Melhorei do Lúpus fazendo exercício físico

Jorgiana Melo (@jorgiana_melo) buscou uma rotina de exercícios por recomendação médica, já que os exercícios físicos podem amenizar as dores nas articulações causada por uma doença auto imune, o Lúpus. Vem comigo saber como essa parceria deu certo! Foram 17 quilos eliminados e uma qualidade de vida infinitamente melhor.

Você sabe o que é Lúpus?

Lúpus é uma doença autoimune (calma, que vou explicar o que é isso!) que pode afetar principalmente a pele, articulações, rins, cérebro mas também pode atingir todos os demais órgãos.

Doença autoimune ocorre quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo e acaba, por engano, destruindo estas células. Infelizmente, as causas das doenças autoimunes ainda não são conhecidas e, provavelmente, resultam da combinação de vários fatores, como a genética, estresse e hábitos ruins.

O Lúpus, especificamente, acomete mais mulheres do que homens e estima-se que no Brasil uma em cada 1700 mulheres apresente esta doença.

Sintomas

Abaixo, listo os sintomas mais comuns (relembrando que existe uma grande variação de caso a caso), mas vale orientar que em caso de dúvida, você deve consultar um Clínico Geral ou Reumatologista:

  1. Febre
  2. Fadiga
  3. Dor nas articulações
  4. Rigidez muscular e inchaços
  5. Vermelhidão no rosto (nas bochechas e a ponta do nariz)
  6. Lesões na pele que surgem ou pioram com a exposição solar
  7. Dificuldade para respirar e dor no peito ao inspirar profundamente
  8. Dor de cabeça e perda de memória
  9. Linfonodos aumentados
  10. Queda de cabelo
  11. Feridas na boca
  12. Desconforto geral, ansiedade, mal-estar.

Tratamento

O tratamento varia conforme os sintomas e a gravidade em que eles se apresentam e só um médico pode indicar o tratamento. Alguns cuidados e precauções são indicados de forma geral como proteger-se do sol, alimentar-se de forma saudável, descansar adequadamente e fazer exercícios físicos.

Por que exercícios são importantes para quem tem Lúpus?

Exercícios físicos regulares ajudam na recuperação das crises causada pelo lúpus, além de reduzir o risco de ataque cardíaco, auxiliar no tratamento de sintomas de depressão e no bem-estar geral do corpo.

Foi para ajudar a lidar com as dores nas articulações que a médica da Jorgiana indicou os exercícios físicos.

“Essa doença provoca muitas dores nas articulações e, com os exercícios eu melhorei bastante. Hoje em dia em ando bem rápido, meu esposo até comenta: – Nossa como você Está andando rápido!”

Por sorte a filha da Jorgiana já conhecia o Exercício em Casa! Essa foi uma descoberta importante, porque a Jorgiana já tinha a experiência de treinar em academia, mas tinha algumas ressalvas.

Academia x treinar em casa

“Antes fazia exercícios na academia, porém tinha preguiça, pois era muito longe. Também não obtive muitos resultados na academia.”

E todo mundo sabe que quando se trata de fazer atividade física, o que a gente menos precisa é de argumentos para não fazer. Por isso, sempre indico que cada pessoa seja muito realista nas suas escolhas. Se você se encaixa na academia de ginástica, tudo certo! O importante é ter uma vida ativa e saudável.

Mas… se você não se identifica muito com esse ambiente, não curte treinar em aparelhos, tem um trajeto complicado para chegar até a academia, acha chato ter de  arrumar mochila e nécessaire, precisa acordar bem mais cedo e ainda vai te custar uma grana que não está sobrando… Bem, nesse caso, acho que você precisa rever seus conceitos.

Há muitas alternativas e academia não é a sua única opção para atingir seus objetivos. Amplie seus horizontes! Se você tem muitas dúvidas entre treinar na academia ou em casa, sugiro a leitura de um artigo em que abordo profundamente este tema. Saiba mais. O Exercício em Casa é uma opção fácil, segura, eficiente e acessível para você treinar de onde estiver. Se você não sabe como funciona, venha ver como é uma de nossas aulas de Aerohiit só para sentir como é.

A Jorgiana começou treinando por conta própria, mas logo sentiu a necessidade de seguir um programa de treino e assinou, inicialmente, o CardioMix®. Este é um programa específico para quem quer perder peso e medidas. O assinante acessa uma agenda de treino diariamente e tem acesso às aulas programadas para cada dia.

Esta agenda é meticulosamente planejada para oferecer os estímulos certos para emagrecer com saúde e sem perder massa magra. É uma solução definitiva! Nada de efeito sanfona.

E para quem acredita que quem treina em casa fica sem acompanhamento:

“No Exercício em Casa os professores dão bastante atenção, bem mais do que na academia! Quando fazemos perguntas, tanto no site ou diretamente no Instagram estão sempre dispostos a nos responder. Por isso, preferi trancar e começar a malhar só em casa”.

Nem todas as academias são iguais e eu posso dizer isso com propriedade, pois como Personal Trainer já frequentei várias. Há equipes excelentes por aí. Porém, na percepção da Jorgiana e de muita gente, o aluno que vai à academia muitas vezes permanece com dúvida, não entende seu treino, não se sente confiante na execução dos exercícios e considera as aulas repetitivas.

Quem treina em casa não fica desamparado! Existe sim uma equipe de apoio para orientar sempre que necessário, como a Jorgiana já exemplificou. E, claro, as aulas são elaboradas de forma muito segura para não expor ninguém a riscos.

E se tem um fator que faz a diferença no cotidiano é a praticidade:

“Em casa tenho mais disposição (para treinar), pois não preciso sair, apenas colocar minha roupa e começar.”

Resultados

A Jorgiana perdeu muito peso durante os 10 meses, aproximadamente, que treinou pelo CardioMix®.

“Teve gente que me perguntou se eu havia feito (cirurgia) bariátrica”.

E olha que ela passou por uma prova de fogo:

“Eliminei 17 quilos, mas tive que operar a vesícula fiquei um mês de repouso. Não engordei nem 1 quilo e já voltei a me exercitar normalmente.”

Está entendendo agora o que eu falo sobre evitar o efeito sanfona? O emagrecimento, de fato, se dá quando a composição corporal é alterada. Por isso, ressalto que, se você tem um objetivo a alcançar, é importante seguir uma rotina de treino elaborada por um profissional da área. Quer saber mais sobre emagrecimento? Dá-lhe informação, rs. Ler mais.

Depois que a Jorgiana atingiu o peso que ela desejava, migrou para outro programa de treino, o MuscleUp® que tem como foco a tonificação muscular. Já está há 2 meses com essa nova agenda.

É bem comum que depois de um emagrecimento expressivo seja percebida uma certa flacidez. Ainda mais nesta faixa etária em que a Jorgiana se encontra em que as mudanças hormonais favorecem a perda da elasticidade da pele e do tônus muscular.

E tem mais resultados? Bem, além dos 17 quilos eliminados:

“Autoestima elevada, me sinto mais disposta, consigo caminhar mais rápido. Antigamente ia nas lojas e não tinha meu número, ficava triste e envergonhada por não conseguir comprar a roupa que gostei.”

Claro que a saúde é a prioridade máxima para a grande maioria das pessoas (ou todas?). Quem já teve a experiência de conviver com a dor sabe o quanto é limitante. Sem sombra de dúvidas, o ganho número um da Jorgiana foi amenizar o seu sintoma e com isso viver muito melhor. Mas… Não dá para negar que as mudanças estéticas fazem um bem danado… Ainda mais quando vem com aquele gostinho delicioso de conquista!

Algo mais

Geralmente quando muda-se um hábito, outros comportamentos que estão associados a ele também são impactados com essa mudança. Isso é algo fácil de ver no dia a dia. Um dia você acorda atrasada. Isso já te faz deixar o treino para amanhã. Na hora do almoço, já que não treinou, também coloca uma fritura no prato e escolhe uma sobremesa bombástica… Afinal de contas, o projeto “vida saudável” vai ficar para depois mesmo… É assim com você? É comum quando o dia começa “torto”, continue assim… O lado bom é que o contrário também vale. Quando você se engaja na rotina de treino acaba adotando hábitos alimentares e de sono mais saudáveis também. Todo esse entorno mais saudável ajuda – e muito! – a turbinar os resultados.

Vamos ver quais aspectos se aliaram à rotina de treino para ajudar Jorgiana a conquistar resultados tão incríves.

Alimentação

A Jorgiana faz acompanhamento com um profissional Nutricionista:

“Cortei muitas coisas que eu sabia que me faziam mal como refrigerantes e frituras.”

A alimentação é uma aliada muito importante na busca por uma vida mais equilibrada e saudável. Tenha muita atenção com este aspecto da sua vida!

Rede de apoio

Outro ponto muito importante para quem está nesta jornada é ter uma rede de apoio. A Jorgiana tem um exemplo muito lindo e que me deixou emocionada:

“Minha filha treina comigo, todos os dias, incentivamos uma à outra.”

Olha que coisa mais linda!!! Muito bonito de ver esse apoio que só tem a fortalecer os músculos e os vínculos afetivos. E se você que está lendo esse artigo não conta com um ombro amigo para te incentivar, fique tranquila(o). Tem um monte de gente passando pelas mesmas provações que você!

Aqui no Exercício em Casa estamos interagindo o tempo todo através de vários canais como redes sociais, vídeos ao vivo e grupos de whatsapp para promover a troca e o diálogo que são tão importantes para manter vivo e firme o propósito de cada um que está neste caminho.

Tudo isso tem de vir acompanhado de boas doses de persistência. A Jorgiana sabe bem disso e recomenda:

“Determinação e força de vontade! Muitas pessoas podem dizer que você não vai conseguir… Aí que você tem que provar que essas pessoas estão enganadas”.

Palavras de quem já passou pela parte mais difícil desta trajetória, mas que sabe que o desafio ainda não acabou:

“Descobri que sou capaz de tudo! Agora quero manter meu peso, continuar me alimentando bem e vivendo feliz”.

Não dá para baixar a guarda, não é, Jorgiana? Porque saúde não é um destino. É um caminho. Termino este texto com um sentimento enorme de gratidão e alegria por ter, de alguma forma, participado desta história tão inspiradora.

Nos vemos no treino?

 

 

Melhorei do Lúpus fazendo exercício físico

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>