Em Quanto Tempo o Exercício em Casa dá Resultado?

O que acontece com seu corpo em cada fase de treinamento com o Exercício em Casa:

Está começando a treinar com a gente agora? Saiba o que esperar em termos de resultado e conheça como seu corpo e sua mente evoluem com o treino regular ao longo dos meses.

Além disso, veja dicas especiais para o seu nível de condicionamento. Para começar a praticar uma atividade física, lembre-se, é importante obter liberação do médico. Com isso em mente, vamos lá!

Primeira semana do treino em casa: sono melhor

As primeiras aulas que você deve fazer aqui no Exercício em Casa são as do nível iniciante 1. Fique ligada nas nossas aulas de Fit light, que são treinos de baixo impacto e, por isso, super indicados para iniciantes.

Fique sabendo também que o Exercício em Casa oferece todas as modalidades no nível iniciante 1.

Agora que você já descobriu em que nível treinar, procure alternar seus treinos entre três grupos principais: força, flexibilidade e cardiorrespiratórios.

Investir em cada uma dessas capacidade e treinar regularmente, durante 30 minutos, pelo menos 3x por semana, é o que vai trazer todos os resultados de que vamos falar aqui.

Vamos a eles! Já na primeira semana, pode ser que você já note alguns benefícios do exercício físico.

No início da sua jornada, também é normal sentir menos fome, melhora da qualidade do sono e diminuição da ansiedade.

Sua pele também pode ficar melhor, já que exercício libera toxinas com o suor.

A sensação de estar fazendo algo que é bom para si mesma também já pode melhorar sua autoestima e seu humor.

A mudança não é só psicológica, hormônios que causam bem-estar são liberados durante ou logo após o exercício para compensar o estresse causado pelo esforço.

Saiba que ficar dolorida é normal. Se isso acontecer, é importante descansar um ou dois dias entre as aulas para que sua musculatura se recupere inteiramente de um treino leve, caso você esteja sedentária.

O primeiro mês: aumento da força

 Em primeiro lugar, continue com as aulas do nível 1 neste período.

A primeira alteração que você deve perceber no seu corpo no primeiro mês é o aumento da força.

Carregar sacolas, subir escadas, caminhar e atividades cotidianas em geral te deixam menos cansada que antes.

Você também vai começar a notar um desenvolvimento da consciência corporal e da flexibilidade. Aquele exercício simples que você fazia de modo meio desengonçada agora vai ficando mais e mais perfeito com a prática.

Outro benefício que já costuma ocorrer no primeiro mês é a diminuição da gordura, principalmente visceral, que é aquela que entope as artérias!

Um emagrecimento acentuado é normal nessa fase. Pois seu corpo recebe um choque em seu funcionamento e, para compensar essa mudança, gasta muita energia, principalmente se o exercício for associado à reeducação alimentar.

Preste atenção nesta dica: todo mundo sabe que começos podem ser difíceis. Por isso, essa é a fase para você ter persistência e paciência! Continue treinando que os resultados virão e, com três meses, você já deve estar sentindo vários deles!

Os três primeiros meses: Aprendizado do movimento

Um dos fenômenos mais curiosos que acontecem nesse período é a adaptação neural. É como se seu cérebro se habituasse ao exercício físico.

Por isso, nesta fase, seu corpo aprende a executar o movimento com mais inteligência, evitando falhas como um movimento sem amplitude por exemplo, o que significa que o exercício é mal executado e que precisa ser melhorado.

Toda essa informação nova é processada pelo cérebro e, no final de três meses de treino, seu corpo deve se habituar bastante aos movimentos da atividade física.

É como dançar ou andar de bicicleta. Você se habitua ao movimento e daqui a pouco está fazendo ele naturalmente, com muito mais facilidade.

O interessante da adaptação neural é que mesmo se você parar de se exercitar por um tempo, quando voltar, vai pegar os movimentos com muito mais facilidade!

Isso porque o que o cérebro da gente aprendeu, não esquece! Fica lá guardadinho, pronto para ser ativado novamente.

Em três meses, você também obterá aqueles resultados que a gente tanto quer: perder gordura e começar a ganhar massa muscular.

Nesta fase você deve treinar no nível 1, ou iniciante 1. No site do Exercício em Casa, você encontra aulas de todas as modalidades para todos os níveis! Conheça! Tem Yoga, Pilates, HIIT, Aerohiit, Localizada, Alongamento e muito mais!

 Até 6 meses: aumento do condicionamento físico

 Se seu objetivo é emagrecer, esteja consciente de que nesta fase é normal perder peso mais devagar. Afinal, seu corpo já tem uma boa adaptação à atividade física e a uma alimentação mais saudável.

Mas não desanime, caso a balança estacione por muito tempo, reveja seus treinos e hábitos alimentares e planeje como você pode turbinar seu gasto calórico, se o objetivo for emagrecer.

Nos primeiros seis meses de treino, seu condicionamento físico deve melhorar bastante e a grande maioria dos resultados de que falamos acima continuam ocorrendo mais intensamente.

Se perder peso rápido pode se tornar um pouco desafiador, ganhar massa magra vai ficando mais fácil. Quando exercitamos um músculo, o organismo passa por um processo.

Funciona assim: você submete a musculatura ao estresse do exercício, ocorre, então, ruptura da fibra muscular e, em seguida, sua reconstrução.

As novas fibras do músculo serão cada vez mais resistentes à medida em que você intensifica o treino de hipertrofia ou resistência muscular.

Músculos mais fortes se recuperam mais rápido. Você vai sentir que precisa de menos tempo de intervalo entre um treino e outro e, dessa forma, pode apostar com tudo no trabalho muscular.

De 3 a 6 meses de treino, você já pode passar para o iniciante 2. Concluídos 6 meses de treino, você já está pronto para treinar em nível intermediário 3. Esta é uma fase desafiadora e que vai fazer você se apaixonar pelo exercício físico.

 

Depois de 9 meses: enfim fitness

Com nove meses de exercícios físicos regulares, podemos dizer que seu corpo está realmente adaptado a se movimentar. Com 9 meses, é quando você efetivamente sai da fase rudimentar e pode praticar treinos avançados nível 4.

E não é só você que vai notar a calça mais larga. Os resultados do seu esforço devem se tornar bastante visíveis para outras pessoas. Quer dizer, prepare-se para os elogios!

Seu controle motor vai aumentar muito e os exercícios que você executar estarão próximos da perfeição.

O exercício mexe tanto com seu organismo, que você passa a queimar mais calorias do que quando estava sedentária.

Isso acontece mesmo em repouso, pois haverá uma mudança no seu metabolismo basal. Seu corpo terá mais músculos e eles exigem uma quantidade maior de calorias para se manterem vivos. Tecidos musculares exigem muito mais energia do que tecidos adiposos. Ou seja, você vai queimar muito mais calorias!

Outra conquista é a estabilidade articular, que diminui as chances de você ter lesões. Isso porque os músculos que você terá ganho neste incrível processo, que representa uma verdadeira mudança de vida, protegem articulações, tendão, ligamentos e cartilagem.

As atividades do dia a dia vão ficar muito mais fáceis. Sua disposição vai aumentar muito. Brincar com as crianças, correr, subir escadas, carregar sacolas, tudo fica muito mais simples. Resultado: você sofre menos com dores musculares.

Quanto a sua saúde, ela só tem a agradecer, o exercício faz você viver mais e melhor. Você também deve obter melhoras na taxa de açúcar no sangue e aumento do colesterol bom.  A saúde do coração melhora muito. O exercício expande as artérias (diminuindo a chance de entupimento) e aumenta o bombeamento sanguíneo, dois fatores que são verdadeiros remédios para o seu coração.

Fora isso, deve acontecer um aumento grande em capacidades como potência, agilidade, coordenação motora, velocidade de ação e reação, condicionamento cardiorrespiratório e vascular, força, flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio… Seu corpo vai ficar muito mais inteligente!

E a beleza, gente? Menos barriga, menos gordura localizada e geral, diminuição de medidas, menos celulite, diminuição da flacidez, ou seja, corpo todo durinho! A pele também melhora, já que fazer exercícios ajuda você a eliminar toxinas.

É isso gente, tem muito treino pela frente e novos desafios também. Tudo depende do seu objetivo!

Gostou deste artigo? Escreva para nós comentando aqui embaixo no site. Não esqueça de deixar dúvidas e sugestões.

 

  

Em Quanto Tempo o Exercício em Casa dá Resultado?

4 Comentários

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>