gaste um pouco menos do que isso, tenho certeza de que vai concordar comigo.

Custos de treinar em casa

Sobre os custos de treinar em casa, são realmente bem mais baratos. Aqui no nosso site você encontra planos para começar a se exercitar em casa a partir de R$29,00 por mês. E você quiser conhecer alguns deles, clica aqui!E você não vai precisa gastar com nada a mais, seja transportes, roupas, estacionamentos etc. E não pense que nós vamos te oferecer pouco pelo baixo custo não, você terá acesso a mais de 400 treinos em vídeo e uma rotina de treinamentos dia a dia pensada e planejada para você, focado nos seus objetivos! E ainda poderá contar com o suporte de nossa equipe de treinadores por email sempre que precisar!

Ponto para treinar em casa

Se você está preocupada(o) com custos, treinar em casa leva de longe o troféu. É bem mais barato financeiramente e também vai consumir muito menos o seu tempo, que você poderá utilizar como quiser, inclusive para  trabalhar e ganhar mais $$….

Para quem quer conhecer pessoas

Ta bom, vamos ser sinceros. Todo mundo conhece alguém que vai na academia para conversar, ver pessoas ou fazer amigos.

Posso te dizer, com certeza, que isso geralmente atrapalha o foco nos exercícios e a evolução nos treinos. Muitas destas pessoas gastam mais tempo conversando do que se exercitando e acabam treinando de forma irregular, sem conseguir respeitar intervalos ou sem prestar tanta atenção nos movimentos. Mas, por outro lado, se você é uma pessoa que se motiva a treinar quanto tem alguém do seu lado pra conversar, isso também pode ser positivo sim!

Tem muita gente que não é feliz treinando sozinho. Geralmente são pessoas muito sociáveis e que enxergam na academia mais uma possibilidade de interagir e estar junto de outras pessoas. Elas têm a sociabilização como um agente de motivação. São aquelas pessoas que adoram conversar com o professor, com os alunos, e estão sempre em rodinhas de pessoas seja na aula de ginástica ou no vestiário.

Se você se identifica com este perfil, mas quer ou precisa treinar em casa, é importante ter em mente que existe sim a possibilidade de interagir com outras pessoas que também treinam em casa. Isso se dá através de grupos de whatsapp e também nas redes sociais. Nós aqui no Exercício em Casa nos preocupamos em promover o encontro e a troca de conhecimento e experiências. Sou professora há muitos anos e sei como esses momentos podem ser proveitosos. Quem já me acompanha sabe que faço muitas transmissões ao vivo para debater, conversar e interagir.

Outra coisa muito legal que vários de nossos alunos de casa fazem é chamar a amiga pra se exercitar junto em casa, a vizinha, o marido ou esposa. Enfim, também da pra treinar em casa junto com pessoas que fazem parte do seu círculo social e isso é muito legal. Tem até um pessoal muito legal de uma igreja no sul do Brasil que se junta toda semana para fazerem juntos os treinos aqui do Exercício em Casa!

É importante dizer também que existem pessoas que não se sentem bem no ambiente das academias. Por uma série de razões, é super comum eu me deparar com relatos de pessoas que já se matricularam em academias de ginástica convencionais e acabaram não frequentando. Isso é a mesma coisa que ir ao supermercado, encher o carrinho de compras, pagar e deixar o carrinho lá. E é tão comum…

Por que será que isso acontece? Das muitas pessoas com as quais eu tive a oportunidade de conversar, os argumentos mais frequentes são:

– Sentimento de inadequação: não se sente a vontade ou parte daquele grupo. Sente-se um “peixe fora da água” como se apenas os sarados e saradas fossem “nativos” desse ambiente.

– Vergonha de expor o corpo: não se sente dentro do “padrão” e tem receio de ser comparado, não fica a vontade em roupas de ginástica e menos ainda de encarar o vestiário.

– Monotonia: muitas vezes as pessoas não entendem a rotina de treino e a consideram repetitiva.

– Falta de acolhimento: como na maioria dos casos não há um atendimento individualizado, quem é iniciante costuma de sentir perdido e cheio de dúvidas.

Quando estas pessoas se dão conta que existe a possibilidade de treinar em casa é uma grande descoberta! Muitas delas, até então, se viam privadas da oportunidade de se exercitar e ter uma vida mais saudável.

Faça um exercício de autorreflexão. Procure identificar quais destas características, sentimentos ou atitudes tem a ver com você. Isso vai te ajudar a saber o melhor caminho. E, se a academia leva vantagem quando estamos falando de socializar e conversar com outras pessoas, é bom que você saiba que mesmo de casa pode sim conversar com pessoas que estão se exercitando e passando pelas mesmas dificuldades que você através da nossa comunidade!

Ponto para a academia

Não tem como negar, se você quer associar os exercícios com o contato com outras pessoas e a possibilidade de fazer novos amigos a academia sai na frente, mas nós estamos a avançando muito nisso também aqui no Exercício em Casa. Se você tiver um grupo de amigos pode muito bem juntar todo mundo para treinar em casa, que é sucesso garantido! Se você fizer isso manda uma foto pra nós que nós adoramos saber!!

Afinal, qual é o melhor?

Academia ou treinar em casa – e aí, chegou a uma conclusão? Como falei anteriormente, o que é melhor depende de contexto, depende muito do que você está buscando. Nesse caso, até penso que o pior mesmo é ficar sem se exercitar…

Você deve ter percebido nessa nossa conversa que o vencedor neste caso vai depender do que é melhor para a SUA vida. Eu não estou fugindo da resposta não, mas a minha intenção aqui foi te mostrar que ambos funcionam, dão resultado. O importante agora é você escolher um dos dois e começar já, ser ativa(o) e incluir a prática de exercícios na sua vida de vez.

O mais importante nesta tomada de decisão é que você tenha muita consciência da sua realidade, das suas limitações e das suas características. Se você já teve uma experiência anterior em que iniciou uma rotina de exercícios, analise o que deu certo e o quais foram suas maiores dificuldades. Isso vai te dar uma boa pista do que funciona para você.

É certo que, qualquer destas escolhas, não vai te isentar de uma dose de esforço, determinação e disciplina. Até hoje não conheci uma modalidade assim! Pense apenas em tirar da frente dificuldades desnecessárias. Simplifique! Atividade física não deve ser um problema na sua vida… Pelo contrário, é solução!!!

Seja qual for a sua escolha, treinar em casa ou na academia, eu te desejo muito sucesso.

Bom treino!

 

Treinar em Casa ou na Academia ? O que dá mais resultado ?

1 comentário

  • Lêda Maria Ferreira Sotero
    Resposta

    Bom dia eu não treino em academia e dei uma pausa nos treinos em casa, estou com problema nos meus pés, mais vou tentar fazer de novo os exercícios em casa

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>