Flacidez na barriga: quais são as causas e como tratar

“Dani, eu não aguento mais a flacidez na barriga!”

“Professora Dani, como acabar com essa barriga flácida?”

“Me ajude a acabar com essa gelatina da minha barriga!”

Essas são frases que eu frequentemente escuto de mulheres de várias idades. E é sobre isso que vamos bater um papo de hoje.

Apesar do grande descontentamento com essa questão, você vai ver que é possível tratar a flacidez na barriga com medidas feitas em conjunto.

Confira o que você vai aprender nas próximas linhas:

  • Porque temos flacidez na barriga
  • Como tratar e prevenir este problema
  • Dicas de exercícios e alimentação

Preparada?

ENTENDA POR QUE VOCÊ TEM FLACIDEZ NA BARRIGA

Vários são os fatores que podem levar à flacidez na região abdominal: não se alimentar bem, variar muito de peso, o famoso efeito sanfona. Esses são motivos que levam ao problema.

Além disto, o fator idade deve ser levado em consideração. A partir dos 30 anos, nosso corpo passa a diminuir a produção de colágeno gradativamente, e isso é algo natural.

Outro fator comum para barriga flácida é a gestação. A barriga cresce durante a gravidez e diminui drasticamente após o parto, o que pode causar a temida flacidez.

NÃO É SÓ QUESTÃO DE ESTÉTICA

É importante entender que trabalhar para uma barriga mais firme não é algo somente estético. O acúmulo de gordura na região abdominal está diretamente relacionado a um maior risco de problemas de saúde como diabetes e doenças do coração.

Outro ponto importante é que não trabalhar a musculatura da barriga pode deixá-la enfraquecida. Em longo prazo você pode sentir dores na coluna, uma vez que essa região é uma das principais responsáveis por manter nossa postura.

Mas calma, nem tudo está perdido! Se você está acima dos 30 anos, luta contra a balança ou mesmo já teve filhos saiba que é possível minimizar os efeitos dessas circunstâncias. Por meio de pequenas mudanças de hábito no seu dia a dia você poderá melhorar bastante o aspecto da sua barriga.

gordura na barriga

COMBATENDO A FLACIDEZ NA BARRIGA

A primeira coisa que você precisa saber é que, antes de tonificar os músculos dessa região, você precisa perder gordura. Para isso é importante apostar em exercícios com alta queima calórica que irão te ajudar a acelerar o processo além, claro, de investir em uma alimentação balanceada.

Como vimos, depois de certa idade, nossa musculatura já não é mais como antes e vai cedendo espaço para o tecido adiposo, a famosa gordurinha que tende aumentar à medida em que vamos perdendo massa magra.

Se você está nesse grupo, redobre os cuidados com sua alimentação. Evite alimentos ricos em gordura, carboidratos, açúcar, alimentos industrializados e pouco nutritivos como bolachas, salgadinhos, etc.

Esses alimentos são verdadeiros vilões na hora do emagrecimento, e sua ingestão causa o acúmulo de gordura na região do abdômen. Como consequência, a pele local se distende, ocasionando a flacidez na barriga e aquele aspecto desagradável.

Se você é leitor assíduo do conteúdo aqui da Exercício em Casa, já sabe: de nada adianta fazer exercícios até não conseguir mais, se não fizer mudanças na alimentação.

Quando a intenção é ter uma barriga lisinha e durinha nunca se esqueça disso, afinal, grande parte do alcance desse objetivo pode ser creditada à mudança de hábitos alimentares.

E quando falamos em mudanças, a princípio pode parecer difícil, mas você verá que com pequenas medidas adotadas na sua rotina o resultado será sentido naturalmente.

O QUE É BOM PARA ELIMINAR GORDURA DA BARRIGA

  • Beba bastante água. Ela melhora o funcionamento do intestino, reduz o inchaço e metaboliza a gordura para que seu corpo a use como energia.
  • Peito de frango, peixes, carne vermelha magra. Quando seu corpo precisa formar fibras musculares e substituir a gordura por massa magra ele precisa receber proteínas de quantidade e qualidade certas.
  • Fibras. O consumo desse tipo de alimento alivia a constipação, que além do desconforto, deixa a região abdominal inchada distendendo a pele local e consequentemente dificultando que a musculatura apareça.
  • Leguminosas como feijão, lentilha, soja e grão de bico são excelentes para ajudar no processo de eliminação de gordura, pois são ricas em fibras, excelentes para o processo digestivo.
  • Arroz e pão integral também contém fibras.
  • Frutas e verduras são cheias de vitaminas e fibras.

O ideal é consumir pelo menos 25 gramas de fibras todos os dias.

Procure a ajuda de uma nutricionista para adequar uma dieta balanceada que se encaixe na sua rotina e objetivos. E para te mostrar que não é impossível quanto parece e para você que torce o nariz toda vez que pensa em comida de dieta, confira só essa receita de crumble de maçã no nosso blog.

Além dessa você encontra outras delícias por lá!

colágeno alimentos

COLÁGENO E FLACIDEZ

Já falamos anteriormente que com a idade a pele da região abdominal vai se tornando mais fraca. Para auxiliar no combate a flacidez na barriga é muito bom comer alimentos ricos em colágeno, gelatinas e suplementos naturais à base de colágeno.

Pra te ajudar vou te indicar alguns alimentos que são excelentes fontes de colágeno ou que tem o poder de aumentar a produção e absorção de colágeno em nosso corpo. Posso citar a carne vermelha, peixes, mamão, cebola, tomate, batata doce e brócolis. Assim como todos os alimentos ricos em vitamina C.

Importante reforçar: ingestão de suplementos de colágeno sem mudança alimentar e exercícios físicos não resolverá o seu problema. Como já falamos, é essencial adotar medidas de forma conjunta.

Ah, e antes que eu me esqueça, a gelatina que falamos aqui que é benéfica, mas opte pela versão sem açúcar, ok?

exercicios contra a flacidez

EXERCÍCIOS FÍSICOS CONTRA A FLACIDEZ NA BARRIGA

A prática de atividade física é fundamental para quem deseja queimar gordura da barriga. Opte por treinos voltados para essa região. O abdômen é formado pelo reto, transverso e os oblíquos. Faça exercícios que trabalhem todos esses músculos.

Aqui na Exercício em Casa além de aulas aeróbicas que vão te ajudar na queima calórica, você encontra muitas aulas abdominais para conseguir combater a flacidez na barriga. Te desafio a fazer uma aula de 23 minutos com a professora Lira que irá fortalecer seu abs e perder em média 200 calorias.

Neste outro treino completo de 20 minutos você vai queimar gordura abdominal, fortalecer o seu core. Além de trabalhar seu condicionamento e energia.

Para te auxiliar na queima calórica que falamos, extremamente necessária no combate a flacidez, vou deixar mais duas aulas de aerohiit. São treinos intervalados de alta intensidade a moderada, super dinâmicos, animados e com coreografias!

Veja só essa aula de aerohiit de alta queima calórica e a aula de aerohiit turbinado que tem 20 minutos apenas e te fará perder até 250 calorias, altamente eficaz!

DICA IMPORTANTE – RELAXE MAIS!

E mais uma última dica… Relaxe! Não estou brincando. O estresse e a ansiedade podem deixar a barriga flácida além de todos os outros riscos que eles trazem a saúde. Quando você fica muito nervoso estimula o acúmulo de gordura abdominal. E a gente te explica o porquê.

Em momentos estressantes seu corpo estimula a produção de cortisol, hormônio que aumenta a vontade de comer doces e alimentos gordurosos. Não bastasse isso ele facilita o estoque de gordura na barriga.

Portanto, faça atividades que te ajudem a relaxar. Uma boa pedida para atrelar atividades relaxantes e a prática de atividade física é fazer caminhadas e aulas de Yoga que você também encontra aqui na Exercício em Casa.

PRONTA PRA VENCER A FLACIDEZ?

Essas foram algumas dicas que separamos para você inserir na sua rotina novos hábitos que te ajudarão a combater a flacidez na barriga de maneira gradativa e natural.

Nenhuma das dicas é mais ou menos importante, todas têm sua finalidade. Por isso, invista na prática de atividade física, na busca de uma alimentação saudável mudando velhos hábitos. Se desejar potencializar os resultados, agregue tratamentos estéticos e cremes específicos.

E claro, tenha força de vontade! Não deixe a peteca cair para atingir o resultado que você sonha. Ter uma barriga lisinha e durinha é sim possível para todas. Respeite seu corpo e seu tempo e você verá que sim, é possível!

Nós da Exercício em Casa estamos aqui para te ajudar, sempre! Nossas aulas são pensadas em você e nos seus objetivos. Somos os maiores especialistas do Brasil em exercícios em casa planejados especialmente para o público feminino.

Criamos uma rotina de treinos elaborada por profissionais especializados e que estão prontos para te ajudar a mudar de vida.

Entre para o nosso time!

Beijos da Prof. Dani Dias

PS: Fica o convite: conte sua história pra gente! Queremos saber como tem sido sua evolução e inspirar outras mulheres a chegarem lá também.

Flacidez na barriga: quais são as causas e como tratar

3 Comentários

  • Raquel
    Resposta

    Obrigada pelas dicas valiosas, depois das 2 gestações que tive, minha barriga nunca mais foi a mesma!

  • Mariane Costa da Silva
    Resposta

    Genteeee…..Q maravilha de feedback…muito obrigada pelo retorno rápido e super explicativo….acabei de receber uma injeção de ânimo…. não vou desistir!! Me enquadro nas mulheres q tem flacidez na barriga pós gestação….. vou seguir suas dicas prof Dani!!! Obrigada!
    Mariane.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>