Faltou ao Treino na sua Academia Online? Saiba o que Fazer para Recuperar a Forma!

Seja por causa de uma gripe, de uma viagem ou simplesmente por falta de motivação, provavelmente, vai chegar uma hora em que você terá que faltar ao treino. Talvez terá que faltar até por dias ou semanas. E aí? O que fazer? O que você perde ao deixar de fazer exercícios? O que acontece com o seu corpo? Por onde começar a treinar novamente?

Essas respostas dependem de vários fatores. Se você treina há pouco tempo (um ou dois meses), os efeitos de pular dias de malhação serão mais intensos e mais rápidos. No caso de você já ter incorporado o exercício à rotina, as perdas serão menores e mais lentas.

Menos de uma semana

Mas, se você pular, digamos, somente alguns dias de treino (e não semanas) no Exercício em Casa, a sua Academia Online, e estiver com a energia em dia, pode voltar a treinar exatamente de onde parou, partindo do treino que foi adiado.

Agora, se a sua energia estiver em baixa, talvez seja uma boa ideia regredir um pouco e pegar mais leve. Dessa forma, a dica é fazer exercícios de menos impacto. Essa regra vale, principalmente, para quem ainda está na adaptação inicial ao exercício (menos de 3 meses).

Estima-se que o processo completo de adaptação a uma vida ativa leve cerca de 9 meses. Neste tempo, seu corpo irá aprender os movimentos. Irá ganhar resistência muscular e cardiovascular, além de muitas outras mudanças que você verá ao se exercitar.

Para saber mais sobre resultados e em quanto tempo eles tendem a acontecer, veja este artigo sobre como seu corpo reage a uma rotina regular de treino.

Se você não sabe como organizar e elaborar uma rotina de treino, deixe isso com a gente. Assine o Plano Premium e receba uma agenda de treino personalizada, elaborada por especialistas em educação física.

Mais de uma semana sem frequentar sua academia online

Faltar ao treino por mais de uma semana pode levar seu corpo a perder o condicionamento físico adquirido e pode levá-lo a perder, também, outros efeitos positivos causados pelo exercício.

Muitos alunos do Exercício em Casa, sua academia online, dizem que se sentem mal quando não se exercitam. Pois bem, uma das primeiras perdas que ocorre é a diminuição da produção de endorfinas. Quando você se exercita, seu corpo produz mais endorfinas, substâncias responsáveis pelo bem-estar. Isso pode acontecer dentro de poucos dias.

O metabolismo também tende a desacelerar, tornando a perda de peso mais difícil. Com o tempo, também ocorrerá perda de massa muscular e diminuição da força. E não é só isso, grande parte dos efeitos positivos do exercício, que você consegue treinando na sua academia online, tende a diminuir conforme o tempo passa.

Sendo assim, se você interrompeu o treino por mais de uma semana, precisa desacelerar o ritmo quando for voltar a malhar. Isso porque seu corpo pode ter perdido uma boa parcela do condicionamento adquirido. Quanto mais tempo você ficar parado, mais você tem que tomar cuidado!

Volte para sua academia online aos poucos, escolha aquelas aulas que você já conhece e considera mais fáceis. Assim, você evita lesões, o que significaria ainda mais tempo sem fazer exercícios!

Sem desistir!

Dentro de todas essas considerações que são um tanto técnicas, é importante ter em mente que o importante mesmo não é ter uma disciplina de monge e nunca faltar a nenhum dia de treino. O que faz a diferença real, não só para o exercício, mas também para vários objetivos na vida, é ter a motivação para voltar quantas vezes for preciso.

Faltou ao Treino na sua Academia Online? Saiba o que Fazer para Recuperar a Forma!

7 Comentários

  • ROSI
    Resposta

    Bom dia pessoal do EC… por motivo de saúde fiquei sem treinar por 40 dias… estou na fase verde e estou com dificuldade pra realizar as aulas determinadas, como devo proceder? Pensei em deixar a rotina de treino em segundo plano e fazer umas aulas livres, mais leves, até que me sinta condicionada pra seguir de onde parei….

  • Renata Lemes
    Resposta

    Ola Galera parei por 15 dias, devido a correria do dia a dia, viagem e tal, mas estou voltando novamente, mas confesso que me descontrolei na boca, comi pão francês, repeti algumas vezes nas refeições, me sentia estressada em querer comer e depois me sentir culpada, enfim comi kkkk agora não adianta chorar né galera. Eu não pesei também desde quando comecei a 1 mes e pouco, não sei se perdi alguma coisa ai eu fico esperando as pessoas repararem, mas não falam nada…..eu sinto minha barriga “murcha” kkkk aí acho que estou arrasando. Me desanimo um pouco por não aparecer que estou perdendo peso, reparo principalmente pelo meu braço, é meio gordo, grande…sei lá. Bom chega de ” churumela” bora treinar. Ate mais. Bjs a todos.

  • Samara de Castro Alves Primo
    Resposta

    Faltei ontem por conta do filho adoecer, hoje posso fazer o treio de ontem e hoje?

  • Michele
    Resposta

    Essa era a minha dúvida hoje, até mandei um email pra vocês, ainda bem que achei aqui a resposta. Obrigada.

  • Josy Luna
    Resposta

    eu comecei a fase roxa, fiz o primeiro dia de treinamento, porem estou com virose, vou precisar ficar parada uns dias… espero voltar em menos de uma semana

  • Ana Maria
    Resposta

    Boa explicação. Estive fora, em férias, e fiquei 14 dias sem me exercitar. Mas tudo bem já voltei aos treinos e não está tão difícil de acompanhar, com exceção das flexões abdominais que pra mim ainda é um exercício bem difícil.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>