Em Quanto Tempo o Exercício em Casa dá Resultado?

O que acontece com seu corpo em cada fase de treinamento com o Exercício em Casa:

Está começando a treinar com a gente agora? Saiba o que esperar em termos de resultado e conheça como seu corpo e sua mente evoluem com o treino regular ao longo dos meses.

Além disso, veja dicas especiais para o seu nível de condicionamento. Para começar a praticar uma atividade física, lembre-se, é importante obter liberação do médico. Com isso em mente, vamos lá!

Primeira semana do treino em casa: sono melhor

As primeiras aulas que você deve fazer aqui no Exercício em Casa são as do nível iniciante 1. Fique ligada nas nossas aulas de Fit light, que são treinos de baixo impacto e, por isso, super indicados para iniciantes.

Fique sabendo também que o Exercício em Casa oferece todas as modalidades no nível iniciante 1.

Agora que você já descobriu em que nível treinar, procure alternar seus treinos entre três grupos principais: força, flexibilidade e cardiorrespiratórios.

Investir em cada uma dessas capacidade e treinar regularmente, durante 30 minutos, pelo menos 3x por semana, é o que vai trazer todos os resultados de que vamos falar aqui.

Vamos a eles! Já na primeira semana, pode ser que você já note alguns benefícios do exercício físico.

No início da sua jornada, também é normal sentir menos fome, melhora da qualidade do sono e diminuição da ansiedade.

Sua pele também pode ficar melhor, já que exercício libera toxinas com o suor.

A sensação de estar fazendo algo que é bom para si mesma também já pode melhorar sua autoestima e seu humor.

A mudança não é só psicológica, hormônios que causam bem-estar são liberados durante ou logo após o exercício para compensar o estresse causado pelo esforço.

Saiba que ficar dolorida é normal. Se isso acontecer, é importante descansar um ou dois dias entre as aulas para que sua musculatura se recupere inteiramente de um treino leve, caso você esteja sedentária.

O primeiro mês: aumento da força

 Em primeiro lugar, continue com as aulas do nível 1 neste período.

A primeira alteração que você deve perceber no seu corpo no primeiro mês é o aumento da força.

Carregar sacolas, subir escadas, caminhar e atividades cotidianas em geral te deixam menos cansada que antes.

Você também vai começar a notar um desenvolvimento da consciência corporal e da flexibilidade. Aquele exercício simples que você fazia de modo meio desengonçada agora vai ficando mais e mais perfeito com a prática.

Outro benefício que já costuma ocorrer no primeiro mês é a diminuição da gordura, principalmente visceral, que é aquela que entope as artérias!

Um emagrecimento acentuado é normal nessa fase. Pois seu corpo recebe um choque em seu funcionamento e, para compensar essa mudança, gasta muita energia, principalmente se o exercício for associado à reeducação alimentar.

Preste atenção nesta dica: todo mundo sabe que começos podem ser difíceis. Por isso, essa é a fase para você ter persistência e paciência! Continue treinando que os resultados virão e, com três meses, você já deve estar sentindo vários deles!

Os três primeiros meses: Aprendizado do movimento

Um dos fenômenos mais curiosos que acontecem nesse período é a adaptação neural. É como se seu cérebro se habituasse ao exercício físico.

Por isso, nesta fase, seu corpo aprende a executar o movimento com mais inteligência, evitando falhas como um movimento sem amplitude por exemplo, o que significa que o exercício é mal executado e que precisa ser melhorado.

Toda essa informação nova é processada pelo cérebro e, no final de três meses de treino, seu corpo deve se habituar bastante aos movimentos da atividade física.

É como dançar ou andar de bicicleta. Você se habitua ao movimento e daqui a pouco está fazendo ele naturalmente, com muito mais facilidade.

O interessante da adaptação neural é que mesmo se você parar de se exercitar por um tempo, quando voltar, vai pegar os movimentos com muito mais facilidade!

Isso porque o que o cérebro da gente aprendeu, não esquece! Fica lá guardadinho, pronto para ser ativado novamente.

Em três meses, você também obterá aqueles resultados que a gente tanto quer: perder gordura e começar a ganhar massa muscular.

Nesta fase você deve treinar no nível 1, ou iniciante 1. No site do Exercício em Casa, você encontra aulas de todas as modalidades para todos os níveis! Conheça! Tem Yoga, Pilates, HIIT, Aerohiit, Localizada, Alongamento e muito mais!

 Até 6 meses: aumento do condicionamento físico

 Se seu objetivo é emagrecer, esteja consciente de que nesta fase é normal perder peso mais devagar. Afinal, seu corpo já tem uma boa adaptação à atividade física e a uma alimentação mais saudável.

Mas não desanime, caso a balança estacione por muito tempo, reveja seus treinos e hábitos alimentares e planeje como você pode turbinar seu gasto calórico, se o objetivo for emagrecer.

Nos primeiros seis meses de treino, seu condicionamento físico deve melhorar bastante e a grande maioria dos resultados de que falamos acima continuam ocorrendo mais intensamente.

Se perder peso rápido pode se tornar um pouco desafiador, ganhar massa magra vai ficando mais fácil. Quando exercitamos um músculo, o organismo passa por um processo.

Funciona assim: você submete a musculatura ao estresse do exercício, ocorre, então, ruptura da fibra muscular e, em seguida, sua reconstrução.

As novas fibras do músculo serão cada vez mais resistentes à medida em que você intensifica o treino de hipertrofia ou resistência muscular.

Músculos mais fortes se recuperam mais rápido. Você vai sentir que precisa de menos tempo de intervalo entre um treino e outro e, dessa forma, pode apostar com tudo no trabalho muscular.

De 3 a 6 meses de treino, você já pode passar para o iniciante 2. Concluídos 6 meses de treino, você já está pronto para treinar em nível intermediário 3. Esta é uma fase desafiadora e que vai fazer você se apaixonar pelo exercício físico.

 

Depois de 9 meses: enfim fitness

Com nove meses de exercícios físicos regulares, podemos dizer que seu corpo está realmente adaptado a se movimentar. Com 9 meses, é quando você efetivamente sai da fase rudimentar e pode praticar treinos avançados nível 4.

E não é só você que vai notar a calça mais larga. Os resultados do seu esforço devem se tornar bastante visíveis para outras pessoas. Quer dizer, prepare-se para os elogios!

Seu controle motor vai aumentar muito e os exercícios que você executar estarão próximos da perfeição.

O exercício mexe tanto com seu organismo, que você passa a queimar mais calorias do que quando estava sedentária.

Isso acontece mesmo em repouso, pois haverá uma mudança no seu metabolismo basal. Seu corpo terá mais músculos e eles exigem uma quantidade maior de calorias para se manterem vivos. Tecidos musculares exigem muito mais energia do que tecidos adiposos. Ou seja, você vai queimar muito mais calorias!

Outra conquista é a estabilidade articular, que diminui as chances de você ter lesões. Isso porque os músculos que você terá ganho neste incrível processo, que representa uma verdadeira mudança de vida, protegem articulações, tendão, ligamentos e cartilagem.

As atividades do dia a dia vão ficar muito mais fáceis. Sua disposição vai aumentar muito. Brincar com as crianças, correr, subir escadas, carregar sacolas, tudo fica muito mais simples. Resultado: você sofre menos com dores musculares.

Quanto a sua saúde, ela só tem a agradecer, o exercício faz você viver mais e melhor. Você também deve obter melhoras na taxa de açúcar no sangue e aumento do colesterol bom.  A saúde do coração melhora muito. O exercício expande as artérias (diminuindo a chance de entupimento) e aumenta o bombeamento sanguíneo, dois fatores que são verdadeiros remédios para o seu coração.

Fora isso, deve acontecer um aumento grande em capacidades como potência, agilidade, coordenação motora, velocidade de ação e reação, condicionamento cardiorrespiratório e vascular, força, flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio… Seu corpo vai ficar muito mais inteligente!

E a beleza, gente? Menos barriga, menos gordura localizada e geral, diminuição de medidas, menos celulite, diminuição da flacidez, ou seja, corpo todo durinho! A pele também melhora, já que fazer exercícios ajuda você a eliminar toxinas.

É isso gente, tem muito treino pela frente e novos desafios também. Tudo depende do seu objetivo!

Gostou deste artigo? Escreva para nós comentando aqui embaixo no site. Não esqueça de deixar dúvidas e sugestões.

 

  

Em Quanto Tempo o Exercício em Casa dá Resultado?

59 Comentários

  • Sabrina
    Resposta

    Olá tenho 1,58 de altura e 51 kg e algumas gordurinhas localizadas, quero muito perder essas gorduras e definir meu corpo. Quero entender mais como funciona esse programa.

    • Exercício Em Casa
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      Oi, Sabrina, mandamos um e-mail para vc explicando sobre os nossos programas de treino. Para falar com o suporte, entre em contato através do botão roxo AJUDA, localizado em todas as telas do site, no canto inferior direito.

  • Giovanna
    Resposta

    Nossa AMEEI esse artigo!! Tirou todas as dúvidas que eu tinha! E o melhor de tudo,é qe me incentivou bastante. Eu sempre fiz academia,praticava ciclismo diariamente e jogava vôlei,mas há 5 anos casei e me tornei TOTALMENTE sedentária. Lendo esse artigo,eu consegui ver mais ainda,como as atividades qe eu praticava eram benéficas e me fazem falta! Sempre fui magrinha,porém definida,mas ganhei muita gordura localizada na barriga,e minhas pernas e bumbum q eram “grandes” parecem estar sumindo. Quando emagreço,só emagreço da cintura pra baixo 😭 como faço para perder a barriga e recuperar as pernas e bumbum? Desde já, muito obrigada! Adorei o site,até salvei nos meus favoritos!

  • Ana Paula O. G. de Souza
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    Apesar de já ter comprado o programa há algum tempo, não estou conseguindo ânimo para começar. Tenho 1,52 de altura e estou pesando 68 kg. Quero perder peso, mas não perder “corpo”. Quero chegar a uns 55 kg. Qual combinação de exercícios vocês indicam?

  • Cel
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    Muito bom esse post. Amanhã começo os treinos com muita disposição rsrs espero que também possa conseguir bons resultados. Bjos p vcs…

    • Pedro
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      oi Maria, provavelmente você está trocando gordura por músculos, isso é bem comum quando você começa a praticar exercícios.

  • Luciane
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    Faz 15 dias que comecei a fazer aerohiit com a lira, faço 5 vezes por semana e quase sempre duas aulas por dia, as vezes seguida, também estou fazendo RA, tenho 1,58 e peso 72kg..já estou vendo resultados… Gostaria de saber se estou no caminho certo ou se devo diminuir ou aumentar as aulas? Sempre fui sedentária nunca gostei de nada mas agora estou super empolgada com o aerohiit

    • Profa Lira Bueno
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      Olá Luciane! Aqui é a Professora Lira! Fico muito contente e poder ajudar na sua rotina de treino! Os resultados variam de pessoa para pessoa, mas em média os casos de emagrecimento têm acontecido entre 1 a 2 meses, e claro que quem quer emagrecer mais kilos demora mais um pouco. O importante é não pensar na balança, siga a rotina diariamente e se pesa 1 vez por mês para acompanhar. Se policie na alimentação tbm! Bjo

  • Bianca Justino da Silva
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    Oi gente tudo bem estou adorando os treinos já estou na 4 semana do nível 3. E já indo indo para o 5 semana fase roxa. Já estou notando muita diferença no corpo. Perdi 4 cm de estomago. E o abdomei ficando firme. Espero que daqui a 5 mêses mais a minha pochete já esteja bem baixa. Estou dando tudo de mim nos exercicios e na reeducação alimentar

  • Ângela
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    Oi, gostaria de exercícios para endurecer o corpo como pernas glúteos e abdômen…qual tipo de treino vcs me indicariam

  • Amanda
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    Olá, tenho 1.55 de altura e peso 65 kilos, quero perder no mínimo 10 kilos e definir os músculos, e para isso eu estou praticando o aerohiith todos os dias junto com ginástica localizada, mas alternado, todos os dias eu faço o hit logo após a ginástica localizada um dia trabalho glúteos e pernas e no outro a barriga, seguindo essa rotina de exercícios é possível eu chegar o resultado q quero?

    • Exercício Em Casa
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      Oi, Amanda. Seu planejamento é bom e proporciona um grande gasto calórico e também trabalha a musculatura, que é o grande segredo para não perder massa muscular. No entanto, você tem que respeitar os dias de descanso e também não é bom fazer HIIT todos os dias. Você pode fazer HIIT 3x por semana, nos outros dias, você deve fazer aulas mais suaves. Se você tiver dúvidas quanto ao planejamento de treino, pode se matricular no CardioMix, pois o programa já vem planejado de acordo com as necessidades que você tem! :***

  • Vera Lúcia
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    Gente vcs estão de parabéns! Comecei com os exercícios há 03 semanas, iniciei com os exercícios da prof Lira Bueno de abdominais, agora esto fazendo os exercícios da Renata para bumbum durinho que considero completo pq trabalha tudo!! o meu objetivo é emagrecer uns 4 quilos, perder barriga e melhorar as musculaturas do abdomen, pernas, braços e bumbum! no começo eu era muito desengonçada mas agora já sinto mais facilidade para realizar os exercícios!!! Gostaria da orientação de vcs para saber se continuo com esses exercícios ou deveria intercalar algum outro ou já está suficiente!!! Muito obrigada pelos videos eles são maravilhosos e indico pra todo mundo, mas algumas pessoas dizem que exercícios em casa não dá resultado, as vezes ico um pouco desmotivada, mas quando faço os exercícios sinto uma imensa satisfação e sinto que estou no caminho certo!!! Grande abraço a todos em especial para minhas professoras!!

  • Rosylaine Terto
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    Olá. Tive bebê a 3 meses e gostaria de ter um treino específico de hitt ou aerohitt. É possível? Foi parto cesárea.

    • Pedro
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      Oi Rosy,
      Os treinos super intensos não são muito legais para quem acabou de sair de um parto. Cuidado pois tem muita gente na internet que vende isso sem a menos responsabilidade. O ideal agora é que você possa fazer exercícios sem salto e impacto. Opte nesses primeiros meses por treinos de yoga, pilates, fitlight…E não esqueça de consultar seu médico para ter certeza de que já pode começar, ok? Qualquer coisa pode nos chamar denovo!

  • Aurilene
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    Bom dia professores do exercício em casa, estou co 22 dias fazendo as aulas de aerohit todos os dias e estou amando, além de mudar minha alimentação dos refinados para os integrais. Tenho sentido-me mais disposta, pois também tenho Hipotireodismo. Tenho 1,53 de altura, 71,5 kg e tenho 41 anos, então gostaria de saber quais os exercícios adequados pra mim. Obrigada

    • Exercício Em Casa
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      Aurilene!! O Aerohiit e o HIIT podem ser feitos 4 vezes por semana no máximo, mas em dias alternados. E nos outros dias, você pode trabalhar a parte muscular com Localizada, Yoga, Pilates, Funcional… e dar um descanso para a parte aeróbica. Mas não precisa fazer um descanso parado, pode ser um descanso ativo. No dia de Aerohiit, você faz um esforço extremo. No dia seguinte, você pode fazer uma aula de ginástica um pouco mais leve para ajudar na recuperação. O que você não pode é levar a parte cardiovascular ao extremo todos os dias. Quanto ao hipotiroidismo, nós não temos nenhum exercício para isso, de modo que o indicado é você procurar auxílio médico para lidar com essa condição. Mas você está no caminho certo, apenas tente alternar as aulas de Aerohiit e HIIT com outras mais leves. E se quiser um planejamento de treino certinho, para trabalhar todas as capacidades corporais da forma correta, você pode assinar o CardioMIx,, que já vem tudo planejado dia a dia!!

  • elisabete
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    olá estou fazendo o hit com corda exercício de 20 minutos 3 a 4 vezes por semana comecei há 8 dias quando começo a ver os 1º resultados? durmo pior, fico muito excitada com energia para dar e vender só que sono nada é normal? e na balança nada acho que aumentei e a alimentação é a mesma fruta linhaça legumes cozidos frango grelhado arroz só vaporizado, 2 litros mínimo dia e nada tenho 1,65 altura e peso 57 kgs queria chegar aos 55kgs

    • Pedro
      Resposta

      Olá Elisabete, é difícil dizer aonde você pode estar errando para não obter os resultados que deseja. Para isso é preciso que te conheçamos um pouco mais. Você já pensou em fazer parte do nosso programa Cardiomix de emagrecimento? Estando aqui conosco vamos ter a oportunidade de saber um pouco mais de você, regular seu treino do jeito certo e dessa forma creio que os resultados virão sim!=)

  • Ana Paula
    Resposta

    Olá, começei a uma semana as aulas de aerohiit, sou magra mais tenho aquela barriga que encomoda e celulites, gostaria de saber se posso focar nessas aulas para perder barriga e diminuir a celulite nas coxas, só aerohiit resolve esse meu problema?

    • Exercício Em Casa
      Resposta

      Oi, Dany, suas pernas vão ganhar tonificação e ficar definidas! Então, vai sim engrossar as coxas, mas para ter efeitos ainda melhores, o legal é você ter um estímulo de carga e fazer nossas aulas com caneleiras.
      Bjs

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