Como Treinar em Casa? Dicas e Cuidados!

Para treinar ainda melhor!

Às vezes, por estarmos em casa, nos esquecemos de alguns cuidados essenciais na hora de praticar exercícios.

Exercitar-se em casa é parecido com trabalhar em casa. É conveniente botar uma roupa adequada, livrar-se de distrações e ter autodisciplina.

Sempre bom lembrar também que a liberação do médico é fundamental.

Veja toques legais sobre como treinar em casa!

1 – Use tênis e roupas adequadas

Gente, não é porque o exercício é feito em casa que é permitido deixar o tênis de lado.

Na verdade, para acompanhar com segurança a maioria das aulas que você encontra aqui no Exercício em Casa, é preciso usar um tênis apropriado para fazer ginástica.

O tênis serve para amenizar o impacto da atividade física nas articulações, principalmente em treinos que fazem você saltar e flexionar o joelho. Esta atitude vai prevenir lesões.

Quando o uso do tênis não for necessário ou mesmo não adequado, como acontece com a prática de Yoga e em algumas aulas de alongamento, o professor deixará essa orientação clara na aula.

Ainda, não se esqueça de usar roupas leves. Nada de treinar de jeans!! Uma saia de malha, uma legging e uma blusinha confortável já são o suficiente.

2 – Faça aulas do seu nível

Levava uma vida sedentária e começou a treinar regularmente há 1 mês? Nessa altura, você já deve estar empolgada e sentindo alguns resultados do seu esforço. Aê, parabéns!

No entanto, não é por isso que você deve começar a fazer aulas do nível intermediário 3 ou mesmo do nível iniciante 2.

Você deve respeitar o tempo estabelecido para mudar de nível, que é de 3 meses.

Assim, você torna seu exercício muito mais seguro e com menos chance de lesões. Veja nosso artigo sobre em que nível treinar com o Exercício em Casa.

3 – Livre-se de distrações

Treinar em casa tem muitos pontos positivos, mas também tem obstáculos. Um deles é a distração.

Evite redes sociais, certifique-se de que você não vai precisar sair correndo no meio do exercício atrás das crianças. Tranque a porta do quarto se precisar, avise a quem mora com você que, ali, naquele momento de treino, você está ocupada!

Para você que tem uma casa super agitada, uma boa saída é fazer os exercícios assim que o dia amanhecer! Neste horário, a casa tende a estar mais quieta e a rua também. Silêncio ajuda a focar!

4 – Não se esqueça do Alongamento

Quando pensamos em um treino completo, logo vem à cabeça a duplinha tonificação muscular e reduzir o percentual de gordura.

Mas saiba que, para usufruir de todos os benefícios da atividade física, é preciso desenvolver a capacidade motora que conhecemos como flexibilidade. Ela ajuda seu corpo a ganhar espaço e faz você se sentir melhor.

E somente o alongamento desenvolve esta capacidade completamente. Um corpo mais flexível fica menos sujeito a lesões.

O alongamento também proporciona alinhamento corporal, o que melhora sua postura e autoconfiança. Melhora de fora para dentro.

Veja nossas aulas de alongamento aqui.

5 – Respiração em sintonia com o movimento

A respiração correta vai auxiliar você a fazer seus exercícios com mais intensidade.

Na atividade física, fazemos esforço quando inspiramos (nariz) e vamos soltando o corpo à medida que liberamos a respiração (boca).

 Pense em um abdominal, por exemplo. A orientação é inspirar na subida e expirar na descida.

Já no Alongamento, Pilates ou Yoga, a respiração é uma ferramenta fundamental para dar amplitude ao movimento e manter a concentração.

6 – Hidrate-se antes, durante e depois do treino

Já comece a aula hidratada. Antes de iniciar o treino em casa, pergunte-se: estou com sede? Se sim, tome uma água.

Deixe, também, água a mão, pois malhar faz suar e dá sede. Em nenhum momento do seu treino, você deve sentir sede.

A hidratação melhora o seu desempenho no treino, gerando mais disposição e um ambiente melhor para a tonificação dos músculos.

Lembre-se de beber água depois do treino para se recompor.

7 – Não faça mais do que 4 aulas por dia

Tudo que é demais faz mal. Até 4 aulas por dia do Exercício em Casa está mais do que bom para alcançar a boa forma.

Você pode gostar muito de malhar, mas não é indicado se exercitar por várias horas seguidas. Pode causar cansaço, fadiga muscular, estresse e outros males.

Lembre-se também de descansar e sair um pouco da rotina de exercícios. Todas as coisas na vida precisam de pausas. Outra dica alternar dias de treino mais intenso com dias de treino menos intenso para não forçar demais seu corpo.

8 – Seja livre

Às vezes, a gente inventa cada besteira na cabeça, não é mesmo?. “Ah, o que o meu marido vai achar de ver eu pulando aqui, meu irmão vai rir de mim, etc”.

Se este é o motivo pelo qual você fica resistente para treinar em casa, saiba que ele não faz sentido.

Seja livre! As pessoas que moram com você vão apoiar sua atitude construtiva!

Pode até ter uma resistência inicial, uma piadinha aqui, uma dúvida ali. Mas, nosso método tem excelentes resultados e já mudamos a vida de milhares de pessoas. Treine que você verá resultados!

 

 

Como Treinar em Casa? Dicas e Cuidados!

5 Comentários

  • Foto de perfil de ZAIRA
    ZAIRA
    Resposta

    Se o alongamento é tão importante deveria ser feito pelos próprios professores antes e depois de cada aula, na academia não é assim, porque aqui não é???

  • Micheline Lopes
    Resposta

    Graças a Deus tenho consciência dos meus deverea e limites, todas as informações a cima já realizo. Erroneamente tentei avançar mais logo observei que meu corpo não acompanha minha mente, tenho limites a ser respeitado. É um passo de cada vez. De vagar se vai longe. Bjsssss

  • Claudineia costa
    Resposta

    Bem instruído o post! Para um melhor resultado, tem que ter disciplina como se estivesse em uma academia,
    tentei por algum tempo fazer em casa, porém, por falta de tempo parei, mas pretendo voltar a fazer os exercícios assim que possível.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>